Se você planeja um intercâmbio de longa duração na Irlanda, é crucial ter em mente de que, ao concluir o curso de inglês, será necessário realizar um exame de proficiência. Um dos exames mais utilizados no país é o TIE (Test of Interactive English), desenvolvido pelo ACELS, uma organização governamental irlandesa responsável por garantir a qualidade das escolas de inglês no país. Esse teste foca na comunicação dos estudantes, atendendo às diversas necessidades individuais, independentemente do nível de inglês, idade, cultura ou formação educacional.

O TIE se diferencia por ser um exame baseado em tarefas, permitindo que cada aluno escolha o conteúdo a ser desenvolvido no dia do exame. Isso o torna distinto de outros exames de proficiência conhecidos, como o IELTS, TOEFL e Cambridge. Sem uma seção dedicada à gramática, e com a avaliação da compreensão auditiva acontecendo durante o teste oral.

É válido ressaltar que o TIE pode ser realizado em diversas escolas na Irlanda, muitas vezes na própria instituição onde você estudará.

Antes do exame TIE:

A preparação para o TIE começa muito antes do dia do exame e envolve três tarefas: uma pesquisa sobre um tema de seu interesse, a leitura de um livro e o acompanhamento de uma notícia pela televisão, rádio ou jornal. Essas tarefas precisam ser registradas em um caderno, que deve ser apresentado no dia do exame.

Formato do exame TIE:

O TIE consiste em testes de fala e escrita, com duração de 1 hora para o teste de escrita e 30 minutos para o teste oral. Durante a parte oral, os alunos apresentam a pesquisa desenvolvida, discutem sobre o livro ou a notícia acompanhada, além de interagirem com uma dupla escolhida pelo examinador.

Para a parte escrita, é necessário escrever dois textos: um sobre o livro lido ou a notícia acompanhada (o estudante não escolhe sobre qual das duas opções escrever. Na prova, é especificado qual texto deve ser produzido), e o outro texto aborda um tema surpresa, impossibilitando a preparação prévia.

Durante o exame, é permitido levar e consultar um dicionário de papel.

Certificado:

Após a conclusão do exame, os alunos recebem um certificado indicando seu nível conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (A1-C2), geralmente um mês após a realização do TIE. Ou seja, não é possível reprovar o exame, embora exista a possibilidade de não atingir o nível esperado.

Atenção: caso você queira renovar seu visto de estudante na Irlanda, os oficiais da imigração podem solicitar o seu certificado.

Quer saber mais sobre o TIE Exam? Clique aqui e veja o site oficial do exame.

Converse com a gente para planejar seu intercâmbio de inglês na Irlanda!

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply