Este é o quarto texto da trilha de conteúdos sobre a Austrália como destino para intercâmbio. Veja os demais textos desta trilha: #1 – #2 – #3 – #4 – #5 – #6
Como já falamos anteriormente nesse post aqui, qualquer pessoa que tenha o visto de estudante para cursos de mais de 14 semanas tem permissão para trabalhar legalmente no país.
Durante o período de aula, o estudante pode trabalhar 24 horas semanais, enquanto no período de férias essa carga horária aumenta para 40 horas semanais.
Pessoas com qualquer nível de inglês conseguem trabalhar por lá, o que vai variar é o tipo de trabalho e o salário.
Quem chega na Austrália com um nível básico de inglês, provavelmente vai conseguir o primeiro emprego como cleaner (limpeza) ou em obra. No cleaner, existem alguns tipos como o residencial, o de escola, o de condomínio e o de finalização de obra.
Agora, se você já tem um nível intermediário, você pode conseguir trabalhos que tenham um pouco de interação pessoal, o que vai contribuir muito para o desenvolvimento da língua inglesa.
Normalmente, esses trabalhos são na indústria de hospitalidade e entretenimento.
Os empregos mais comuns são de dishwasher (lavador de pratos), kitchen had (ajudante de cozinha), food runner, que são pessoas que apenas levam os pratos e bebidas até a mesa em um restaurante, entregador de comida por aplicativo, como por exemplo o Uber Eats e camareira em hotel.
Esses tipos de trabalho normalmente exigem um nível intermediário porque, por mais que seja pouco, há um certo tipo de contato com clientes e colegas de trabalho que falam em inglês.
Agora, se você tem um nível avançado, os trabalhos em hospitalidade são ainda mais comuns. Você pode trabalhar como garçom/garçonete em restaurantes, como barista em cafés, como bartender em pubs, vendedor(a) de loja e babá. Além disso, é possível arrumar trabalhos em agências de eventos, onde você trabalhará em estádios de rugby, além das famosas corridas de cavalos, eventos corporativos e casamentos.
Agora se você é fluente em inglês é possível encontrar trabalhos em recepção de escritórios e clínicas médicas. Porém, na maioria das vezes, esses locais pedem um visto de trabalho full-time, o que não entra na categoria do visto de estudante. Porém, assim como tudo, há sempre exceções e se você correr atrás, certamente irá encontrar algo part-time.
O salário mínimo na Austrália é de AU$ 24,10 por hora e o pagamento acontece toda semana e em alguns casos, quinzenalmente.
__
Esse texto foi escrito por Giovanna Antonialli, jornalista, que entre muitos lugares que já esteve, fez intercâmbio em Boston, nos Estados Unidos, e Sydney, na Austrália.
Atualmente, a Gi trabalha como consultora de intercâmbio na Beeducation Intercâmbio e ajuda muitas pessoas a realizarem seus sonhos de estudar no exterior.