Este é o segundo texto da trilha de conteúdos sobre a Austrália como destino para intercâmbio. Veja os demais textos desta trilha: #1 – #2 – #3 – #4 – #5 – #6
Quando a gente pensa em intercâmbio na Austrália, a primeira coisa que vem em mente são as belas praias espalhadas pelo país. De fato, isso é a razão de atrair muitos estudantes internacionais.
Mas você pode estar se perguntando, como eu vou saber se a Austrália é pra mim ou não. Por isso, fique ligada(o) nas dicas que vamos deixar aqui em baixo.
Assim como o Brasil, a Austrália fica localizada no hemisfério sul do planeta, por isso as estações do ano são simultâneas com as nossas.
O país, que é o quarto maior do mundo, tem uma área territorial de mais de 7,7 milhões de quilômetros quadrados. Por isso, há muita diversidade, tanto de fauna e flora, como de clima. Então se você escolher Sydney como destino principal, o clima de lá é bem equilibrado, nem muito quente e nem muito frio. Mas assim como aqui, há dias em que o termômetro chega nos extremos.
Agora se você escolher uma região mais ao norte do país, o clima é muito mais quente comparado com Sydney. Isso também acontece com as cidades do sul, que são bem mais frias. Caso você escolha a Austrália como destino para seu intercâmbio, é necessário ficar atenta(o) ao tipo de clima que prefere. Lembrando que até as cidades mais frias do país fazem calor durante o verão.
A população australiana tem uma vida bem ativa e ao ar livre, é bem comum você ver estabelecimentos abrindo bem cedo e consequentemente, fechando cedo. Tudo acontece enquanto o sol ainda está no céu.
Por conta disso, restaurantes e bares, mercados e estabelecimentos no geral costumam fechar cedo! Se você for uma pessoa noturna, precisa estar aberta(o) a mudar um pouco seus hábitos.
Agora uma das grandes vantagens de se fazer intercâmbio na Austrália é se você pretende trabalhar durante o seu programa. O governo do país concede aos estudantes internacionais a possibilidade de trabalhar 20 horas semanais durante o período de aula e 40 horas durante as férias, caso o seu curso tenha mais de 14 semanas.
Isso traz inúmeras vantagens. Desde a possibilidade de você custear alguns gastos, como alimentação, moradia e transporte enquanto estuda, até ter a possibilidade de praticar o idioma no mundo real. Na escola, você conversa com pessoas que também estão aprendendo o inglês, agora quando você precisar ter contato com alguém local em um ambiente de trabalho, a experiência de falar o idioma vai ser completamente diferente.
Porém, além disso tudo que falamos, a principal dica que podemos te dar é que independente de você se identificar com o estilo de vida australiano, é necessário ter a cabeça aberta, pois com certeza você vai precisar se adaptar a diversas situações durante o seu intercâmbio.
__
Esse texto foi escrito por Giovanna Antonialli, jornalista, que entre muitos lugares que já esteve, fez intercâmbio em Boston, nos Estados Unidos, e Sydney, na Austrália.
Atualmente, a Gi trabalha como consultora de intercâmbio na Beeducation Intercâmbio e ajuda muitas pessoas a realizarem seus sonhos de estudar no exterior.