Você se considera uma pessoa artística? Separamos os 10 melhores destinos de intercâmbio para artistas e criativos

Se para você o intercâmbio significa abrir um mundo de referências visuais, conheça os melhores destinos de intercâmbio para artistas. Falamos muito que fazer um intercâmbio significa muito mais do que aprender um novo idioma. É experimentar e descobrir novos significados para o mundo e para a vida, além de uma viagem de auto-conhecimento… Um intercâmbio é sempre uma ótima provocação para o nosso cérebro.

Obviamente, cada destino oferece uma imersão diferente e um dos desafios das agências de intercâmbio é ajudar o futuro intercambista a descobrir o que ele deseja na viagem, como ele se imagina durante a experiência e como se vê ao voltar.

Quais são as transformações que você deseja? Tudo isso parece muito simples, mas aposte que na prática é bem diferente.

Há várias maneiras de identificar o melhor intercâmbio e hoje trouxemos, na nossa opinião, os 10 melhores destinos de intercâmbio para artistas e criativos.

A nossa classificação tem base na acessibilidade, na utilização do design no dia a dia, no envolvimento da comunidade, nas atrações culturais e o quanto o ambiente é inspirador para seus moradores, afinal esses são os atributos que acreditamos apoiar um estilo de vida de um artista.

10- Los Angeles

Talvez a cidade mais fotografada do mundo

Ela pode estar mais intimamente associada à indústria do entretenimento, mas Los Angeles (e a sua extensa área metropolitana) oferece recompensas valiosas para artistas de outras plataformas.

Como observou o cineasta e historiador Thom Andersen: “Los Angeles pode ser a cidade mais fotografada do mundo, mas talvez é uma das menos fotogênicas.”.

Em Los Angeles, onde o negócio do cinema ainda é o negócio, outras artes estão felizes em se misturar. 44% dos trabalhadores da economia criativa da Califórnia estão na região de Los Angeles e nem tudo é filme e televisão. Pessoas em indústrias baseadas em design ou em programas para cultivar as artes criativas nas escolas. Durante muito tempo, grande parte da inspiração da alta moda veio do estilo das ruas de Los Angeles, do estilo rock and roll aos vestidos hippies.

Atualmente, os designers das principais casas de moda da Europa têm vasculhado as imensas reservas das muitas lojas vintage da cidade como forma de “pesquisa”.

9- Cape Town

OK, sim, a Cidade do Cabo tem suas panelinhas de artistas

Há o conjunto de fotógrafos de música, os artistas no meio da multidão, grupos de cineastas independentes… Mas você sabe o que é tão maravilhoso sobre tudo isso? É arte!
Eles querem ser vistos e queremos vê-los. A Cidade do Cabo está repleta de talentos criativos.

A cidade é linda, as pessoas também. Desde que sediou a Copa do Mundo de 2010, Cape Town vem conquistando títulos relacionados ao design, uma vez que consideram utilizar o design para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país.

Nós não queremos ser gentis com a Nação Arco-Íris, você pode apostar que Cape Town é repleta de cores, de arte, de moda, de literatura e de música ao vivo.

8- Seul

Seul é a capital da Coreia do Sul e é o centro social, econômico e cultural do país. Com aproximadamente 73% dos estilistas coreanos concentrados em Seul, a cidade está no centro do cenário nacional do design.
O setor de design de Seul se concentra em vários dispositivos relacionados a TI, eletrodomésticos digitais, indústria automotiva e várias atividades culturais e econômicas para atender os mais de 10 milhões de moradores da cidade.
Seul demonstrou uma liderança impressionante no design urbano e implementou um plano concreto para alcançar o desenvolvimento sob o tema “Design for All”.
Para se destacar na comunidade global do design, Seul já realizou diversos eventos importantes e grandiosos.

7- Miami

Conhecida como um centro de compras de alto nível, Miami é repleta de criatividade e arquitetura impressionante

Além de suas boutiques de ponta e dos melhores restaurantes gourmet, a cidade também tem muitas galerias de arte únicas, murais e muito mais.
A mais popular das instalações da região é a “Fly’s Eye Dome”, de Buckminster Fuller. Originalmente projetado em 1977, foi reconstruído com materiais modernos e de última geração em 2011 e agora fica no centro de Palm Court.

Replicando uma tensão entre os mezaninos do prédio de quatro andares, essa instalação parece uma bola explodindo suspensa no ar.

Escondidas entre as lojas de luxo do Design District, existem várias instalações de arte de algumas das mentes mais criativas do mundo. Konstantin Grcic, um designer alemão, criou o Netscape: uma rede de balanço de 24 assentos pendurada em uma estrutura modular de seis pontas em forma de estrela, toda feita de aço, fibra de vidro e polipropileno.

6- Barcelona

Barcelona é a sexta cidade mais visitada da Europa. Antoni Gaudi – o genial arquiteto – moldou a paisagem urbana da cidade. É a principal razão pelo qual é tão famosa entre os turistas. A gloriosa igreja da Sagrada Família, a surreal Casa Batlló, o emocionante Parque Güell e outras obras, tiveram um grande impacto em como entendemos a arquitetura hoje.

Barcelona não foi construída para acomodar grandes edifícios, mas sim para acomodar pessoas e isso significa que a cidade é estruturada para incentivar a atividade social dentro e ao redor dos espaços públicos.

Na prática a cidade é cheia de vida, gastronomia, moda, música e arte de rua… O que poderia ser mais inspirador do que isso para um artista?

Barcelona tem um sistema de metrô excelente, mas também é uma cidade altamente receptiva para andar de bicicleta – há ciclovias por toda parte e opções incríveis de compartilhamento de bicicletas.

A cidade é notavelmente jovem, as festas são intermináveis ​​e, na opinião de muitos, Barcelona é uma das cidades mais elegantes do mundo. Além disso, Barcelona também é acessível e, nos últimos anos, vem desenvolvendo um forte ambiente de startups. A cidade tem tudo o que você precisa como um jovem criativo.

Dinâmica e animada, Barcelona sempre promoveu a arte e a inovação. Prova disso são lugares como as fábricas de criação de Barcelona, ​​fábricas reais de criação artística e centros como a ESCAC, com a fama de ser uma das melhores escolas de cinema do mundo.

Barcelona também se tornou um terreno fértil para talentos e a cidade está comprometida com a formação universitária de qualidade no emergente setor de artes, design e inovação. Trata-se, em suma, de uma cidade que conseguiu integrar sua herança artística ancestral com novas formas mais inovadoras de expressão criativa.

5- Berlim

Inesquecível Bauhaus

Quem é do design e arquitetura conhece a importância da Bauhaus para o design mundial. Bauhaus é uma escola de design, artes plásticas e arquitetura. Provavelmente, é um dos motivos pelos quais Berlim é a cidade mais desejada pelos designers.

Bauhaus Museum tem uma coleção modesta, mas conta com exposições itinerantes e temporárias que valem a visita. A loja Do You Read Me?! tem um acervo de revistas e livros sobre design, arte, fotografia, arquitetura e moda em inglês e alemão. Trata-se de um ótimo lugar para gastar algumas horas desbravando as publicações.

Já o Alphabet Museum é o único no mundo dedicado à tipografia, com informações interessantíssimas sobre cada fonte e suas origens.

E tudo isso com um custo de vida baixíssimo se comparado a outros países da Europa.

4- Melbourne

Melbourne é uma cidade que parece ter tudo, abrigando até mesmo contradições. Há gigantescos e brilhantes arranha-céus ao lado de uma costa linda e grandes parques verdes.

Com uma rica cena de arte de rua, Melbourne é conhecida como a capital da arte da Austrália. Na Galeria Nacional de Victoria há uma impressionante coleção que abrange todos os tipos de atividades culturais.

Em termos de novos trabalhos inovadores, Melbourne é uma potência criativa e durante anos, foi classificada como uma das melhores cidades para se viver do mundo. Quanto ao transporte público, a cidade possui a maior rede de bondinhos do planeta!

Melbourne é um terreno fértil para qualquer coisa criativa e repleta de inovadores, hipsters e fashionistas.

3- Nova York

500 galerias de arte … só para começar!

A cidade de Nova York é cara e lotada, mas os artistas estão lá atraídos por um sistema de galerias que alimenta um mercado robusto e oferece uma série de oportunidades de emprego.

Há muita arte para se ver em Nova York. O “Museum Mile”, uma região cultural em Nova York com dez museus espalhados ao longo de três quarteirões em Manhattan, possui alguns dos melhores acervos do mundo, incluindo o do El Museo del Barrio, o Museu Judaico, o Museu Cooper Hewitt Smithsonian Design, o Museu Solomon R. Guggenheim e o Metropolitan Museum of Art.

2- Montreal

Cidade do design pela Unesco e a nossa preferida como um dos melhores destinos de intercâmbio para artistas e criativos

Montreal, que tem uma comunidade reconhecidamente criativa, ganhou o título de Capital do Design e Inovação pela Unesco que reconheceu o potencial criativo da cidade nas disciplinas de design, com base na forte concentração de talentos, assim como no compromisso e determinação da Ville de Montréal. Um projeto coletivo que exige aos cidadãos, especialistas, empreendedores e designers muito compromisso.

Montreal é a base de bandas como Arcade Fire, Stars, Grimes e muitas outras, alguns dos melhores designers independentes do Canadá, revistas de moda, escritores criativos e artistas. Mas além desses nomes mundialmente famosos, a cidade também abriga inúmeros grupos locais, galerias, cafés, livrarias e outros locais que atendem criativos em todas as etapas de suas carreiras. Além disso, ao contrário de algumas outras cidades canadenses, Montreal foi projetada pensando na vida urbana ativa – em vez de acomodar edifícios altos. O layout da cidade incorpora uma mistura de arquitetura histórica e contemporânea que torna cada bairro diferente e contribui para o caráter criativo da cidade.

Uma coisa que faz com que Montreal se destaque é a variedade de arte de rua surpreendente e incomum encontrada em bairros da cidade. Durante o Festival Mural, artistas de todo o mundo se reúnem em Montreal para construir murais e fazer arte.

A cidade também abriga algumas das principais galerias de arte e museus da América do Norte, incluindo o Museu de Belas Artes de Montreal e o Museu de Arte Contemporânea de Montreal.

A criatividade na economia da cidade: depois de Londres, Montreal é a cidade que mais concentra atividades comerciais relacionadas a artes e design.

1 – Londres

O primeiro entre os melhores destinos de intercâmbio para artistas e criativos

Nós amamos Londres por sua atitude e gosto pela inovação. É o tipo da cidade que abraça o novo, basta não ser convencional e apresentar talento. Você pode ser um talentoso anônimo e, desde que seu trabalho seja bom, você será tratado com o respeito que merece como artista.
É uma cidade que apesar de ser mais cara, compensa pela quantidade de oportunidades e apoio disponíveis para os artistas.
Londres é famosa por muitas coisas – sua agitada vida noturna, sua crescente cena gastronômica, o West End, a sua rica história.

Com uma população de cerca de 8 milhões de pessoas, a cidade tem 173 museus e 857 galerias de arte disponíveis e abertas ao público, muitas das quais são classificadas entre as melhores do mundo. Basta dar uma volta pela National Gallery, pelo Tate Modern ou pela Saatchi Gallery para ver a incrível amplitude da história artística que abrange séculos, continentes e culturas.

A diversidade e a energia juvenil de Londres são força chave notável para a posição de Londres como uma cidade cosmopolita. O grande número de culturas em Londres dá uma “sensação” diferente de outras cidades – mais livre, mais tolerante e mais relaxada sobre as diferenças.

Depois de Los Angeles, a capital tem a maior quantidade de museus e, depois de Paris, tem a maior quantidade de galerias de arte públicas. Londres também é a terceira cidade com a maior quantidade de bibliotecas públicas, com 383.

Com a maior quantidade de estudantes em uma instituição especializada em arte e design, os londrinos orgulham-se da cultura à sua porta e amam a sua arte. Mais de 80% da população classifica o “acesso a cultura de alta qualidade e entretenimento artístico” como absolutamente necessário para uma boa qualidade de vida.

Arte, arte, arte pelo mundo! Esperamos que tenha gostado!

 

Fontes:

http://wdo.org

https://www.artistsnetwork.com

https://www.miamiandbeaches.com/things-to-do/arts-culture/explore-art-culture-in-the-miami-design-district

https://meet.barcelona.cat/en/discover-barcelona/barcelona-today/creativity

https://designmontreal.com/en/montreal-unesco-city-of-design

https://www.capetownmagazine.com/creative

https://lonewolfmag.com/cities-for-struggling-artists/

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply