Quem pretende viajar para o exterior e quer ter a experiência de dirigir por outros países pode pedir ao Detran a permissão Internacional para Dirigir (PID). O documento permite que brasileiros dirijam em mais de 100 países signatários da Convenção de Viena. A permissão também é aceita em países que têm o Princípio da Reciprocidade com o Brasil.
A PID traduz a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em sete idiomas (Alemão, Árabe, Espanhol, Francês, Inglês, Português e Russo) e é impressa com a mesma validade da CNH ou validade máxima de 3 anos. Antes de viajar, é importante verificar se o país de destino faz parte da convenção. A lista completa está disponível no site do Departamento Nacional de Trânsito.
Nos países participantes da Convenção de Viena, a CNH brasileira comum é aceita por até 180 dias. Não há a exigência da PID, mas portar esse documento é importante já que é internacionalmente reconhecido, traduzido e pode facilitar a checagem das informações do condutor.
Caso o país não aceite a PID, o condutor deve se informar sobre as normas necessárias para a condução de veículo em território internacional diretamente com a entidade de trânsito do país de destino ou com o representante no consulado.
Como solicitar
A Permissão Internacional para Dirigir (PID) pode ser obtida de forma online,
com entrega pelos Correios. Basta acessar o portal do Detran aqui.
A taxa de emissão do documento em São Paulo é de R$ 362,67. Para receber a PID em casa, o motorista precisa pagar uma taxa do envio pelos Correios.
Pode solicitar a Permissão quem tem CNH dentro da validade, não está cumprindo período de suspensão ou cassação do direito de dirigir nem tem outras restrições administrativas ou judiciais que impeçam a expedição do documento. Vale ressaltar que a PID não substitui a CNH dentro do Brasil.
Se você já está viajando e quer solicitar o PID, pode ser realizado através de procuração. Acesse aqui o site do Detran para saber mais.