NA CIDADE
DO
GRANDIOSO
SS GREAT BRITAIN
Intercâmbio em Bristol, cidade tipicamente britânica
Fazer intercâmbio em Bristol é aproveitar uma cidade tipicamente britânica, com muita história e lazer.
Se você gosta de arte, cultura, história, Bristol pode ser o lugar ideal para o seu intercâmbio.
É possível encontrar arte urbana por toda a cidade, inclusive você pode fazer um tour para conhecer o Bristol Street Art, onde dentre os diversos desenhos, você verá um do John Lennon, desenhado pelo brasileiro Kobra.
Além disso, uma parada no cartão postal da cidade vai fazer você se encantar ainda mais pelo lugar.
A ponte suspensa Clifton é uma construção sobre o rio Avon de 1864 que tem 75 metros de altura. Um verdadeiro monumento a céu aberto.
E então, já pensou em estudar em um lugar como esse? Entre em contato com a gente!
Vivendo em Bristol
Bristol é localizada no sudoeste do Reino Unido, e a apenas 1h30 de trem de Londres e a 2 horas do País de Gales.
Banhada pelo rio Avon, a cidade tem história espalhada por todos os cantos.
O antigo porto de Bristol se transformou em um centro cultural, conhecido como Harbourside.
Além disso, se você gosta de história, precisa conhecer o SS Great Britain, o primeiro navio a vapor a atravessar o oceano Atlântico. Lançado em 1843, o navio foi o primeiro a ter um casco e hélice feitos de ferro, o que para a época foi um grande avanço.
A visita custa 18 libras e é parada obrigatória para todes que conhecem a cidade.
Junto a isso, a cidade é sede do maior evento de balonismo da Europa, o Bristol International Balloon Fiesta, onde todos os anos, mais de 100 balões vão ao ar ao mesmo tempo. Um verdadeiro espetáculo.
É possível também conhecer o St Nicholas Market, um mercado aberto desde 1743.
Clique aqui e confira os principais pontos turísticos da cidade!
O clima em Bristol é parecido com outras partes da Inglaterra.
O inverno é frio e dura boa parte do ano. Nesse período as temperaturas podem chegar a 3 °C. Por conta disso, não é muito comum ver neve pela cidade.
Já o verão tem um clima ameno, com temperaturas chegando aos 30 °C.
Por isso, é recomendado visitar a cidade durante o verão, onde além de pegar temperaturas agradáveis você vai ter o sol por mais tempo no céu.
Visto
Para quem vai estudar por até 24 semanas, não é necessário aplicação de visto prévio. A permissão de entrada é realizada no aeroporto na chegada ao país.
No entanto, é recomendável que você apresente a carta de aceitação da escola em que você está matriculado e recursos financeiros para financiar a sua estadia no Reino Unido como, por exemplo, cartão VTM, além da sua acomodação.
Para quem quer estudar por um período superior a 25 semanas, o visto deve ser aplicado do Brasil e aprovado antes do embarque. O estudante não terá a permissão de trabalho.
Custo de Vida
Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. A Inglaterra tem uma das moedas mais valorizadas do mundo, o que pode tornar o custo de vida mais alto. Porém, existem formas de economizar. Em média, os estudantes devem reservar £850 por mês para viver em Bristol. Veja alguns valores médios:
Aluguel com contas incluídas: £550
Alimentação: £220
Celular: £20
Transporte: £60
Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e, se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu inglês.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: para economizar, a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade.
Se precisar utilizar os transportes públicos na Inglaterra diariamente, adquira os cartões ou tickets mensais que deixam a viagem mais em conta.
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.
Trabalhar
Estudantes internacionais matriculados em curso de idioma (inglês) não têm permissão para trabalhar na Inglaterra. Os países que oferecem permissão de trabalho aos estudantes são: Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia, além de Espanha para quem estudar espanhol e em alguns casos França para estudantes de francês.
Saiba mais aqui
A Inglaterra autoriza estudantes full-time de ensino superior, como graduação, pós-graduação e MBA, a trabalhar 4 horas por dia durante o período de aulas. Durante as férias aumenta para 8h diárias. Após o término do curso, o aluno tem direito de permanecer no país por mais dois anos trabalhando full-time.
Se o estudante viajar com esposa(o), o familiar recebe uma autorização de trabalho full-time durante o curso do parceiro e mais os dois anos após o término.
Dependentes menores de idade têm direito à educação e sistema de saúde pública.
Estudantes part-time e de idiomas não estão autorizados a trabalhar.