MODERNO E SELVAGEM, O CANADÁ
É UM DOS PAÍSES MAIS
COMPLETOS PARA UM INTERCÂMBIO.
DESTINO DE PRIMEIRÍSSIMO MUNDO
E PAISAGENS MARAVILHOSAS
Vivendo no Canadá
O Canadá é uma federação composta por dez províncias e três territórios, uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II como chefe de Estado — um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido —, sendo o governo dirigido por um primeiro-ministro.
Francês ou inglês? O país é bilíngue e multicultural, com o inglês e o francês como línguas oficiais. Um dos países mais desenvolvidos do mundo, o Canadá possui uma economia diversificada, dependente de seus abundantes recursos naturais e do comércio, especialmente com os Estados Unidos, com quem mantém uma relação longa e complexa.
Diferente dos vizinhos, o Canadá se preocupa com o mundo em que vivemos e é membro do G7, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC, da Comunidade das Nações, da Francofonia, da OEA, da APEC e das Nações Unidas.
O Canadá ocupa a maior parte do norte da América do Norte, compartilhando fronteiras terrestres com os Estados Unidos ao sul. Em área total, é o segundo maior país do planeta. Possui um litoral extenso ao norte, leste e oeste e, desde o último período glacial, é composto por oito regiões florestais distintas, incluindo a vasta floresta boreal sobre o Escudo Canadense. Devido ao seu grande tamanho, o Canadá possui mais lagos do que qualquer outro país do mundo, contendo uma grande parte da água doce do planeta.
Nem tão distante assim, os brasileiros não conhecem muito sobre o Canadá e cometem o erro de comparar os canadenses com americanos. Os dois povos são totalmente diferente e não gostam de comparações. País com tradição e qualidade de ensino reconhecida no mundo todo, o Canadá atrai anualmente milhares de estudantes internacionais para seus programas de idiomas e ensino superior, oferecidos em francês e/ou inglês, dependendo da região.
Para os estudantes de idiomas não é permitido trabalhar, porém há infinitas possibilidades para quem cursar um Career College, equivalente à um profissionalizante, que inclui muitas vezes o estágio remunerado no programa.
Quem estuda por lá muitas vezes decide ficar e pleitear a cidadania canadense. De acordo com o Escritório Canadense para Educação Internacional, 51% dos alunos estrangeiros no país pretendem solicitar um visto de residência permanente no país ao fim de seus estudos. Começar por intercâmbio é o melhor maneira de entrar no processo de residência no país.
IDIOMA: Inglês e Francês
CAPITAL: Ottawa
POPULAÇÃO: 31,6 milhões de pessoas
CÓDIGO DDI: +1
MOEDA: Dólar Canadense
IDH: Muito elevado ( terceiro melhor IDH do mundo)
FUSO HORÁRIO: -1 a -5 em relação ao horário de Brasília, dependendo da região e do horário de verão
VOLTAGEM: 120V, 60Hz
– O nome Canadá deriva de “kanata” que para os indígenas da terra significa “pequena povoação” ou “a vila”. O Canadá é o país com a maior taxa de escolaridade do mundo e mais de 50% dos moradores cursaram universidade.
– A divisa do Canadá com os Estados Unidos é a mais longa do mundo. Estando no Canadá você consegue facilmente visitar cidades americanas como Chicago, Nova York e Seattle se tiver visto americano.
– O basquete pode ser muito popular nos Estados Unidos, mas foi criado pelos canadenses.
Visto para o Canadá
Intercambistas matriculados em curso com duração inferior a 25 semanas podem entrar no país com visto de turista e não há permissão de trabalho. No entanto, apresentar a carta de matrícula da escola irá facilitar o processo. Fale com a gente para saber mais informações.
O visto de estudos para o Canadá ou permissão de estudos é destinada às pessoas que desejam estudar no Canadá por mais de 6 meses. A aplicação é realizada antes do embarque, ainda no Brasil. Fale com a gente para saber mais informações.
Brasileiros, alunos de cursos de idiomas não podem trabalhar no Canadá mesmo com visto de estudante. Já os que se matriculam em universidade ou cursos profissionalizante como os Career Colleges tem permissão de trabalho e muitas vezes o estágio faz parte do programa.
Entrar no país está bem mais fácil com o visto eletrônico eTA que acabou com a burocracia de visto para brasileiros que já tem visto americano. Com o eTA você pode estudar por até 24 semanas no país, a aplicação é online e custa 7 dólares debitados do cartão de crédito internacional. Neste site, você terá acesso ao formulário!
Custo de Vida
Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. Podemos dizer que o Canadá oferece condições justas para poupar o orçamento e se você não for um esbanjão, poderá ser fácil viver dentro do orçamento. Em média, o custo de vida para um estudante no Canadá é a partir de C$1.000 por mês.
Confira alguns valores abaixo, mas lembre que isso pode variar de cidade e estilo de vida:
Acomodação: C$620
Mercado: C$200
Celular: C$80
Transporte: C$100
Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu inglês.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias de mercados, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: para economizar a dica é compre uma boa bicicleta para andar pela cidade.
Já os transportes públicos no Canadá são eficientes, limpos, confortáveis e têm wi-fi. Se você precisar usar diariamente, adquira os cartões ou tickets pré-pagos que deixam a viagem mais em conta.
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.
Garage Sale: já chegou no Brasil, mas ainda não é comum como lá. Ao ver a placa Garage Sale no vizinho, não deixe de conferir o que está a venda. Os preços costumam ser ótimos.
Trabalhar no Canadá
Para ter a permissão para trabalhar no Canadá, o estudante deve estar matriculado em um curso profissionalizante conhecido como Career College. As áreas são Administração, Marketing, Turismo, Design, Tecnologia da Informação, entre outros.
É necessário ter o Ensino Médio completo, inglês avançado e um teste é aplicado na matrícula. Caso o nível de inglês não seja suficiente, o estudante poderá estudar o idioma até atingir o nível necessário para ser admitido no curso. A permissão de trabalho é liberada quando o estudante inicia o curso profissionalizante não podendo trabalhar enquanto estuda inglês.
Cursos de idiomas não qualificam para obter a permissão para trabalhar.
O salário mínimo federal no Canadá é: C$17,30