Intercâmbio na Austrália

Este é o terceiro texto da trilha de conteúdos sobre a Austrália como destino para intercâmbio. Veja os demais textos desta trilha: #1#2#3 –  #4#5 – #6

Quando pensamos em intercâmbio, logo nos vem à cabeça os tradicionais cursos de inglês. Mas saiba que existem vários outros tipos de aulas que você pode ter enquanto estiver por lá. 

Os principais tipos de cursos para intercâmbio na Austrália são: 

  • General English (inglês geral), popularmente conhecido como ELICOS na Austrália;
  • Cursos preparatórios para exames de inglês
  • Cursos profissionalizantes, conhecidos como VET (Vocational Education and Training) na Austrália. 

Vamos começar falando sobre o curso de General English, que nada mais é do que aulas de inglês geral. Cada escola tem metodologias próprias de ensino, mas no geral, serão trabalhadas habilidades de speaking, listening, reading e writing. No primeiro dia de aula, você fará um teste de nivelamento e entrará na turma correspondente ao seu nível, podendo ser do básico ao avançado. 

Outro curso interessante que muitos estudantes optam por fazer são os preparatórios para exames como o de Cambridge e o IELTS. Nesse tipo de aula, as habilidades que falamos acima também serão trabalhadas, mas sempre focando no tipo de conteúdo que é presente nas provas. Durante o curso, existem simulados das provas que o estudante pode fazer, e no final é possível realizar a prova oficial. 

Esses dois tipos de cursos têm uma carga horária um pouco mais intensa, normalmente ocupando um período todo do dia, durante toda a semana, então é necessário ter um comprometimento com a escola. 

Depois que você termina o curso de inglês ou o preparatório, muitos estudantes internacionais optam por fazer um curso técnico, o chamado VET (Vocational Education and Training). Esse tipo de aula é considerada de curta duração quando comparada a graduação. 

Assim como o curso de idioma, cada escola tem metodologia própria, então as informações podem variar de uma instituição para outra, mas no geral, os cursos têm duração de um ano. Eles te preparam para o mercado de trabalho, então tudo que será aprendido no curso serão coisas que você realmente usará no dia a dia. 

Existem alguns níveis do VET, que vão desde o básico até o avançado. Tudo começa com o certificado, que possui quatro categorias, o Cert I, II, III e IV. Geralmente, são designados para jovens que acabaram de sair do ensino médio ou para profissionais que desejam entrar em uma nova área. 

Já o VET Diploma, é um curso com um programa de conteúdo mais complexo, designado para profissionais mais experientes ou que tenham feito os certificados e desejam expandir ainda mais seu conhecimento naquela área. Eles são divididos em dois cursos, o Diploma e o Advanced Diploma. Dependendo do tipo de curso, pode ser necessário apresentar um comprovante de graduação feita ou estudo prévio na área. 

Os VETs têm uma carga horária um pouco menor quando comparados aos de idiomas. No geral, eles variam de uma a duas vezes na semana, por apenas um período do dia. 

Mas não pense que isso o torna mais fácil, viu? Todos eles têm diversos trabalhos que precisam ser feitos fora do horário de aula, então você também precisará se dedicar bastante. Para ingressar no VET, as instituições de ensino normalmente pedem um nível intermediate ou upper-intermediate de inglês, pois todos os trabalhos e toda a comunicação entre você e seus professores e colegas de sala serão em inglês.  

Além disso, existem as opções de graduação e master. Esses, são cursos de ensino superior, e assim como no Brasil é necessário cumprir alguns requisitos para conseguir uma vaga. 

Para ambos, é necessário ter uma prova de proficiência de inglês válida, que pode ser o IELTS ou o PTE (Pearson Language Test). Além disso, é necessário mostrar histórico escolar e diploma da universidade caso opte por fazer o mestrado. 

Os cursos têm duração de dois a quatro anos e normalmente são full-time, o que faz com que você tenha que se dedicar 100% às aulas. Comparado ao VET e às aulas de inglês, esse tipo de intercâmbio tem um investimento um pouco mais elevado. Mas já pensou na diferença que seu currículo terá com uma universidade feita no exterior? 

__

Esse texto foi escrito por Giovanna Antonialli, jornalista, que entre muitos lugares que já esteve, fez intercâmbio em Boston, nos Estados Unidos, e Sydney, na Austrália.

Atualmente, a Gi trabalha como consultora de intercâmbio na Beeducation Intercâmbio e ajuda muitas pessoas a realizarem seus sonhos de estudar no exterior.

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply