INTERCÂMBIO EM HALIFAX
TE CONVIDA A EXPERIMENTAR
UM LUGAR QUE É UMA
JOIA MULTICULTURAL
DE MUITO CHARME COM UMA
CENA GASTRONÔMICA FANTÁSTICA

Provavelmente você nunca pensou em fazer seu intercâmbio em Halifax, mas saiba que a cidade é um ótimo lugar no Canadá e pode te oferecer uma excelente experiência.

Halifax tem um apelo único. É a maior cidade da costa leste do Canadá, mas tem um ar de cidade pequena. A vida se move em um ritmo mais lento do que em grandes cidades, como Toronto e Vancouver. Também tem um custo de vida mais baixo. E, em 2021, Halifax foi classificada como a top 1 das 10 principais cidades do Canadá. Pronto para saber mais sobre Halifax?!
Prepare-se porque Halifax vai te conquistar!

Vivendo em Halifax

Saiba que Halifax é uma das cidades mais antigas e históricas do Canadá, além de estar entre as mais vibrantes. Seu intercâmbio em Halifax será divertido sem esforço – e não apenas porque tem mais pubs e clubes per capita do que quase qualquer outra cidade canadense. Halifax está repleta de cultura bastante tradicional canadense, mas sem deixar de ser moderna e vibrante, especialmente por ter muitos universitários, já que o destino é sede de seis universidades.

Halifax foi o berço da democracia canadense e, de certa forma, foi onde o Canadá começou.

O “Halifax Public School Parents’ Program” consiste na gratuitidade de estudo em escolas públicas no Canadá para filhos entre 5 e 18 anos dos estudantes internacionais que estejam matriculados em curso de 40 semanas ou mais, incluindo cursos de inglês.
No Canadá, os filhos têm gratuidade desde que um dos pais estude um programa de nível superior em um “Public College”, mas estudando inglês é somente em Halifax. Isso porque em 2018 foi criado o Centro Regional de Educação de Halifax (HRCE) que opera escolas de inglês em todo o município de Halifax.

Além de ser o maior sistema escolar do Canadá Atlântico, o objetivo do programa é ajudar os pais a aprender o inglês e prosperar na sociedade canadense, garantindo educação para toda família.

 

Visto

Intercambistas matriculados em curso de duração inferior a 25 semanas, podem entrar no país com visto de turista e não há permissão de trabalho. No entanto, apresentar a carta de matrícula da escola irá facilitar o processo.

O visto de estudos para o Canadá ou permissão de estudos é destinado às pessoas que desejam estudar no Canadá por mais de 6 meses. A aplicação é realizada antes do embarque, ainda no Brasil.

Brasileiros, alunos de cursos de idiomas não podem trabalhar no Canadá, mesmo com visto de estudante. Já os que se matriculam em universidade ou cursos profissionalizante, como os Career Colleges, têm permissão de trabalho e muitas vezes fazer um estágio também faz parte do programa.

Entrar no país está bem mais fácil com o visto eletrônico eTA que acabou com a burocracia de visto para brasileiros que já têm visto americano. Com o eTA você pode estudar por até 24 semanas no país, a aplicação é on-line e custa 7 dólares debitados do cartão de crédito internacional. Neste site você terá acesso ao formulário: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/2017/04/canada_s_new_entryrulesforbrazilianbulgarianandromaniancitizens.html

Custo de Vida

Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida na cidade em que planejam morar. Podemos dizer que o Canadá oferece condições justas para poupar o orçamento e se você não for um esbanjão, poderá ser fácil viver dentro do orçamento. Em média, o custo de vida para um estudante em Halifax é a partir de C$1.100 por mês.

Confira alguns valores abaixo, mas lembre que isso pode variar de acordo com o seu estilo de vida:


Aluguel com contas inclusas: C$700

Mercado: C$250
Celular e internet: C$55
Transporte: C$94

 

Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu inglês.

Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias de mercados, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.

Transporte: para economizar a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade. Já os transportes públicos no Canadá são eficientes, limpos, confortáveis e seguros. Se você precisar usar diariamente, adquira os cartões ou tickets pré-pagos que deixam a viagem mais em conta.

Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.

Trabalhar

Novidade: recentemente, o governo canadense retirou o limite de horas que um estudante internacional pode trabalhar no Canadá. A medida, durará até 30 de abril de 2024. A regra é válida para estudantes internacionais que já estão no Canadá e para quem deu entrada no pedido do visto de estudante até o dia 7 de dezembro de 2023.

Para ter a permissão para trabalhar no Canadá, o estudante deve estar matriculado em um curso profissionalizante ou de ensino superior. Algumas das áreas disponíveis são: administração, marketing, turismo, design, tecnologia da informação, entre outras.

É necessário ter o ensino médio completo e inglês avançado. Um teste de proficiência pode ser aplicado na matrícula. Caso o nível de inglês não seja suficiente, o estudante poderá estudar o idioma até atingir o nível necessário para ser admitido no curso. A permissão de trabalho é liberada quando o estudante inicia o curso profissionalizante, não podendo trabalhar enquanto estuda inglês.

Cursos de idiomas não qualificam para obter a permissão para trabalhar.

Consulta Grátis! Vamos conversar? Atendemos todo o Brasil