Aos 18 anos você é obrigado a decidir toda a sua vida num menu de profissões.
Você está olhando para o que será a sua programação de vida e isso não te faz muito motivado. Já pensou em fazer um intercâmbio antes da faculdade?
Não estamos sugerindo para você desistir, pelo contrário. Talvez você só precise de um tempo longe e adiar a entrada na faculdade para se desenvolver culturalmente durante um intercâmbio.
O conceito de tirar um ano de folga antes de começar a faculdade para viajar pelo mundo e ganhar enriquecimento pessoal é chamado de período sabático.
Mas antes de sair do colegial e colocar as mochilas nas costas é importante fazer um planejamento para esse intercâmbio estudantil e cultural.
Há ótimas opções para o intercâmbio para jovens de idade universitária de 17 a 24 anos. Para idiomas, Canadá e Inglaterra oferecem um enriquecimento cultural imenso. Se o jovem desejar trabalhar, os destinos como Austrália, Nova Zelândia e Espanha são muito adequados, porém é preciso conhecer as regras de estudo com permissão de trabalho de cada país.
Quando a intenção é realizar um curso de carreira, há opções de cursos voltados para jovens com e sem experiência profissional. No Canadá, por exemplo, tem uma infinidade de programas para início de carreira de certificação que permitem, inclusive, o trabalho no país como, por exemplo, Certificate in Hospitality Skills Co-op do Greystone College. Se o intercambista já tiver um pouco de experiência, também há opções de diplomas como o curso “Business Administration Diploma with Co-op” da Ilac College.
Se você já divulgou essa ideia aos seus pais, eles provavelmente reprovaram e pediram que você continuasse. É normal os pais rejeitarem a ideia de uma pausa nos estudos porque receiam que o filho ou a filha não retorne aos estudos.
Entretanto, segundo a pesquisa da “American Gap Association”, 90% do estudantes voltam para faculdade após um intercâmbio e esses estudantes geralmente obtêm notas mais altas do que seus pares. Além disso, 75% destes alunos afirmam que a experiência ajuda a conseguir um emprego, principalmente devido às habilidades e autossuficiência adquiridas.
Um ano sabático antes ou durante a faculdade poderá ser decisivo na vida adulta, mas é importante não confundir intercâmbio com turismo e passar dias e dias em lazer.