saude-mental-no-intercambio

Estudar no exterior é uma das experiências mais enriquecedoras que uma pessoa pode vivenciar, e com isso, diversas emoções são experimentadas. Afinal de contas, conhecer novos lugares, novas pessoas e aprender um novo idioma é sempre muito empolgante. No entanto, junto com muitas situações boas, você certamente passará também por alguns desafios, e é aí que precisamos conversar sobre saúde mental.

O cuidado com a sua saúde mental é um aspecto fundamental a ser considerado ao planejar e realizar um intercâmbio. Não é tão simples lidar com a saudade da família, a distância dos amigos, a adaptação em um novo país e até mesmo certas diferenças culturais que podem, inclusive, causar um grande estranhamento.

Antes do intercâmbio:

Comece a se preparar antes mesmo do seu embarque. Pesquise bastante sobre o destino e a cultura local, tente entender quais serão as situações mais desafiadoras. Pode ser o estudo, encontrar uma acomodação permanente, trabalhar em outro idioma, etc. Planeje como você poderá lidar com essas dificuldades. Lembre-se de que os desafios podem ser oportunidades de crescimento pessoal.

Gerenciar as suas expectativas é algo que pode prevenir que você se decepcione no novo país. Não existe lugar perfeito no mundo, cada lugar tem a sua realidade e problemas. É claro que a gente sempre espera que o intercâmbio seja maravilhoso, mas isso não significa que o novo país seja perfeito ou que não existirão momentos de frustração. Isso é normal e faz parte da experiência.

Durante o intercâmbio:

Esforce-se para fazer amigos, e se eles forem intercambistas, é ainda melhor, já que também estarão passando pelo mesmo processo de adaptação que você. Eles vão entender melhor do que ninguém as experiências que você estará vivendo. Ao mesmo tempo, não deixe de manter o contato com a sua família e amigos que estão no Brasil; é sempre reconfortante saber que você possui uma rede de apoio.

Também é essencial manter o autocuidado e criar uma rotina que seja saudável e que torne a sua vida no exterior mais leve. Siga uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente, tenha uma boa rotina de sono e descanso.

Outra dica é procurar alguma atividade que te ajude a lidar com a ansiedade, como meditação, pintura, passeios ao ar livre, cozinhar, entre outras. Além disso, tente não se cobrar tanto, toda mudança necessita de um tempo de adaptação e costume.

Depois do intercâmbio:

Pode parecer curioso, mas muitos intercambistas, ao voltarem ao Brasil, acabam se sentindo mais perdidos do que quando foram fazer o intercâmbio. Isso acontece porque depois de viver intensamente diversas mudanças em um curto período, pode parecer que nada mudou no Brasil ou que a vida aqui não seja tão boa quanto era lá fora. No entanto, assim como as pessoas precisam passar por um período de adaptação ao viver no exterior, você poderá vivenciar algo semelhante ao regressar. Dê tempo ao tempo e foque nas coisas positivas de estar de volta!

Lidar com a saúde mental antes, durante ou depois de um intercâmbio pode ser bastante desafiador. Portanto, não tenha medo de buscar ajuda profissional se for necessário! Falar com um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra pode ser fundamental para enfrentar desafios emocionais.

 

Centro de Valorização da Vida (CVV): clique aqui e entre em contato pelo chat do CVV. 

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply