Viajar para outro país é uma experiência maravilhosa. Aprender o idioma, conhecer a cultura, provar a gastronomia, huumm… Mas dá para ir muito além da “turistada” tradicional.

Que tal ter acesso a tudo isso e ainda estudar e trabalhar? Uma das formas de realizar esse sonho é com o programa Co-op no Canadá. Peraí, você ainda não sabe o que é isso? Como assim??

Então vem com a gente que vamos explicar tudinho!

CO-O-QUÊ?

Co-op! Se você nunca tinha ouvido falar, preciso dizer: que mega oportunidade você estava perdendo, hein?!

O Co-op é um programa que junta estudo (cursos profissionalizantes, de ensino técnico) e uma espécie de estágio obrigatório. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o Co-op não é um curso especificamente, e sim a oportunidade que instituições de ensino dão a seus estudantes de colocarem em prática tudo o que foi aprendido em sala de aula.

Ou seja, é como os estágios que fazemos durante a faculdade aqui no Brasil, para os mais diferentes cursos, contribuindo para que você adquira não só conhecimento teórico durante a sua permanência no país, mas também vivência na área em que pretende atuar profissionalmente.

O Co-op é dividido mais ou menos assim: durante um período, você frequenta a college normalmente, assistindo às aulas e participando de todas as atividades.

Depois, você é direcionado para trabalhar na área correspondente ao seu curso. Aqui vale uma observação: algumas escolas mantêm parcerias com empresas que atuam no mesmo segmento dos cursos ministrados. Quando isso acontece, as empresas costumam convidar periodicamente os alunos da instituição para participar do programa Co-op.

Se você for um dos indicados pela escola, aproveite para mostrar todo seu potencial durante a entrevista que eles fazem antes da contratação. Ah! Mas para que a escola indique você, seu desempenho durante o curso é levado em conta. Então, foco que o retorno vem!

Essas indicações e parcerias não são um critério do Co-op. Há instituições que deixam os alunos à vontade para buscarem as oportunidades nas empresas que despertam maior interesse. Assim como há também escolas que cobram taxas para auxiliar na procura de vagas. Mas nada que, se informando antes, não seja facilmente resolvido!

VANTAGENS DO CO-OP

Até aqui tudo maravilhoso, certo? Agora vai ficar ainda mais! Participando do programa Co-op, além de aprender — ou aprimorar — outro idioma, vivenciar a cultura e conhecer novos lugares e pessoas, seu período de trabalho é geralmente remunerado! Olha que coisa boa! Viver toda essa experiência única, e ainda conseguir uma “graninha” para se manter durante sua estadia. Demais, não acha?

Calma que tem ainda mais vantagens. Dá só uma olhada:

  • é a melhor forma de entrar no mercado de trabalho canadense;
  • possibilidade de dar início à sua carreira antes mesmo de concluir o curso;
  • obter amadurecimento profissional e pessoal;
  • a experiência do Co-op coloca você um passo (ou vários) na frente de outros profissionais;
  • abertura de diversas portas no mercado profissional;
  • permite que você tenha um currículo de peso;
  • amplia sua rede de contatos, especialmente os profissionais, ou seja, networking;
  • obtenção de muito conhecimento, tanto teórico quanto prático.

Quer uma dica extra? Durante seu período de Co-op, aproveite para expandir ainda mais seus horizontes. Participe das mais variadas atividades, como esportes, mentoria de novos alunos, escrever artigos para o jornal do college, etc. Enfim, comunique-se e aproveite ao máximo a chance de estar com pessoas de culturas diferentes da sua. Você só terá a ganhar!

POR QUE CO-OP NO CANADÁ?

São vários os motivos que fazem com que os intercambistas optem por fazer Co-op no Canadá. Um deles — e talvez o mais atrativo — é ter permissão de trabalhar legalmente. Além do estágio, o estudante poderá trabalhar até 20 horas semanais durante o período de aulas, e 40 horas semanais no período de férias. Esse trabalho, no período de aulas e férias, não precisa necessariamente ser na área de estudo. Apenas o estágio precisa ser.

Lembrando que, para obter a permissão de trabalho no Canadá, é preciso que o aluno esteja em um curso com duração superior a 180 dias, e que não seja apenas para estudo ou aprimoramento do idioma, ou seja, precisa ser um curso para alguma especialização. Mesmo que o curso do seu interesse seja de nível superior, por exemplo, mas inferior ao período de 180 dias, a work permit (permissão de trabalho) não é liberada.

AS PRINCIPAIS ÁREAS COM CO-OP

Certeza que agora você quer saber se sua área de interesse dispõe desse programa, acertamos? Então, lá vai!

É claro que os cursos variam de college para college, mas, de modo geral, os cursos que têm mais ofertas para Co-op no Canadá são turismo e hotelaria, marketing, administração e tecnologia. Seja qual for a sua escolha, lembre-se: é preciso ter afinidade com o setor escolhido, nada de seguir “modinha”, hein! Só assim você vai conseguir se dedicar com verdadeiro interesse e ter todos os resultados esperados.

O QUE É PRECISO PARA EMBARCAR

Ok! A essa altura o Co-op no Canadá é tudo que você sempre buscou. Maravilha! Próximo passo é saber se você tem os requisitos necessários antes de arrumar as malas, que são:

  • ter no mínimo 18 anos;
  • ensino médio completo;
  • nível mínimo de inglês intermediário.

Agora que você sabe tudo isso, pode ter percebido que o Co-op no Canadá seja a melhor opção pra você! Juntar o aprendizado de um novo idioma, conhecer uma nova cultura e pessoas, aprender uma profissão, e ainda conseguir trabalhar na área é, definitivamente, a viagem dos sonhos.

E aí, #partiuCanadá? Fale com a gente!

__
Este texto foi escrito por Vinicius Narciso, consultor de intercâmbio, que entre muitos lugares que já esteve, fez intercâmbio em Brighton e depois em Brisbane. Hoje, ele tem a oportunidade de morar em Montreal, na parte francesa do Canadá.

 

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply