RICO EM CULTURA E HISTÓRIA, A INGLATERRA
OFERECE FÁCIL ACESSO PARA DIVERSOS OUTROS
PAÍSES DA EUROPA, COM VOOS DIÁRIOS PARA AS
PRINCIPAIS CAPITAIS.
IDEAL PARA O ESTUDANTE EXPLORADOR.
Intercâmbio na Inglaterra é estudar no berço da língua.
O seu intercâmbio na Inglaterra será na verdade no Reino Unido, que é o país formado pelo união da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, além da Inglaterra.
Muita gente acaba confundindo e achando que Inglaterra e Reino Unido são a mesma coisa, mas não são.
Como Londres é a capital do Reino Unido, o país se tornou o centro das decisões mais importantes do grupo.
Todo mundo já deve ter ouvido falar que o clima da Inglaterra não é dos melhores.
Chove a maior parte do ano, é sempre frio e o sol quase não aparece.
Tudo isso é verdade, porém, em algumas cidades, principalmente do litoral, as temperaturas podem chegar a até 30 ºC no verão.
Além disso, não é um país que costuma nevar muito no inverno. As temperaturas não costumam ficar muito abaixo de 0 ºC.
Nada disso tira o charme e o encanto da Inglaterra.
Você poderá tomar um delicioso chá das 17h, visitar os centros universitários mais famosos do mundo e se divertir em um dos muitos pubs.
Enfim, opções de entretenimento não irão faltar. Vem com a gente para desenharmos essa experiência com você!
Vivendo na Inglaterra
A Inglaterra se tornou um Estado unificado no ano de 927 e teve um impacto cultural e jurídico significativo no resto do mundo.
O sistema de governo adotado é o parlamentar e a chefe de Estado atual é o rei Charles III.
A antiga capital da Inglaterra era Winchester, mas Londres assumiu o posto em 1066. O país hoje tem mais de 50 milhões de habitantes, com quase 9 milhões vivendo em Londres, a cidade mais populosa. Mas não limite-se à capital, existem outras cidades que chamam muito a atenção dos estudantes, como Manchester, Cambridge, Oxford, Liverpool, entre outras.
Em Liverpool, por exemplo, encontra-se muita referência aos Beatles. Em Oxford e Cambridge estão as universidades mais conhecidas do mundo e onde estudaram personalidades importantes como Stephen Hawking, Tim Bernes Lee, Oscar Wilde e vários outros.
O futebol é muito popular na Inglaterra. O país já foi campeão da Copa do Mundo de 1966 e concentra vários dos times mais famosos mundialmente, como Manchester City, Manchester United, Chelsea, Arsenal, etc.
A moeda do Reino Unido é uma das mais fortes e valorizadas do mundo, a libra. A economia teve uma queda recentemente, devido ao Brexit – movimento de saída do Reino Unido da União Europeia, que foi aprovado em 2016 por votação popular.
Por ser um país de primeiro mundo, os estudantes internacionais terão acesso a uma das melhores educações do mundo e uma sociedade organizada.
A educação na Inglaterra é muito tradicional. Ainda hoje existem escolas separadas por gênero, ou seja, somente para meninas e somente para meninos. Também existem opções de estudo somente durante o dia ou então de morar na escola, que é muito comum por lá.
Para os estudantes internacionais, há possibilidade de estudar em diversas cidades e, devido a um acordo com o Brasil, os brasileiros que irão estudar por até 6 meses no país não precisam de um visto prévio, que poderá ser feito em qualquer aeroporto da Inglaterra, quando o estudante chegar no país.
Hoje em dia já não é mais permitido trabalhar durante o período de estudos. O visto dará o direito de permanecer no país apenas para estudar.
IDIOMA: Inglês
CAPITAL: Londres
POPULAÇÃO: 56 milhões de pessoas
CÓDIGO DDI: +44
MOEDA: Libra esterlina
IDH: Muito elevado
FUSO HORÁRIO: +3/4 horas em relação ao horário de Brasília
VOLTAGEM: 230V, 50Hz
No século 18 o Império Britânico se estendeu por 20% da superfície do mundo e abrigou um quarto da população mundial. Muitos países foram colonizados pela Inglaterra, o que transformou o inglês em uma língua mundialmente falada.
Em Londres, são falados mais de 300 idiomas devido a diversidade de imigrantes que vivem lá.
O país em que mais se consome chá é a Inglaterra. O tradicional chá das 17h teve início no século 19 e até hoje é hábito diário entre os ingleses.
No hotel mais antigo de Londres, cerca de 500 chás da tarde são servidos por semana.
Visto
Para quem vai estudar por até 24 semanas, não é necessário aplicação de visto prévio. A permissão de entrada é realizada no aeroporto na chegada ao país.
No entanto, é recomendável que você apresente a carta de aceitação da escola em que você está matriculado e recursos financeiros para financiar a sua estadia no Reino Unido como, por exemplo, cartão VTM, além da sua acomodação.
Para quem quer estudar por um período superior a 25 semanas, o visto deve ser aplicado do Brasil e aprovado antes do embarque. Para saber mais sobre visto de estudante do Reino Unido, veja o post que preparamos pra você!
Custo de Vida
Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. A Inglaterra tem uma das moedas mais valorizadas do mundo, o que pode tornar o custo de vida mais alto. Porém, existem formas de economizar.
Em média, os estudantes devem reservar de £800,00 a £1000,00 por mês para viver lá. A escolha da cidade também influencia, já que Londres tem um custo de vida mais alto do que cidades menores. Veja alguns valores médios:
Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e, se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu inglês.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: para economizar, a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade.
Se precisar utilizar os transportes públicos na Inglaterra diariamente, adquira os cartões ou tickets mensais que deixam a viagem mais em conta.
O passe mensal em Londres, cobrindo zonas 1-4, custa mensalmente £204.30. Veja mais
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.
Trabalhar na Inglaterra
Estudantes internacionais matriculados em curso de idioma (inglês) não têm permissão para trabalhar na Inglaterra. Os países que oferecem permissão de trabalho aos estudantes são: Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia, além de Espanha para quem estudar espanhol e em alguns casos França para estudantes de francês.
Saiba mais aqui
A Inglaterra autoriza estudantes full-time de ensino superior, como graduação, pós-graduação e MBA, a trabalharem 4 horas por dia durante o período das aulas. Durante as férias aumenta para 8h diárias. Após o término do curso, o aluno tem direito de permanecer no país por mais dois anos trabalhando full-time.
Estudantes de doutorados, pós-doutorados ou outros “programas de pesquisa”, podem levar dependentes, desde que o programa dure mais de 9 meses. Neste caso, o familiar recebe uma autorização de trabalho full-time durante o curso do parceiro e mais dois anos após o término.
Dependentes menores de idade têm direito à educação e sistema de saúde pública.
Estudantes part-time e de idiomas não estão autorizados a trabalhar.