A gente gosta de dizer que o mundo muda você e você muda o mundo.

O que muda depois do intercâmbio será fundamental para toda a vida.

Se você está por aqui, nós temos certeza que você tem alguns bons motivos para fazer um intercâmbio… mas, provavelmente, você esteja considerando é apenas como isso te fará falar inglês ou irá alavancar a carreira.

De fato, o domínio do idioma e um diploma internacional aumentam as possibilidades de uma boa colocação profissional no Brasil (ou em qualquer outro país). No entanto, há vários outros benefícios e mudanças que acontecem quando se vive no exterior. Então, se você ainda está sonhando em se mudar para estudar e/ou trabalhar em Melbourne, Toronto, Barcelona, Berlim, Dublin ou em qualquer outra cidade espetacular, continua lendo esse post porque você vai entender um pouco sobre o que muda depois do intercâmbio.

Sair da sua zona de conforto

Mudar para o exterior não é apenas sair da sua zona de conforto… é mais como mergulhar na zona do desconforto. Você não apenas se encontrará em uma nova cidade, onde poderá ou não falar o idioma, mas estará explorando o ambiente ao seu redor, configurando suas finanças e conhecendo várias pessoas novas. Lá você será apenas você e irá construir um novo ambiente. Haverá dias que vai doer, mas permaneça positivo porque tudo é crescimento.

Saiba que para muitas pessoas essa é a oportunidade de conhecer os seus limites e descobrir o seu potencial.

Fazer amigos de todo o mundo

Estar disponível para conhecer novas pessoas fará com que você aprenda mais rápido, inclusive o idioma. Haverá muitas pessoas que, como você, estarão sentindo saudade de casa, estarão um pouco inseguro, talvez meio sozinho e assim por diante.
E é quando se sente falta de pessoas que você conhece muitas novas amizades. Aproveite as comunidades de estrangeiros que você poderá participar, por exemplo, meetup, duolingo, babel e etc.

Você ganhará uma mentalidade global

Após a sua primeira estadia fora do seu país de origem, você será, sem dúvida, mudado para a vida toda pelo que você vivencia no intercâmbio.
No mundo dos negócios de hoje, é um verdadeiro trunfo compreender o mercado global, ter habilidade de trabalhar em equipes formadas por muitas culturas diferentes, enfim você desenvolve habilidades culturais e a gente já escreveu sobre isso neste post aqui.

Desenvolve consciência cultural

Possivelmente você teve contato com poucas culturas internacionais antes do intercâmbio, mas nem se deu conta disso porque o Brasil já incorporou, de certa forma, a cultura italiana, portuguesa, espanhola, japonesa e até alemã dependendo da região do Brasil. Mas a verdade é que quando você estiver levando uma vida internacional vai perceber que os cidadãos dessas nacionalidades são bem diferentes do que o estereótipo que criamos durante toda a nossa vida.
O seu intercâmbio aumenta a sua consciência e interesse para as muitas culturas fascinantes e é provável que você aprenda muito sobre religião, culinária, diferenças de ver o mundo e muitas outras coisas que transformam porque uma vez que você se abrir e se tornar mais globalmente consciente, você encontrará um novo mundo de oportunidade.

 Aprender um novo idioma e habilidades de comunicação

A maioria das pessoas que se mudam para o exterior se mudam para uma área onde não conhecem a língua nativa. Embora o inglês geralmente possa ajudá-lo na maioria das comunidades estudantis ou expatriadas, aprender um pouco de holandês antes de se mudar para a Holanda ou aceitar um alemão antes de decolar para a Áustria ou a Alemanha pode não ser uma ideia tão ruim.
Depois de chegar, você aproveitará ainda mais as interações cotidianas, como ir ao supermercado e interagir com os habitantes locais. Além disso, você aprenderá muito sobre como se comunicar com outras pessoas. Às vezes, quando você não consegue encontrar as palavras certas, você encontrará maneiras de mostrar seu ponto de vista, o que levará a pensar muito rápido e adaptar-se à situação.

Ter mais oportunidades de viajar

Sua nova cidade no exterior pode estar em uma localização conveniente, o que o colocará perto de algumas outras grandes capitais, ou mesmo de outros países. Imagine morar em Cork e poder ir a Londres por 10 euros.
A viagem expande sua mente e seu campo de experiências como você não acredita. Não há nada como sair de sua vida normal e observar novas comunidades e, em seguida, ver as diferenças e as semelhanças.

Expandindo Networking

Quanto mais você começar a avançar em sua carreira ou no caminho de estudo, mais começará a entender que uma lista forte de contatos pode ser altamente vantajosa. Saber quem você pode alcançar quando precisa de uma referência ou gostaria de ter uma oportunidade de ganhar alguns euros extras pode ser a chave quando você está morando no exterior. Tente o seu melhor para participar de qualquer reunião de rede, e não se esqueça de adicionar as pessoas que você encontra em suas plataformas de mídia social para que você possa ficar em contato.

Vai aprender a lidar com a grana (e a falta dela)

O intercâmbio poderá ser a primeira vez que você está sozinho e vivendo de forma totalmente independente. Então, este é um grande passo para aprender como fazer um orçamento e, na verdade, se ater a ele. Especialmente se você está lidando com uma moeda diferente da que usa em casa, isso definitivamente faz com que você se torne mais consciente de quanto está gastando e do quê.

Aprender ter paciência

Digamos que você passou os últimos cinco anos sonhando em fazer o intercâmbio. Finalmente você cria as condições ideais e voi lá… o seu intercâmbio começou. No começo é tudo lindo, mas logo depois você começa questionar e descobre que não é tudo aquilo que imagina… Você começou a sentir choque cultural.
Não importa o quão perfeito seja a sua nova vida, poderá haver momentos em que as coisas serão difíceis e você aprenderá exatamente o porquê a paciência é considerada uma virtude.

CALMA.

Quando você começa a viver num ambiente novo, sempre haverá uma curva de aprendizado. Você vai se perder algumas vezes no caminho de volta para casa, vai se comunicar com a barreira do idioma e fazer novos amigos parecerá difícil, mas é tudo questão sobre sair da zona de conforto, conhecer os seus limites e ter paciência. Como tudo nessa vida, (viver no exterior) fica mais fácil com o tempo.

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply