Este é o primeiro texto da trilha de conteúdos sobre a Austrália como destino para intercâmbio. Veja os demais textos desta trilha: #1 – #2 – #3 – #4 – #5 – #6
Com belezas naturais de tirar o fôlego e uma qualidade de vida excepcional, a Austrália é o destino preferido de muitos brasileiros para fazer intercâmbio.
Inegavelmente, o país encanta visitantes de todos os cantos do mundo. As diversas opções de lazer, a qualidade do ensino e o clima, são alguns dos maiores atrativos do maior país da Oceania.
Além disso, a Austrália tem um dos maiores salários mínimos do mundo, fazendo com que a desigualdade social seja muito baixa quando comparada ao Brasil.
Outro ponto bem interessante é sobre a cultura do esporte, lá não é muito comum os jogos de futebol. Estranho, né? Grande parte dos australianos curte mesmo um bom jogo de rugby, críquete e corridas de cavalos. Em uma breve caminhada por um dos diversos parques da cidade, é possível ver famílias se divertindo com a bola oval.
E se você ama café, vai se dar muito bem por lá. A população local tem um costume muito forte de tomar café, então é possível encontrar várias cafeterias deliciosas pela cidade.
Outra atividade que é bem comum de ver os australianos fazendo é o piquenique em parques. As pessoas costumam montar mesas decoradas, e levar verdadeiros banquetes para aproveitar o dia ao lado de familiares e amigos.
Muitas cidades do país são conhecidas mundialmente, e aqui nós vamos listar as cinco principais cidades que são escolhidas pelos intercambistas.
- SYDNEY
Sydney é a maior cidade da Austrália, com um pouco mais de cinco milhões de habitantes e a capital do estado de New South Wales. Muita gente acha que a cidade é a capital do país, mas Camberra é onde fica a sede do governo federal.
A cidade é extremamente multicultural, e conta com diversas universidades que recebem estudantes de todos os lugares do mundo. Por isso, é muito comum ouvir diversos idiomas durante um passeio e encontrar restaurantes com culinárias de vários continentes.
E se você gosta de praticar esportes e atividades ao ar livre, Sydney com certeza é para você. Trilhas, parques, piscinas públicas e praias, além da bela baía de Sydney, onde está localizada a Opera House e a Harbour Bridge, os cartões-postais do país, são algumas das várias opções de lazer gratuitas que se encontram pela cidade.
O sistema de transporte público é completo e muito eficiente. Então, é possível encontrar diversas linhas de trens, ônibus e ferries que conectam a cidade a outros pontos de New South Wales e até de outros estados.
O custo de vida em Sydney é considerado o mais alto da Austrália, mas não se assuste, é possível se manter por lá. Para uma semana, uma pessoa sozinha irá gastar cerca de 60 a 80 dólares no mercado, de 290 a 350 dólares para um quarto individual em um apartamento compartilhado, dependo da localização e 50 dólares de transporte público, se usar todos os dias.
- MELBOURNE
Melbourne é a maior cidade e capital do estado de Victoria, no sul da Austrália. Além disso, é uma metrópole extremamente cultural, que conta com diversos museus, galerias de arte e teatros.
Fazer intercâmbio em Melbourne é desfrutar de uma cidade segura, que tem qualidade em educação, ótima infraestrutura, oportunidades de negócios e um estilo de vida saudável.
Além disso, a cidade é muito conhecida pelo esporte, sendo sede de dois grandes eventos, o Australian Football League e a famosa corrida de cavalos que para o país, a Melbourne Cup.
Muita gente não sabe, mas em Melbourne há diversas praias, inclusive Brighton Beach, onde é possível encontrar diversas casinhas coloridas na areia da praia. Antigamente, elas eram usadas como casas de banho. Hoje em dia, esses boxes são particulares e usados como depósito dos proprietários.
Há duas horas de Melbourne, é o ponto de partida da Great Ocean Road, a rodovia mais bonita do mundo, além de diversas belezas naturais como os 12 apóstolos.
O custo de vida na cidade fica apenas abaixo de Sydney. Uma pessoa sozinha gasta em média de 40 a 60 dólares por semana de mercado, de 290 a 350 dólares para um quarto individual em um apartamento compartilhado e em média 35 dólares de transporte público. Claro que esses valores podem mudar de uma pessoa para outra.
- BRISBANE
Brisbane é a maior cidade e capital do estado de Queensland, que é conhecido como o estado do sol da Austrália. Com clima mais quente que Sydney e Melbourne, a cidade desfruta de quase 300 dias de sol por ano.
Por conta disso, você já deve imaginar que eventos ao ar livre são bem comuns por lá. O rio que corta a cidade é um ponto bem importante de Brisbane. Além de ser rota de diversos ferries que vão para vários pontos da cidade, os australianos que moram por lá criaram uma praia artificial na beira do rio, já que em Brisbane não há praias naturais.
É possível percorrer por todo centro da cidade com o City Hopper, um ferry gratuito que percorre os principais pontos de Brisbane. No meio dos arranhas-céus do centro da cidade, é possível encontrar diversos parques e edifícios históricos, o que torna a cidade um lugar único na Austrália.
Em Brisbane, uma pessoa sozinha gasta em média 50 dólares por semana de mercado, de 250 a 320 dólares para um quarto individual em um apartamento compartilhado e em média 40 dólares de transporte público. Os valores podem variar de acordo com os bairros e estilo de vida.
- GOLD COAST
A segunda principal cidade do estado de Queensland, Gold Coast fica a apenas a uma hora de carro da capital, Brisbane.
Ao mesmo tempo que tem uma grande gama de eventos, Gold Coast conta também com atividades artísticas e culturais, negócios e oportunidades esportivas.
Conhecida como a capital do surfe australiano, a cidade tem diversas praias, incluindo a famosa Surfers Paradise. O bairro, que tem o mesmo nome da praia, é o ponto turístico mais popular da cidade desde 1920.
É possível também observar Gold Coast das alturas. O Q1, o prédio mais alto da Austrália, com quase 333 metros de altura, conta com o SkyPoint Observation Deck, um andar panorâmico que te dá a possibilidade de ter uma visão 360 graus da cidade.
E não pense que é apenas isso que Gold Coast tem a oferecer. É possível encontrar antigas florestas tropicais, parques temáticos e uma vibrante cena gastronômica e cultural.
Em Gold Coast, uma pessoa sozinha gasta em média 50 dólares por semana de mercado, de 200 a 300 dólares para um quarto individual em um apartamento compartilhado e 60 dólares com transporte público. Claro que esses valores podem mudar de uma pessoa para outra.
- SUNSHINE COAST
Sunshine Coast, um lugar autêntico e envolvente, fica a um pouco mais de uma hora ao norte de Brisbane. Na verdade, Sunshine Coast é uma região composta por pequenas cidades, como Noosa Heads.
Ao mesmo tempo que é rica em diversidade, está repleta do melhor que a Austrália tem a oferecer. Praias de águas cristalinas se encontram com florestas, montanhas e pântano e se misturam com pequenas vilas, e tudo isso dá a cidade um charme especial.
Com um estilo de vida descontraído e uma atmosfera calma, a região ainda oferece diversas opções de cervejarias artesanais, que podem ser encontradas ao longo da costa.
O custo de vida na cidade para uma pessoa sozinha é de em média 50 dólares por semana de mercado, de 190 a 300 dólares para um quarto individual em um apartamento compartilhado e em média 35 dólares de transporte público. Claro que esses valores podem mudar de um bairro para outro.
- ADELAIDE
Localizada no estado de South Australia, Adelaide é uma cidade em expansão. É considerada uma das 10 melhores cidades do mundo para se viver e por conta disso, atrai estudantes internacionais de todo o mundo.
Claro que as universidades da região são um grande atrativo para que vai estudar por lá, mas a qualidade de vida aliada com a estrutura que a cidade oferece conta muito na hora da decisão de escolher Adelaide como destino para intercâmbio.
Aliás, a cidade foi projetada de uma forma que tudo é muito acessível, por isso, é conhecida como a cidade dos 20 minutos. Outro ponto bem interessante é a região ser composta por diversas vinícolas e cervejarias.
Em Adelaide, uma pessoa sozinha gasta em média 50 dólares por semana de mercado, cerca de 25 dólares de transporte e 250 a 290 dólares por semana de aluguel para um quarto individual em um apartamento compartilhado.
- BYRON BAY
Byron Bay é uma pequena cidade localizada ao norte de New South Wales, a um pouco mais de uma hora de Gold Coast, em Queensland e a 700 quilômetros de Sydney.
Com apenas 10 mil habitantes, a cidade tem uma vibe praiana misturada com um clima de interior e é considerada a cidade mais hippie da Austrália. Além disso, tem o ponto mais oriental de todo o país.
Byron Bay conta com pequenos restaurantes, bares, cafés e lojinhas que dão um charme único ao centro da cidade.
Diversas praias e o famoso farol da cidade são algumas das opções de lazer da cidade, além da cervejaria Stone Wood, que é conhecida e apreciada no país inteiro.
Em Byron Bay, uma pessoa sozinha gasta em média 50 dólares por semana no mercado. Como a cidade é bem pequena, é possível andar para diversos lugares a pé. Dessa maneira você vai economizar com o transporte. Já o aluguel, você encontra a partir de 190 até 250 dólares para um quarto individual em um apartamento compartilhado.
- DARWIN
Darwin é a capital do Território do Norte, localizado ao norte da Austrália. Conhecida por seu clima quente e grandes crocodilos, a cidade tem belezas naturais um pouco diferentes das grandes metrópoles, como Sydney e Melbourne.
A forte cultura aborígene, povo tradicional da Austrália, se mistura com a asiática, devido à proximidade da cidade com alguns países da Ásia. Isso influencia diretamente a culinária, fazendo com que seja possível encontrar restaurantes de vários países da Ásia.
Diversas praias, parques nacionais, rios, cachoeiras são algumas das várias opções de lazer. Ainda é possível encontrar museus e galerias de arte que contam um pouco sobre a cultura da cidade e do país.
Em Darwin, uma pessoa sozinha gasta em média 50 dólares por semana no mercado, cerca de 25 dólares de transporte público e 250 de aluguel de um quarto individual em um apartamento compartilhado. Os valores podem variar de acordo com o bairro de residência e o estilo de vida.
__
Esse texto foi escrito por Giovanna Antonialli, jornalista, que entre muitos lugares que já esteve, fez intercâmbio em Boston, nos Estados Unidos, e Sydney, na Austrália.
Atualmente, a Gi trabalha como consultora de intercâmbio na Beeducation Intercâmbio e ajuda muitas pessoas a realizarem seus sonhos de estudar no exterior.