Estudar e Trabalhar na Espanha

No dia 26 de julho, o governo da Espanha aprovou a reforma da Lei de Imigração. Essa mudança na lei impacta diretamente os brasileiros que querem fazer um intercâmbio no país.

As novas regras são válidas para os estudantes de cursos de longa duração, ou seja, para quem contrata mais de 180 dias de curso. Vale lembrar que a permissão para trabalhar na Espanha não está condicionada ao visto de estudante, apenas os estudantes de cursos de ensino superior recebem a autorização automaticamente.

Embora possa haver a compreensão de que há permissão de trabalho para estudantes de espanhol, estudantes de idiomas não possuem permissão de trabalho, ou seja, a permissão não é automática. Bem ao contrário disso, conseguir a permissão para trabalhar legalmente na Espanha é um processo extremamente burocrático e só pode ser feito quando o estudante tiver uma oferta de trabalho. Saiba mais informações aqui.

Mas afinal, o que mudou?

  • Antes, os estudantes internacionais podiam trabalhar por até 20 horas semanais, agora a permissão subiu para 30 horas semanais.
  • Ao aplicar para o visto de estudante, é preciso comprovar a quantia de 600 euros por mês* de permanência na Espanha. Caso o aluno quisesse renovar o seu visto de estudante, era necessário comprovar novamente a mesma quantia. Agora, essa regra mudou para quem está trabalhando na Espanha. É possível demonstrar que com o salário recebido no país, a pessoa conseguirá se manter ao longo do período do novo curso.
  • Até o momento, a duração da autorização de trabalho tinha a mesma duração do contrato de trabalho. Por exemplo, caso você conseguisse um trabalho temporário, com um contrato de apenas 3 meses. Você também recebia a autorização de trabalho pelo período de 3 meses. Com as novas regras, você receberá uma autorização para trabalhar até o final do seu visto. Então, você poderá encontrar outro trabalho, sem precisar solicitar uma nova autorização para poder trabalhar.

Caso você esteja pensando em fazer uma graduação ou pós-graduação na Espanha, receberá ainda mais vantagens:

  • Também ficou mais fácil para os estudantes de cursos superiores (graduação e pós) permanecerem na Espanha após a conclusão das suas aulas! Anteriormente, o estudante estrangeiro precisava estar vivendo na Espanha por no mínimo 3 anos para conseguir o visto de residente. Porém, o governo espanhol, decidiu alterar também esta regra. Atualmente, os estudantes recém-formados, poderão permanecer no país por mais um ano, sem precisar solicitar uma prorrogação de estadia.
  •  Estudantes de cursos superiores, também deixam de precisar solicitar a autorização de trabalho. Já que agora, a autorização virá diretamente atrelada ao visto deles. Lembrando que isso não vale para os estudantes de cursos de espanhol.

Com todas essas mudanças, ficou ainda mais interessante estudar na terra do flamenco, não é mesmo?

Confira aqui como solicitar o seu visto de estudante ainda no Brasil! Já em nosso conteúdo sobre trabalhar na Espanha, a gente conta um pouco mais sobre a permissão de trabalho.

Aproveite para entrar em contato com a gente, e venha preparar uma experiência personalizada para você!

* as informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply