Se você morar no exterior independente do período e por quanto tempo, o choque cultural no intercâmbio vai acontecer.
E choque cultural no intercâmbio é mais comum do que você imagina.
Acredite. Vai acontecer e não importa o quanto você sempre quis viajar pelo mundo, não importa o quanto você ama o lugar que você está visitando. Afinal, mais cedo ou mais tarde, algo vai te atingir e lhe soar como estranho demais e pelas situações mais bobas possíveis…
Talvez todos ao seu redor estejam sempre inexplicavelmente se desculpando…
Ou talvez você tenha chegado ao tipo de país onde ninguém pede desculpas por nada!
Ou está assustadoramente quieto e você está começando a se sentir como um fantasma.
Você não pode pegar sua bebida favorita e beber na rua ou na praia. Ninguém se quer sabe fritar um ovo da maneira que você gosta. Ou o que pega para os brasileiros que é a falta da combinação incrível de arroz com feijão.
Ou ainda você vai sentir muita falta daquele extrema limpeza cotidiana da sua casa.
Enfim, como se lida quando tem vontade de voltar para casa? Isso pode ser um choque cultural no intercâmbio
1.Lembre-se que é normal
Todos os grandes viajantes passam por isso. Marco Polo provavelmente se sentiu do jeito que você faz agora. Mas ele desistiu? Não! Choque cultural não é um sinal de que algo está errado. Faz parte da experiência e, finalmente, tornará as memórias da sua viagem mais coloridas e emocionantes. Um mundo onde todos os lugares fossem exatamente como sua cidade natal seria chato, e não é uma aventura se cada momento for confortável.
2. Crie o seu espaço
Viajar com pouco é ótimo, mas deixe espaço em sua mala para alguns pertences pessoais que te traz afeto e personalizar o seu espaço. Um pôster, uma almofada favorita, até mesmo uma foto emoldurada de casa podem fazer uma grande diferença na maneira como você se sente. Construa-se um pequeno santuário para voltar quando tudo ficar demais.
3. Explorar tudo o que puder
Mas não gaste muito tempo se escondendo. Esta é sua chance de descobrir algumas das maravilhas do mundo. Vá em frente e viva o clichê turístico – passeie com uma câmera, ande em um ônibus de turismo, mas continue explorando até mesmo entre as grandes viagens para as principais atrações também.
Comprometa-se a ir a algum lugar novo todos os dias – mesmo que seja apenas uma rápida descida de uma rua desconhecida no caminho de casa. Talvez você descubra um novo hangout, um atalho útil ou tire uma ótima foto para lembrá-lo de seu tempo no exterior.
4. Diga “sim!”
A melhor maneira de lidar com o choque cultural é manter a mente aberta e abraçar as experiências surpreendentes que surgem. Diga “sim” a tudo e a qualquer coisa. Aceite convites, coma comida estranha, faça um favor para um novo amigo.
Você vai se conectar com as pessoas, experimentar coisas que você nunca soube que existiam e fazer descobertas sobre sua nova cultura e sobre si mesmo.
(Obviamente, use o bom senso – não diga “sim” para algo que você acha que é inseguro ou permita que alguém o explore).
5. Defina-se um projeto
Aprenda a cozinhar um prato local, memorize toda a letra de uma música local, peça a alguém que lhe mostre os passos de uma dança local – prometa a si mesmo que vai dominar pelo menos um aspecto do país anfitrião. Algo para trabalhar lhe dará uma sensação de realização e evitará que você se preocupe com suas preocupações.
6. Encontre (pelo menos) uma coisa que você realmente ama
Poderia ser um lugar ou atividade favorita: Caminhar pelas montanhas, tomar café naquela linda praça, vagar pelo museu… quando as coisas estão difíceis, volte àquele lugar ou experiência. Dessa forma, você não vai esquecer que veio a este lugar para ter momentos maravilhosos que não poderia ter em casa.
7. Vá com calma consigo mesmo
Não importa se você veio ao exterior para trabalhar, conhecer as atrações ou aprender o idioma, não é necessário ser um especialista instantâneo.
Claro que existem coisas que você não entende. Se você cometer erros na linguagem ou se atrapalhar com a etiqueta, deixe-se sentir o constrangimento por um momento e depois permita que ela passe. Pense em quanto você já aprendeu e quanto mais você saberá quando chegar em casa.
8. Faça amizade com outros viajantes e moradores locais
Às vezes, você só tem que desabafar para alguém que entende. Outros viajantes ou estudantes internacionais ajudarão você a se sentir menos isolado. Eles vão saber o que você está passando e podem ter dicas para ajudá-lo. Mas fazer amigos locais irá adicionar profundidade à sua compreensão da cultura e riqueza e calor para as suas memórias do seu tempo no exterior.
9. Pra nós essa é dica mais importante para choque cultural no intercâmbio: Dê tem ao tempo!
Não é incomum intercambistas desejarem mudar de endereço ou de escola e, até mesmo, de cidade na primeira semana do intercâmbio. Tenha calma! Uma semana não é o suficiente para você criar sua rotina e estar num lugar totalmente novo causa estranhamento. Dê tempo ao tempo e você vai descobrir muitas coisas interessantes sobre o seu novo lar.
Choque cultural é comum, tenha tranquilidade e passe por este desafio. Em pouco tempo você estará amando a sua nova vida.
Nós da Beeducation já moramos em alguns lugares bem inusitados e sabemos bem o que é isso. Conte com a gente 🙂
Paulo Heguedusch
Obrigado pelas dicas, realmente são muito úteis! Estou prestes a fazer um intercâmbio e tenho pensado bastante sobre o choque cultural. Vou tentar seguir os conselhos de criar meu espaço e explorar ao máximo (estar aberto ao novo). Dizem que fazer intercambio é um evento canônico na vida das pessoas.
isabella
Que bacana, Paulo! É uma experiência única e muito especial 🙂