Intercâmbio Voluntário
“O que conta na vida não é o simples fato de termos vivido. É a diferença que fizemos na vida dos outros.”
Nelson Mandela
Atualmente, aliar um intercâmbio com voluntariado tem se tornado cada vez mais comum. E, neste sentido, seja no âmbito social, meio ambiente, proteção de animais ou na área da saúde, o trabalho voluntariado faz toda a diferença na vida das pessoas que recebem e fazem a ação.
Como funciona o intercâmbio voluntário?
Volunturismo (acomodação gratuita): Embora nomearam essa experiência de intercâmbio, não é. Volunturismo é uma experiência que você oferece trabalho em troca de acomodação. Ao invés de contribuir com a sociedade é contrário à isso, pois normalmente prejudica a economia local, sendo mal visto pelos locais que precisam dos empregos para se manterem e veem as vagas sendo preenchidas por (volun)turistas. Vale lembrar que em lugar nenhum do mundo pode trabalhar com visto de turista. Não trabalhamos com esse tipo de experiência.
Programas de Voluntariado: Nessa opção você pode ajudar um projeto social, ambiental, médico com voluntário, entre outras áreas. O programa tem custo para o voluntário, pois é isso que mantém os projetos. É necessário já ter um bom inglês e no mínimo 18 anos. Normalmente, os programas não incluem aulas durante o voluntariado.
Bem-vindo à nossa lista de projetos voluntários em vários países da África. Esperamos que algum projeto toque seu coração =)

Intercâmbio voluntário somente para mulheres
Ajude a proteger, apoiar e empoderar mulheres e crianças abusadas e emocionalmente esgotadas para que possam se curar fisicamente e emocionalmente.
Opção de meio período: aprender inglês pela manhã e fazer voluntariado à tarde. Os valores e condições são diferentes.
O projeto Women’s Refuge foi estabelecido em 1959. Onde ajuda e esperança são oferecidas, independentemente da raça ou religião, capacitando por meio da parceria, não apenas por meio da caridade. As mulheres e seus filhos vivem na casa por um período de três meses, proporcionando um refúgio seguro para eles durante um momento de necessidade.
As mulheres e crianças recebem três refeições balanceadas por dia, roupas, produtos de higiene e roupas de cama. Também são oferecidos serviços terapêuticos profissionais, como aconselhamento individual ou em grupo com assistentes sociais qualificados e organizações externas que lidam com sobreviventes de violência doméstica, estupro, etc. Assistência em questões legais e necessidades médicas também é concedida.
Pequenas crianças podem ficar na creche em tempo integral, enquanto crianças mais velhas recebem ajuda para colocação em escolas ou são educadas em casa.
Um centro de treinamento de habilidades totalmente equipado, administrado por um instrutor de habilidades em tempo integral, oferece trabalhos com contas, costura, decoupage, fabricação de cartões, pintura em tecido e alfabetização em informática. O treinamento de habilidades é uma parte integral do programa terapêutico. Por meio de atividades criativas intencionais e reflexão, os residentes aumentam sua capacidade pessoal de reconhecer suas próprias habilidades, forças e potencial. Além disso, as atividades criam uma conscientização sobre a definição de metas de ação direcionadas, o que impacta seu processo de cura pessoal. O projeto também oferece elevação espiritual, prepara mulheres para entrevistas de emprego, organiza sessões em grupo e oficinas de direitos humanos.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada
– Taxa de colocação de acomodação
– Acomodação (casa do voluntário: quarto compartilhado e banheiro compartilhado)
– Doação para o projeto
– Pacote de boas-vindas
– Visitas frequentes ao local por um coordenador
– Orientação
– Participação nas atividades do Social Club (taxas extras podem ser aplicadas)
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Alimentação
– Quaisquer itens de natureza pessoal
– Lavanderia
– Toalhas
– Transfer para o aeroporto na partida
– Transporte entre a acomodação e o projeto
– Seguro médico
– Passagem aérea
– Ajudar a professora com as crianças
– Ajudar a preparar refeições saudáveis para as crianças
– Distribuir alimentos para as crianças, ajudando a alimentar os mais jovens
– Ensinar as crianças a colorir, ler e brincar com elas (a melhor terapia)
– Administração
– Organização do estoque
– Separação de doações
– Jardinagem, cuidados e manutenção da casa
– Auxiliar nas oficinas de capacitação para mulheres, por meio de:
1) Providenciar o material adequado para as oficinas de costura ou bordado
2) Ministrar treinamento básico de alfabetização para as participantes (isso é para quando elas forem vender os produtos que produziram, como colares, brincos, almofadas, bolsas, etc.)
3) Facilitar as oficinas de costura ou bordado
4) Auxiliar as participantes na escolha do tecido ou do design ao fazer bordado ou costura
5) Incentivar as participantes a se tornarem mais autossuficientes
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com surfe e crianças
Este projeto cria oportunidades duradouras para crianças de comunidades desfavorecidas por meio de uma fórmula poderosa de educação no surfe.
Muizenberg é um bairro à beira-mar de Cape Town e considerado o berço do surfe na África do Sul, onde as primeiras ondas foram surfadas em 1917. As coloridas cabanas de praia adornam muitos cartões postais e as praias se estendem por quilômetros – um lugar incrível.
Surfing Smiles é uma organização sem fins lucrativos registrada, que oferece às crianças um ambiente seguro e estável, semelhante ao de uma família, após a escola. O projeto atualmente apoia cerca de 70 crianças das comunidades desfavorecidas de Masiphumelele, Ocean View e Khayelitsha, com uma distribuição igual de meninas e meninos.
Crianças que crescem nessas comunidades ao redor da Cidade do Cabo têm poucas chances de escapar de seu ambiente socioeconômico: a pobreza, o crime, as drogas, o gangsterismo, a falta de uma educação de boa qualidade e as poucas oportunidades de emprego são batalhas reais que essas crianças enfrentam.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada e na partida
- – Acomodação: estilo dormitório com roupas de cama
- – Café da manhã (de segunda a sexta) e jantares (de segunda a quinta)
- – Doação para o projeto
- – Pacote de boas-vindas
- – Visitas regulares ao local por um coordenador
- – Orientação
- – Atividade semanal em Muizenberg
- – 4 passeios pela Península do Cabo
- – 3 aulas profissionais de surfe por semana
- – Aluguel ilimitado de equipamentos de surfe
- – Análise de surfe por vídeo
- – 1 passeio para surfar pela Península do Cabo
- – Curso de surfe online com um surfista profissional sul-africano
- – Certificado
- – Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
- – Wi-Fi ilimitado
Não inclui:
– Almoços e as refeições nos fins de semana
- – Lavanderia
– Toalhas – Seguro médico
– Passagem aérea
Os voluntários geralmente passam a manhã fazendo suas próprias aulas de surfe, aulas de yoga ou participando de passeios.
Durante as tardes (qualquer horário entre 14h e 18h, no máximo), eles ajudam as crianças como treinadores de surfe ou estão na sala de aula como tutores, auxiliando com tarefas de casa ou orientando nas matérias de matemática ou inglês. Duas tardes são passadas na sala de aula e dois dias no surfe, com um dia variável a cada semana reservado para educação ambiental, coaching ou oficinas vocacionais.
As noites e os fins de semana são livres.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário – conservação do oceano
Trabalhe com comunidades locais para garantir o futuro dos nossos oceanos. Passe seus dias na praia e no mar, aprendendo e inspirando outras pessoas.
O projeto de conservação dos oceanos faz parte de uma comunidade de voluntários dedicada à conservação marinha na África do Sul. Como muitos projetos de conservação, esta organização depende da disposição de outras pessoas para contribuírem com seu tempo e dedicação, promovendo a ética do voluntariado e da preservação, que caminham juntas em direção a um futuro melhor.
Este projeto teve início durante uma conversa entre dois amigos na área de Plettenberg Bay, quando eles perceberam que peixes-prata, um alimento básico na dieta dos golfinhos, estavam sendo capturados por barcos estrangeiros. Nas semanas seguintes, os golfinhos começaram a desaparecer da baía. Não surpreendentemente, a causa desse desaparecimento foi a redução da fonte de alimento; os peixes-prata quase desapareceram completamente da baía devido à pesca.
Esse evento levantou muitas preocupações entre os moradores da comunidade local de Plettenberg Bay, que abriga algumas das mais diversas espécies de vida marinha, incluindo golfinhos, baleias e tubarões. Em resposta a essas preocupações, o projeto de conservação dos oceanos criou uma ala educacional para complementar sua empresa de ecoturismo marinho já existente. Essa adição, focada em educação marinha, conservação e pesquisa, foi apropriadamente chamada de Ocean Conservation. Quando o programa começou, em 2001, seu objetivo principal era criar um plano de gestão da baía com a ajuda dos primeiros estudantes de pesquisa. Uma parceria foi estabelecida com a organização governamental Cape Nature, para monitorar a baía. O projeto forneceu o equipamento necessário, e o Cape Nature aplicou as leis na área. Em poucos meses, nenhum barco ilegal pôde ser encontrado na baía. Eventualmente, o município de Plettenberg Bay aceitou o plano, e o projeto continuou monitorando a baía sob a supervisão e orientação de várias universidades e instituições governamentais.
Não demorou muito para que a comunidade começasse a notar melhorias e demonstrar curiosidade sobre os diferentes “trabalhos em andamento” da fundação. O interesse local e o desejo de ajudar a causa aumentaram progressivamente, dando origem ao programa de voluntariado, no qual pessoas de todo o mundo dedicam seu tempo para ajudar no avanço das iniciativas de educação, pesquisa e conservação.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada e na partida (George Airport)
– Acomodação: quartos estilo dormitório com 2 ou 3 pessoas por quarto, sistema de pensão completa com alimentos fornecidos e lavanderia
– Transporte para atividades relacionadas ao projeto
– Camiseta e boné
– Orientação
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Qualquer outro transporte
– Excursões
– Toalhas
– Seguro médico
– Passagem aérea
– Aprender e praticar técnicas de conservação dos oceanos junto a biólogos e conservacionistas, aplicando-as diretamente no campo.
– Voluntariar em atividades aquáticas, com golfinhos, tubarões, focas e baleias.
– Participar de programas de educação comunitária.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário em fazenda urbana
Este projeto único de agricultura urbana permitirá que você experimente práticas de agricultura sustentável, educação e promoção da saúde.
Este é um projeto comunitário sem fins lucrativos que celebra a comida local e a comunidade. Localizado em um campo de bowling green desativado da década de 1950, o local faz parte de uma fazenda histórica estabelecida em 1709. O projeto busca reconectar o bairro Oranjezicht e o restante de Cape Town a este lugar, por meio da educação e do cultivo de hortas, e usá-lo como um catalisador para promover a coesão social, desenvolver habilidades, educar os moradores e seus filhos sobre questões alimentares e ambientais, além de defender o uso de espaços públicos verdes não utilizados ou subutilizados na cidade.
Além de fornecer produtos frescos, a fazenda serve como uma sala de aula ao ar livre para todas as idades, aberta gratuitamente ao público seis dias por semana. Colheitas semanais de “colha você mesmo”, workshops interativos, eventos anuais e muito mais mantêm a comunidade envolvida e a fazenda cheia de atividades.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada
– Acomodação em homestay: quarto individual, banheiro compartilhado, com café da manhã e jantar
– Uma atividade social por mês
– Doação para o projeto
– Kit de boas-vindas
– Visitas regulares ao local por um coordenador
– Orientação
– Participação nas atividades do Social Club (taxas extras podem ser aplicadas)
– Certificado
– Suporte local, incluindo número de emergência 24 horas
Valor não inclui:
– Almoço
– Transporte local
– Transfer para o aeroporto na partida
– Lavanderia
– Toalhas
– Itens de natureza pessoal
– Wi-Fi
– Seguro médico
– Passagem aérea
Você normalmente realiza atividades práticas ao lado dos agricultores orgânicos qualificados do projeto, fazendo uma variedade de atividades relacionadas à horticultura. Durante as visitas escolares, você apoia a execução dos programas educacionais. As colheitas semanais de “colha você mesmo” nas manhãs de sábado e os eventos de plantio com os detentores de terrenos são outras oportunidades de apoio e envolvimento com a comunidade. Nas manhãs de quarta e sexta-feira, acontecem as colheitas, quando os voluntários ajudam a colher, lavar e embalar os produtos da fazenda.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário conservação ambiental
Este projeto oferece uma oportunidade rara de combinar o desenvolvimento comunitário com a proteção ambiental.
Este projeto de conservação pioneiro é o resultado de várias famílias de agricultores que trabalharam juntas para formar uma reserva privada de caça com aproximadamente 8.500 hectares. Ela é gerida ativamente como uma área protegida.
É uma iniciativa única de conservação que permite a reintrodução de animais na área onde eles uma vez vagaram livremente, contribuindo assim para a preservação do patrimônio natural.
Este projeto oferece uma visão sobre os problemas ambientais e a gestão de uma reserva de caça, auxiliando o Centro de Conservação. Também contribui para o fortalecimento da comunidade através de um centro de cuidados diurnos local, enquanto proporciona um elemento de diversão para aqueles que participam.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada e na partida (Port Elizabeth Airport)
– Acomodação: quarto duplo, com comida para você cozinhar, lavanderia e toalhas.
– Orientação
– Transporte diário de ida e volta para a reserva de caça (segunda – sexta)
– 1 excursão por semana, incluindo taxas de entrada
– Certificado
– Suporte local, incluindo número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Qualquer outro transporte
– Atividades/excursões de fim de semana
– As tarefas típicas com a comunidade ou nas duas escolas primárias incluem trabalhar com crianças de todas as idades. Você pode estar lendo, ensinando ou brincando com as crianças.
– Também há tarefas organizacionais: consertar coisas, jardinagem, etc.
– Você também participará de limpezas comunitárias, projetos de artesanato, feiras de garagem e muito mais.
– Na reserva de caça, você estará envolvido no rastreamento de leões e no monitoramento do seu bem-estar, contagem de animais (principalmente no inverno), manutenção de estradas ou remoção de plantas invasoras. – Também haverá palestras e discussões sobre vários tópicos, como observação de aves e caça. Pode ter certeza de que todos os aspectos da conservação serão abordados durante sua estadia neste projeto.
É importante observar que esta descrição serve apenas como exemplo. As atividades podem variam bastante.

Intercâmbio voluntário com vida selvagem
O sonho do projeto para cada pessoa que o encontra é promover uma mudança de estilo de vida em direção ao pensamento e à vivência da conservação.
Se você está buscando fazer a diferença ao participar ativamente da conservação da vida selvagem africana em um ambiente divertido, seguro, estável e deslumbrante, este projeto é o lugar para você.
O objetivo é capacitar pessoas comuns a proteger a natureza, criando um estilo de vida voltado para a conservação ao retornar para casa. Este projeto é um ponto de partida para você se tornar um conservacionista, porque com sua ajuda, podemos ter um amanhã melhor.
Este projeto de conservação não poderia funcionar sem o trabalho árduo, a dedicação e o tempo de voluntários.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada e partida (George International Airport)
– Acomodação: barraca compartilhada com 4 pessoas, com todas as refeições e roupa de cama
– Lavanderia
– Transfer para a cidade a cada duas semanas (nos sábados)
– Orientação
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Certificado
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Qualquer outro transporte
– Excursões
– Seguro saúde
– Passagem aérea
– Você trabalhará e viverá em uma reserva de caça em funcionamento. As tarefas essenciais estão no cronograma, seguidas por atividades recreativas.
– Normalmente, há de quatro a seis tarefas por dia, baseadas em um sistema rotativo que garante que todos tenham a oportunidade de vivenciar todas as atividades.
– As tarefas do dia podem incluir o seguinte:
1) Preparação de alimentos
2) Rastreio e monitoramento de guepardos em liberdade
3) Pesquisa e observação de famílias de suricatos selvagens
4) Realização de contagem de animais
5) Patrulhamento de cercas elétricas e áreas de cercado
6) Instalação de câmeras para fins de pesquisa
7) Realocação/recuperação de vida selvagem
8) Mitigação de conflitos entre seres humanos e animais
9) Contribuição para a conservação do habitat, incluindo o plantio de plantas.
10) Melhoria da comunidade (Projeto Escolar Vrederust)
11) Assistência e apoio em escola rural local
12) Trabalho agrícola, como manutenção do fornecimento de água, conserto de cercas, etc.
13) Aprender habilidades de campo, como rastreamento, espécies de animais, espécies de plantas.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com cavalos
A Healing through Horses oferece equoterapia e treinamento com cavalos para pessoas com deficiências severas desde 1973.
Opção de meio período: aprender inglês pela manhã e fazer voluntariado à tarde. Os valores e condições são diferentes.
Os participantes são ensinados por instrutores qualificados do Riding for the Disabled (RDA). Você contará com o suporte de um grupo de instrutores e uma equipe de voluntários.
Atualmente, o projeto oferece gratuitamente aulas de equitação para aproximadamente 180 crianças, a partir de 7 anos, e adultos com deficiências, provenientes de 13 escolas de necessidades especiais na região do Cabo Ocidental. Apesar da demanda sempre superar a oferta, mais de 9.500 crianças, famílias, cuidadores e comunidades ao redor já se beneficiaram do projeto.
Todos os participantes se beneficiam fisicamente dos inúmeros aspectos positivos que a equitação proporciona, incluindo benefícios psicossociais, aumento da autoestima e a oportunidade de competir com os colegas em condições de igualdade.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada
– Taxa de colocação de acomodação
– Acomodação: Volunteer House com quarto compartilhado, banheiro compartilhado e cozinha
– Transfer diário de ida e volta para o projeto
– Doação para o projeto
– Kit de boas-vindas
– Visitas frequentes ao local por um coordenador
– Orientação
– Participação nas atividades do Social Club (custos extras podem ser aplicados)
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Alimentação
– Transporte local
– Transfer para o aeroporto na partida
– Lavanderia
– Toalhas
– Quaisquer itens de uso pessoal
– Seguro médico
– Passagem aérea
Rotina básica no estábulo e manutenção:
- – Preparação dos cavalos (grooming) e colocação do equipamento uma hora antes da primeira aula.
- – Alimentação diária dos cavalos.
- – Limpeza das baias.
- – Reposição da cama dos cavalos.
- – Manutenção de um ambiente limpo e seguro no estábulo.
- – Cuidados com o terreno e reparos.
- – Exercícios e treinamento dos cavalos para garantir que estejam aptos para a equitação terapêutica.
Os voluntários geralmente ajudam nas aulas, desempenhando tarefas como:
- – Auxiliar os cavaleiros com deficiências a se prepararem para as sessões, incluindo colocação de capacetes e garantia de conforto.
- – Oferecer apoio emocional e incentivo aos cavaleiros durante as sessões.
Funções que os voluntários podem assumir:
– Líder: responsável pelo cavalo, garantindo sua condução segura.
- Caso não haja assistentes laterais (side-walkers), o líder também observa o progresso do cavaleiro, mas não é responsável por ensiná-lo.
– Assistente lateral (side-walker): atua como um “elo” entre o cavaleiro e o instrutor. Relaxa o cavaleiro, reforça as instruções do instrutor, oferece apoio, reage em situações de emergência e constrói uma relação próxima com o cavaleiro.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário na Tanzânia
O objetivo do projeto é capacitar jovens para se tornarem líderes sociais.
Os voluntários residem em um ambiente multicultural, trabalhando colaborativamente em equipe para realizar tarefas ou projetos institucionais. Eles oferecem suporte aos beneficiários em suas rotinas diárias e durante workshops, além de ajudar com as necessidades gerais da escola.
A abordagem:
– Inclusão social de crianças, jovens e avós em situações de risco social.
– Proteção e restauração dos direitos de crianças e adolescentes socialmente vulneráveis.
– Voluntários comprometidos com o projeto trabalharão ao lado da comunidade, engajando diversos atores da sociedade para garantir o cumprimento dos direitos de todos.
Valor inclui:
– Alocação no projeto
– Transfer na chegada e na partida (Aeroporto Internacional de Kilimanjaro)
– Acomodação: quartos compartilhados entre 2 e 6 pessoas, pensão completa e lavanderia
– Orientação
– Tour pela cidade de Arusha
– Wi-Fi
– Certificado
– Suporte local, incluindo equipe local e um número de emergência disponível 24 horas
Valor não inclui:
– Passagens aéreas
– Custos de visto
– Seguro de viagem
– Toalhas
– Transfer de e para o projeto
– Qualquer outro transporte
– Atividades/excursões de fim de semana
Você terá a oportunidade de:
– Ensinar Matemática e Ciências para estudantes de diferentes níveis.
– Ajudar os professores locais no ensino de inglês básico, cantando músicas e jogando jogos educativos.
– Ajudar a organizar atividades educacionais e recreativas.
– Engajar as crianças em diversas atividades, como trabalhos manuais, esportes, desenho, pintura, escrita, etc.
Os participantes devem estar cursando algo relacionado à educação ou já serem professores para assumir mais responsabilidades e se envolver plenamente neste programa. Caso contrário, o foco será ajudar os professores existentes e participar do cuidado infantil.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com crianças
O foco é fornecer educação de qualidade e programas de desenvolvimento para que as crianças alcancem seu pleno potencial e cresçam para se tornar líderes em suas comunidades.
*Voluntários precisam ter no mínimo 21 anos.
O projeto está ativo há mais de 25 anos e está localizado no bairro de Kwanokuthula, em Plettenberg Bay. O Centro de Cuidados Infantis e Juvenis (CYCC) do projeto oferece cuidados residenciais para 50 meninas e meninos, todos os quais foram considerados vítimas de abuso pelo Tribunal da Criança e precisam de cuidados e proteção legais. O Centro de Atendimento (DIC) do projeto oferece uma ampla gama de serviços de prevenção e intervenção precoce, com a esperança de que a criança nunca precise ser colocada em cuidados legais.
As crianças do Centro de Cuidados Infantis e Juvenis recebem recursos para viver com dignidade, incluindo roupas, três refeições por dia, apoio escolar, supervisão de deveres de casa, aconselhamento terapêutico, acampamentos, aulas de arte, atividades esportivas e passeios. Aqueles que têm uma família para retornar são ajudados por assistentes sociais que trabalham na reabilitação das crianças e na reintegração delas com suas respectivas famílias. Após a saída de uma criança do centro, a equipe continua a interagir com a família e a escola para garantir que tudo esteja bem e fornecer qualquer assistência, se necessário.
O Centro de Atendimento tem uma política de portas abertas, permitindo que crianças que não estão conseguindo lidar com suas dificuldades ou que estão enfrentando novos problemas voltem diariamente. Essas crianças eram potenciais ou reais crianças de rua, mas, com muito amor e cuidado, o projeto conseguiu fazer com que todas fossem para a escola todos os dias. São crianças que realmente não queriam estar nas ruas, mas não tinham outra opção.
Valor inclui:
– Alocação no projeto
– Transfer na chegada e partida (George Airport)
– Acomodação: quartos compartilhados, café da manhã, almoço e jantar
– 1 passeio de dia inteiro a cada duas semanas
– Avaliação de Biocinética gratuita e prescrição de exercícios
– Transporte diário de e para o projeto
– Uma doação para o projeto
– Orientação
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência disponível 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Qualquer outro transporte
– Excursões
– Lavanderia
– Seguro médico
– Passagem aérea
As tarefas diárias podem incluir:
– Sessões de leitura e tutoria
– Criação de murais
– Projetos de jardinagem
– Projetos de manutenção, como a criação de pistas de obstáculos e estruturas para parque infantil
– Projetos de arte e artesanato
– Treinamento de fitness Move4Life com as crianças
– Atividades esportivas gerais e coaching
– Yoga infantil BeCalm e mindfulness
– Programa diário de alimentação
– Programa de saúde
– Tutoria
– Atividades esportivas e culturais diárias
– Jardinagem
– Projetos de elevação comunitária
– Projetos gerais de manutenção
– Campanhas de conscientização realizadas ao longo do ano, bem como programas durante as férias escolares.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário de saúde no Zanzibar
Contribua para a Tanzânia alcançar o terceiro objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: saúde e bem-estar.
O principal hospital de referência, também funciona como hospital de ensino para escolas e universidades da ilha. Nesse sentido, o voluntário é um recurso valioso para as comunidades atendidas.
Para participar ativamente no programa médico do hospital, os participantes devem ter alguma experiência e/ou formação médica para acompanhar de perto e aprender mais sobre a prestação de serviços de saúde. Dependendo do nível de conhecimento e experiência médica, eles serão designados para várias tarefas de assistência no hospital, atendendo assim aqueles com acesso limitado a cuidados de saúde de qualidade e acessíveis.
Voluntários que não tenham completado sua formação e/ou não estejam registrados em um respectivo Conselho Profissional e/ou aqueles que não possuam cobertura de Seguro de Responsabilidade Profissional para as atividades a serem realizadas no destino, fornecerão cuidados e assistência apenas sob a supervisão e direção de um Profissional de Saúde que atenda aos requisitos mencionados.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada e partida (Aeroporto Internacional Abeid Amani Karume)
– Acomodação: quartos compartilhados entre 2 e 8 pessoas/quarto, pensão completa
– Orientação
– Certificado
– Suporte local, incluindo equipe local e um número de emergência 24 horas
Valor não inclui:
– Passagens aéreas
– Custos de visto
– Seguro de viagem
– Wi-Fi
– Lavanderia e toalhas
– Transfer para e do seu projeto
– Qualquer outro transporte
– Atividades/excursões de fim de semana
Os voluntários estarão envolvidos nos seguintes departamentos do hospital:
– Laboratório
– Enfermagem
– Seção exclusiva para médicos
– Seção de medicação e farmácia
– Seção de odontologia
Os participantes que se juntarem a este programa podem contribuir para o hospital compartilhando seus conhecimentos e habilidades, além de doar recursos/suprimentos adicionais, ajudando a reduzir a lacuna financeira e apoiando os membros da comunidade local. Algumas das tarefas/responsabilidades podem incluir:
– Observar e/ou monitorar pacientes
– Auxiliar nas técnicas de tratamento
– Fornecer informações sobre cuidados de saúde comunitários
– Ampliar sua perspectiva sobre cuidados e tratamentos médicos internacionais
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com animais domésticos
Este centro é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é resgatar, reabilitar, reunir e reencaminhar cães e gatos perdidos, abandonados, abusados e negligenciados.
O abrigo de animais se esforça para melhorar a vida dos animais em comunidades carentes, oferecendo esterilizações gratuitas para famílias qualificadas, cuidados de saúde primários, tratamento veterinário e alimentação, assim como educação humanitária para os donos de animais.
O abrigo tem como objetivos:
– Reduzir o sofrimento de cães e gatos abandonados, feridos e abusados, resgatando-os, cuidando de seu bem-estar e colocando-os em lares amorosos.
– Reduzir o número de animais indesejados oferecendo esterilização gratuita para cães e gatos em comunidades carentes.
– Proporcionar educação para criar consciência sobre a responsabilidade moral e ética que temos em relação aos animais com os quais compartilhamos o mundo.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer de chegada no aeroporto
– Acomodação em casa de voluntários: quarto compartilhado, banheiro compartilhado
– Transfer diário de ida e volta para o projeto
– Uma doação para o projeto
– Kit de boas-vindas
– Visitas regulares ao local por um coordenador
– Orientação
– Certificado
– Suporte local, incluindo número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Alimentação
– Qualquer outro transporte
– Transfer de partida do aeroporto
– Lavanderia
– Itens de natureza pessoal
– Seguro saúde
– Passagem aérea
Um possível horário de trabalho poderia ser:
9h – 12h) Passeio com os cães. Sempre que os voluntários não estiverem em tarefas específicas, todos os funcionários são incentivados a passar um tempo com os gatos, cães e filhotes – eles precisam desesperadamente de contato humano e amor, e sempre aproveitam a interação humana. Você escova os cães/gatos. Você poderá ajudar a socializar os cães e também passar um tempo com eles em seus cercados.
12h – 12h30) Almoço.
12h30 – 13h30) Auxílio na manutenção do abrigo.
13h30) Partida do projeto assim que tudo estiver concluído.
Você receberá uma orientação completa e introdução na segunda-feira. O projeto começa na terça-feira.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário em escola na Namíbia
O projeto ajuda a proporcionar um ambiente de aprendizado positivo para que as crianças expandam seu conhecimento e compreendam a importância da educação para seu futuro.
A discriminação da comunidade San em toda a Namíbia, os preconceitos sociais e as dificuldades financeiras impedem que muitas crianças recebam uma educação adequada. Crianças San frequentemente sofrem de desnutrição e, portanto, não estão bem o suficiente para frequentar a escola. Além disso, muitas não falam inglês, o que dificulta seu aprendizado. Apenas uma em cada cinco crianças San frequenta a escola primária. Os desafios são enormes.
Esta escola primária não recebe financiamento do governo e depende da generosidade de doadores e voluntários para continuar seu trabalho. Seu objetivo é reduzir a pobreza, aumentando o potencial de ganho futuro dessas crianças e jovens. As crianças San aqui estão sendo patrocinadas para frequentar a escola primária e secundária.
Valor inclui:
– Alocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada e partida (Aeroporto Internacional Hosea Kutako em Windhoek)
– Acomodação: quarto duplo, pensão completa e lavanderia
– Toalhas
– O uniforme obrigatório consiste em 1 camiseta e 1 calça
– Orientação
– Certificado
– Suporte local, incluindo número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Chamadas telefônicas – devido à localização rural, o sinal nem sempre pode ser garantido
– Itens de natureza pessoal
– Bebidas e lanches
– Excursões
– Transporte local
– Seguro saúde
– Passagem aérea
– Visto
Aqueles interessados em se voluntariar na escola devem ter algum conhecimento prévio sobre ensino ou educação de crianças ou estar no processo de se tornar professores. Os voluntários trabalham de perto com a equipe, e suas principais tarefas podem incluir:
– Tarefas na sala de aula (por exemplo, distribuir tarefas, organizar, preparar apresentações diárias)
– Gestão de crianças (por exemplo, liderar/ajudar as crianças)
– Apresentar uma atividade ou tarefa na sala de aula
– Participação em atividades extracurriculares
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário na África do Sul
O principal objetivo é obter uma compreensão maior sobre a vida selvagem e o ambiente em que ela prospera e ensinar esse conhecimento a todos que auxiliam em seus locais.
O projeto Wildlife Rangers está localizado no coração de uma reserva de caça Big 5, com aproximadamente 25.000 hectares de terra. Todos os animais na propriedade são completamente selvagens. Está a apenas 45 minutos a oeste do Parque Nacional Kruger.
“Aprender e Ensinar” são os objetivos nos quais este projeto é fundado e os princípios básicos que orientam todas as suas atividades. O principal objetivo é obter uma maior compreensão sobre a vida selvagem e o ambiente no qual ela prospera, além de ensinar esse conhecimento a todos que assistem nas suas atividades.
O projeto foi fundado em 2004 para ajudar essa grande reserva de caça a monitorar seus elefantes como parte do programa de contracepção, o qual é o mais longo projeto de contracepção de elefantes do mundo. Esse programa agora evoluiu para incluir o monitoramento de todos os animais Big 5, bem como outros predadores. Todas as atividades do projeto foram estabelecidas para fornecer assistência dedicada às áreas de conservação parceiras. Ao ajudar com suas necessidades específicas de informações, o projeto permite que as reservas tomem as melhores decisões para o bem-estar dos animais. O projeto oferece uma experiência única e profissional para indivíduos que experimentam esses fascinantes ambientes naturais.
Valor inclui:
– Alojamento no projeto
– Transfer de aeroporto na chegada e partida (Aeroporto de Hoedspruit)
– Acomodação: quartos duplos ou estilo dormitório, alimentos
– Orientação
– Transporte diário dentro da reserva
– Todas as atividades de monitoramento da vida selvagem
– Taxa de conservação
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
Valor não inclui:
– Wi-Fi
– Lavanderia
– Qualquer outro transporte
– Atividades/excursões de fim de semana
– Toalhas
– Bebidas e lanches
– Itens de natureza pessoal
– Seguro médico
– Passagem aérea
– O projeto acontece de segunda a segunda, com as segundas-feiras sendo o dia de chegada e partida, além do passeio semanal à cidade para pegar os suprimentos da semana.
– De terça a sábado, os voluntários passam principalmente no campo monitorando as diversas espécies de vida selvagem, combinados com palestras e apresentações educativas e análise de dados.
– Os voluntários coletam dados durante os passeios de monitoramento, bem como a pé, sobre todas as diferentes espécies vistas durante os passeios, nas caminhadas de monitoramento ou em um bebedouro. Os dados do sistema fotográfico também são coletados, e as câmeras são redefinidas e reposicionadas. Os voluntários ajudarão com tudo isso, além da manutenção na reserva (por exemplo, desmatamento, conserto de estradas, etc.).
– Iniciativas de reabilitação do habitat na reserva também fazem parte das tarefas, incluindo controle de erosão, construção de gabiões de rocha, empacotamento de arbustos e replantio.
– Além disso, os voluntários estarão envolvidos no monitoramento dos búfalos no sistema aberto, bem como no campo de reprodução, e ajudarão na liberação deles para o sistema aberto quando estiverem prontos.
– Eles também terão funções de cozinhar e limpar, alternando a cada dia.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário no Zimbabué
Uma reserva que cria uma área ampla para que os animais se movam livremente e migrem naturalmente.
O projeto inclui mais de 27.000 acres de terra, ainda apenas uma parte da área total da vida selvagem, e se concentra no rastreamento do movimento dos animais e na observação de seus habitats. O impacto forma a base da experiência do voluntário. Oferece experiências imersivas na natureza facilitadas por apoio prático, agregando valor ao projeto, sempre com o objetivo de aprender e contribuir para a gestão significativa de conservação na África.
A natureza única e sensível da geografia torna a coleta de dados uma ferramenta vital para aprender sobre o movimento, comportamento e impacto dos animais sobre a terra. O projeto busca garantir a proteção de grandes espécies de árvores significativas, como baobás e leadwood, e contrabalançar o impacto que os mamíferos e o uso da terra pelos humanos podem ter sobre elas. O movimento e a compreensão de vários mamíferos por toda a reserva e pela comunidade vizinha também são de grande interesse. Durante a estadia, os participantes recebem instruções práticas em vários tópicos relevantes, incluindo rastreamento de vida selvagem, comportamento animal, identificação de aves e plantas e astronomia.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transferência na chegada e partida através da Fronteira de Platjan
– Acomodação com pensão completa
– Todas as taxas relacionadas ao projeto
– Orientação no início do voluntariado
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Lavanderia (uma vez por semana)
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Itens de natureza pessoal
– Atividades extras / excursões
– Seguro saúde
– Passagem aérea
Principais tarefas dos voluntários:
– Monitoramento diário do movimento e interação da vida selvagem no bebedouro (em vista do acampamento) e do esconderijo subterrâneo.
– Preparação de mistura para proteção de árvores, aplicando o spray de proteção de árvores em rotação.
– Cuidar do viveiro de árvores, por exemplo, regando, plantando mudas, podando, coletando sementes, etc.
– Trabalho de erosão em estradas e áreas gerais de impacto.
– Medidas de proteção da biodiversidade, como remoção de plantas/árvores invasoras.
– Atualização do banco de dados/sistema de monitoramento do Earth Ranger no tablet do acampamento.
– Remoção de armadilhas e monitoramento de áreas a pé ou de veículo.
Contribuição para um programa especial de educação ambiental que envolve:
– Participação em aulas ambientais em uma escola comunitária próxima.
– Pesquisa e compilação de planos de aula e recursos para o projeto.
– Interação/ensino para as crianças da comunidade.
– Assistência com preparação e programas diários para eventos do programa de educação.
– A sustentabilidade foi nomeada como o desafio global desta década, afetando todos nós. O projeto está comprometido não apenas em causar um impacto positivo na África, mas também na sociedade global, ensinando e expondo os voluntários aos conceitos mais amplos de:
1) liderança sustentável
2) engajamento intercultural
3) conservação da biodiversidade
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com tubarões
Um projeto baseado no oceano que busca unir pesquisa científica e participação pública na proteção do grande tubarão-branco da África do Sul.
O projeto é focado em mergulho em gaiola com tubarões, observação de baleias e turismo eco-marinho baseado em embarcações. Está localizado em Kleinbaai, uma pequena cidade portuária que faz parte de Gansbaai, no Cabo Ocidental da África do Sul. Essa área é conhecida como o melhor lugar do mundo para observar grandes tubarões-brancos em seu habitat natural e também é um ponto importante para as águas de reprodução e acasalamento da baleia-franca-austral. O projeto trabalha em estreita colaboração com várias organizações de conservação para enfrentar desafios ambientais, melhorar as condições de vida das comunidades locais e aumentar a conscientização sobre a conservação da vida selvagem.
Além disso, o projeto oferece uma oportunidade incrível de vivenciar uma ampla variedade de vida marinha sul-africana: tubarões, baleias, golfinhos, pinguins e focas. Você assistirá a apresentações de biólogos marinhos sobre biologia, ecologia e conservação de tubarões. Também participará de apresentações informativas e de projetos comunitários emocionantes, como limpezas de praias e atividades educativas.
O projeto proporciona acesso a uma área diversificada de aprendizado e oferece uma visão holística dos desafios e oportunidades relacionados ao ecoturismo e à conservação dos oceanos na ponta da África.
Valor inclui:
– Alojamento no projeto
– Transfer na chegada, do seu local de hospedagem na Cidade do Cabo, e transfer de saída para o aeroporto da Cidade do Cabo
– Acomodação: quarto duplo, comida para café da manhã e almoço
– Doação para o Dyer Island Conservation Trust para estadias de 4 semanas ou mais
– Orientação
– Kit de boas-vindas (2 camisetas, um boné e uso de uma jaqueta que pode ser mantida caso fique por 4 semanas ou mais)
– Treinamento, apresentações, materiais do programa e atividades de conservação
– Mergulho em gaiola com tubarões
– Um tour Marine Big 5
– Passeios no barco (se as condições climáticas permitirem)
– Transfer para passeios em dias sem atividades no mar
– Uso de bicicletas
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Primeira noite de hospedagem na Cidade do Cabo e, possivelmente, a última noite se o voo sair antes das 19h
– Almoço (se não estiver no alojamento ou no barco) e jantar
– Lavanderia
– Transporte local
– Despesas extras
– Toalhas
– Seguro saúde
– Passagem aérea
Tarefas no barco:
– Comparecer para o trabalho 1h30 antes do horário programado para o barco zarpar.
– Limpar e secar o barco pela manhã e à tarde (antes e depois dos passeios).
– Verificar os equipamentos de mergulho: isca, comida, casacos, etc.
– Ajudar a posicionar e retirar a âncora e a gaiola.
– Auxiliar nas operações de mergulho (você também terá a chance de mergulhar).
– Educar, cuidar e interagir com os clientes.
– Manter vigilância constante para avistar tubarões e observar as iscas.
– Limpar os trajes de neoprene e guardá-los.
– Realizar tarefas no almoxarifado: precisa ser limpo diariamente.
– Ajudar a tripulação e o capitão.
Outras atividades podem incluir:
– Limpeza de praias.
– Construção, instalação e manutenção de lixeiras para linhas de pesca.
– Coleta e identificação de ovos de tubarão.
– Monitoramento de estuários locais.
– Auxílio na reabilitação de pinguins e aves marinhas no African Penguin & Seabird Sanctuary.
– Participação nos esforços de conservação do projeto.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com idosos
Essa organização tem como objetivo oferecer a todos os seus residentes o mais alto padrão de cuidado e enfermagem em um ambiente acolhedor, além de promover a qualidade de vida, a manutenção da independência e a preservação da dignidade.
Opção de meio período: aprender inglês e fazer voluntariado. Os valores e condições são diferentes.
O projeto foi fundado em 1953 por um grupo de voluntários com uma visão: melhorar a qualidade de vida dos idosos. Desde então, transformou-se em uma organização líder no campo de cuidados e enfermagem para a terceira idade. A organização administra um grande número de lares para idosos, incluindo vários empreendimentos novos e de alto padrão. Para aqueles que necessitam, são oferecidos cuidados completos, enquanto também existem opções de moradia independente.
Essa organização tem como objetivo proporcionar a todos os residentes o mais alto padrão de cuidado e enfermagem em um ambiente acolhedor, promovendo a qualidade de vida, a manutenção da independência e a preservação da dignidade. Por meio da associação a um centro sênior, os residentes são incentivados a participar de todos os aspectos da vida comunitária.
O programa “Cuidando dos Idosos” oferece serviços de saúde competitivos e, em todas as instalações de saúde, há provisões para aqueles que precisam de cuidados adicionais especiais. Profissionais de saúde treinados fornecem atendimento de qualidade, ao mesmo tempo em que incentivam a independência.
Essa organização oferece aos idosos uma variedade de opções e serviços para a aposentadoria. Você trabalhará em uma das unidades localizadas em Lotus River ou Athlone, ambos subúrbios residenciais a cerca de 15 minutos do centro da cidade. As instalações oferecem um ambiente tranquilo, segurança e excelentes serviços internos para aqueles sob seus cuidados.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada
– Transporte diário de ida e volta para o projeto
– Taxa de colocação na acomodação
– Acomodação: Volunteer House com quarto compartilhado, banheiro compartilhado, cozinha
– Uma doação para o projeto
– Kit de boas-vindas
– Visitas regulares ao local por um coordenador
– Orientação
– Participação nas atividades do Social Club (custos extras podem ser aplicados)
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Alimentação
– Transporte local
– Transfer do aeroporto na partida
– Lavanderia
– Quaisquer itens de uso pessoal
– Seguro saúde
– Passagem aérea
De maneira geral, você ajudará os cuidadores a cuidar dos idosos. Isso incluirá manter os residentes ocupados com atividades como aulas de arte, jogos ou até tocar um instrumento musical (caso você tenha essa habilidade).
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com elefantes
Em um mundo ideal, não haveria necessidade de manter elefantes em cativeiro, pois eles teriam grande parte da África para viverem suas vidas em paz. Este projeto busca encontrar soluções para esses desafios, descobrindo maneiras de viver em harmonia com esses magníficos gigantes.
O Projeto de Pesquisa sobre Elefantes foi estabelecido em 1994 em uma bela fazenda de 200 hectares e foi a primeira instalação na África do Sul a abrigar e cuidar de elefantes africanos órfãos. Ao longo dos últimos trinta anos, o projeto cuidou e criou mais de quarenta elefantes. Esses animais incluem elefantes relocados, filhotes órfãos e elefantes resgatados de abates. Alguns não podem ser reintegrados à natureza e permanecem no projeto, mas muitos outros, junto com seus grupos formados, foram realocados para novas casas em diversas reservas pelo país.
Filhotes de elefantes são órfãos devido à caça ilegal, rebanhos são abatidos por se tornarem numerosos demais para os espaços restritos que os humanos lhes destinam, habitats selvagens encolhem e desaparecem, e os elefantes acabam sendo vistos como “incômodos” enquanto tentam sobreviver nas margens do mundo humano. Os elefantes mais velhos são removidos primeiro, e a sabedoria que esses anciãos costumavam transmitir por gerações se perde instantaneamente. Os jovens ficam para trás sem a proteção ou orientação de uma família que os ajude a se recuperar do que presenciaram.
A instalação também oferece mais espaço para elefantes machos mais velhos, afastados do rebanho matriarcal. Na natureza, em certa idade, os machos são expulsos do rebanho reprodutor pela fêmea dominante. Esses jovens machos formam pequenos “rebanhos de solteiros”. O projeto tenta imitar essa progressão natural, manejando os machos separadamente e evitando forçá-los a permanecer no rebanho, onde seriam dominados e desconfortáveis.
O estilo de manejo do projeto inclui um “ambiente controlado de livre circulação”, permitindo aos elefantes o máximo de liberdade possível, dentro dos limites da área disponível. Após as sessões de alimentação, os elefantes têm liberdade para se afastar, pastar, se alimentar, brincar ou se banhar.
Valor inclui:
– Alocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada e partida (George Airport)
– Acomodação: quartos estilo dormitório
– Uniforme, incluindo 2 camisetas, um casaco de lã e um boné
– Viagem semanal à cidade para compras de mantimentos e outras necessidades
– Experiência de braai (churrasco tradicional sul-africano)
– Visita à Reserva de Animais de Plettenberg
– Orientação
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Passagem aérea
– Seguro saúde
– Alimentos e bebidas
– Lavanderia e toalhas
– Qualquer outro transporte fora das atividades do programa
– Excursões
Trabalhar com elefantes é uma experiência inspiradora e transformadora. Como voluntário, você contribuirá nas seguintes áreas:
– Apoio ao cuidado dos elefantes
– Preparação de alimentos e enriquecimentos musicais.
– Manutenção geral e conservação
– Limpeza dos campos dos elefantes, cuidado com viveiros de plantas e manejo de plantas invasoras.
– Apoio a campanhas de arrecadação de fundos
– Produção de artesanatos, como papel feito de esterco, chaveiros reciclados de elefantes e outros itens para venda.
– Combate à vegetação invasora e cuidado com mudas de plantas.
– Educação ambiental
– Realização de atividades e visitas a escolas para ensinar crianças sobre meio ambiente, biodiversidade e conservação da vida selvagem.
– Ajuda às comunidades locais
– Apoio em educação, construção, limpeza, criação e assistência a outras associações locais.
– Ciências naturais e pesquisa.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário na Namíbia
A visão deles é uma África onde seres humanos e vida selvagem possam viver e prosperar juntos. A missão é conservar as terras, culturas e a vida selvagem da Namíbia e resgatar espécies ameaçadas por um habitat em constante redução.
Este projeto, situado em uma reserva de 3.200 hectares perto de Windhoek, oferece um refúgio seguro para a vida selvagem africana órfã e ferida. O Santuário de Vida Selvagem oferece um abrigo e uma segunda chance para inúmeros animais feridos, órfãos e vítimas de conflitos entre humanos e animais. Sempre que possível, o objetivo é liberar os animais de volta para a natureza. Isso é alcançado através do incentivo à participação, educação e pesquisa científica. O projeto acredita firmemente que a vida selvagem pertence à natureza e direciona todos os seus esforços para a reabilitação a longo prazo. Mas, infelizmente, nem todos os animais que chegam a este santuário podem ser liberados de volta para o ambiente selvagem. Aqueles que não podem ser liberados permanecem no santuário para serem cuidados e viverem o restante de sua vida ali.
Durante o seu tempo no santuário, você alimentará e proporcionará enriquecimento para os animais, além de limpar e manter seus recintos. Você também terá a oportunidade de passar tempo na vasta reserva onde alguns dos animais anteriormente alojados no santuário foram liberados. Aqui, você sairá para a reserva para rastrear as espécies de alto perfil a pé, participar de contagens de animais e ajudar em outros projetos que possam surgir. Você terá a rara e emocionante oportunidade de trabalhar de perto com os animais e participar ativamente da conservação da vida selvagem africana.
Você também pode ter a chance de ajudar os professores da escola primária com uma atividade esportiva com as crianças, se desejar.
O santuário atualmente oferece um refúgio seguro para a vida selvagem órfã e ferida, incluindo leões, leopardos, guepardos, cães selvagens, caracals, rinocerontes brancos, elefantes, babuínos, mangustos banded, frequentemente um javali e suricatos, além de alguns animais domésticos, como burros, ovelhas e cabras. Você desempenha um papel importante, cuidando e alimentando os animais diariamente, e ajudando a limpar, manter e desenvolver o santuário e a propriedade.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada e partida (Aeroporto Internacional Hosea Kutako em Windhoek)
– Acomodação: quarto duplo, pensão completa e lavanderia
– Toalhas
– O uniforme obrigatório consiste em 1 camiseta e 1 calça
– Orientação
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Chamadas telefônicas – devido à localização rural, o sinal nem sempre pode ser garantido
– Itens de natureza pessoal
– Bebidas e lanches
– Excursões
– Transporte local
– Seguro saúde
– Passagem aérea
As atividades no santuário são realizadas utilizando um sistema rotacional de grupos para garantir que todos tenham a oportunidade de vivenciar a variedade de experiências disponíveis. Os voluntários são divididos em grupos de 4-5 pessoas. Eles são designados a esses grupos durante toda a sua estadia e rotacionam entre as atividades diariamente.
As tarefas possíveis podem incluir:
– Preparação de alimentos
– Alimentação dos animais (animais pequenos na fazenda principal, carnívoros em campos maiores na propriedade)
– Limpeza de cercados
– Fornecimento de cuidados intensivos para animais selvagens juvenis
– Observação de corridas de guepardos e educação sobre a fisiologia dos guepardos
– Trabalho no projeto, incluindo construção de acampamentos e novas instalações, demolição de estruturas antigas, manutenção de estradas, trabalho em cercas, auxílio nos diversos projetos que surgem no santuário e muito mais
– Monitoramento de espécies de alto perfil na reserva
– Rastreio de pegadas de animais da reserva. Junte-se a rastreadores habilidosos para identificar números de presas e carnívoros e aprender os detalhes das populações de animais
– Rhino Rangers “Lite”: Esta atividade oferece um gostinho do programa independente “Rhino Rangers” e inclui: Rastreio, pernoite no mato, preparação de alimentos própria e monitoramento da vida selvagem
Pesquisa focada:
– Monitoramento de carnívoros de livre circulação
– Análise de armadilhas fotográficas
– Análise de dados de GPS
– Contagem de animais a cavalo
– Atendimento a chamadas de conflito entre humanos e animais selvagens (se ocorrerem)
– Trabalhar com as crianças da escola primária no local (geralmente uma tarde por semana)
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário na Namíbia com elefantes
Os elefantes do deserto podem beber até 160 litros de água por dia e viajam longas distâncias em sua busca por água. Devido à sucessão devastadora de secas, particularmente nesta região da Namíbia, eles frequentemente competem pelos mesmos recursos que outros animais e seres humanos.
O projeto de Conservação dos Elefantes existe unicamente para conservar os elefantes do deserto da Namíbia, que vivem livres, e garantir a segurança das comunidades que convivem com os rebanhos locais de elefantes. No entanto, essas criaturas incríveis podem ser destrutivas em sua busca por água e, devido à sucessão devastadora de secas na Namíbia, especialmente nesta região, elas frequentemente competem pelos mesmos recursos que outros animais e seres humanos. Os elefantes do deserto podem beber até 160 litros de água por dia e viajam longas distâncias em sua busca por água. Os elefantes têm um incrível senso de olfato – eles conseguem detectar água a quilômetros de distância! Por desespero, frequentemente destroem canos de água ou atravessam com suas presas os tanques de água para fornecer água para seu rebanho. Esse comportamento pode deixar as comunidades sem uma fonte de água local por anos.
O projeto aborda essas questões diretamente, trabalhando com as comunidades locais, proporcionando a construção de paredes de proteção, que ainda permitem o acesso à água para a vida selvagem e o gado da região, mas mantêm seus moinhos de vento, tanques de armazenamento de água e bombas seguros contra destruição. Desde que o projeto começou em 2003, mais de 220 paredes de proteção foram construídas com sucesso, com a ajuda de mais de 3.500 voluntários.
Além de fornecer uma valiosa força de trabalho para ajudar na construção dessas paredes de proteção, o projeto de voluntariado também financia patrulhas essenciais realizadas com veículos, onde o grupo avalia o estado das paredes construídas anteriormente e identifica novas áreas onde a construção pode ser necessária. Além disso, os voluntários irão monitorar e registrar os movimentos de diferentes rebanhos de elefantes, coletando informações sobre identificação, bem-estar geral e posições GPS. Essas são informações valiosas que permitem à ONG mapear os movimentos dos elefantes e localizar pontos de conflito. Os voluntários podem vivenciar a conservação prática e ter um impacto direto na promoção de um relacionamento pacífico entre elefantes e seres humanos, garantindo, assim, sua existência contínua.
Os voluntários também terão uma oportunidade única de ver uma vida selvagem incrível. Damaraland é uma vasta terra de confiança comunal, com pouca população. Por ser uma zona de transição entre a área de alta pluviosidade a leste e a costa dos Esqueletos a oeste, é considerada inapta para cultivo comercial. Portanto, tornou-se um refúgio natural e sem cercas para animais adaptados ao deserto, como o rinoceronte negro, o leão adaptado ao deserto, a antílopa oryx, o kudu, o camaleão Namaqua, a girafa do deserto, as hienas marrom e manchada, o avestruz, o springbok, o steenbok, o chacal-de-costas-negras, o guepardo, o leopardo e muitos outros!
O programa permite que os voluntários experimentem a verdadeira vida selvagem.
Valor inclui:
– Alocação no projeto
– Acomodação em Swakopmund nas primeiras/últimas noites (quartos estilo dormitório)
– Barracas/colchões para as noites no projeto
– 3 refeições por dia durante o projeto (exceto enquanto estiver em Swakopmund)
– Transporte diário durante o projeto
– Orientação
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
Valor não inclui:
– Refeições em Swakopmund
– Transfer do aeroporto na chegada e partida
– Saco de dormir e travesseiro
– Lavanderia
– Excursões para lazer e diversão
– Refeições e bebidas durante passeios
– Produtos de higiene pessoal e toalhas
– Wi-Fi
– Seguro saúde
– Passagem aérea
Primeira semana: Semana de Construção
Passe o seu tempo na construção de paredes de proteção ao redor das bombas de água, tanques e moinhos de vento de fazendeiros e comunidades. Com um grande grupo de voluntários, podemos concluir uma parede em duas viagens. Isso permitirá que os elefantes, assim como outros animais, tenham acesso seguro à água sem danificar a infraestrutura. É uma semana intensiva de trabalho e pode ser fisicamente desafiadora, mas ninguém é esperado a fazer mais do que pode. O trabalho é realizado em equipe e as tarefas serão divididas entre todos. As tarefas podem incluir coisas como a “corrida das pedras” para coletar pedras e areia, buscar água em uma fonte próxima, misturar cimento e a construção propriamente dita das paredes.
Segunda Semana: Semana de Patrulha
A segunda semana é dedicada à patrulha. Você irá rastrear os diferentes rebanhos de elefantes para construir um banco de dados dos seus movimentos. Isso permite que a equipe do projeto planeje de forma eficaz onde focar os trabalhos de proteção dos pontos de água, com base nas localizações prováveis dos rebanhos. Também serão feitas visitas aos fazendeiros afetados para avaliar o risco de conflitos entre elefantes e seres humanos.
É essencial também registrar a saúde do rebanho, anotando novos nascimentos, mortes e ferimentos, além de capturar fotos para o banco de dados. O projeto fornece ao governo informações precisas sobre os elefantes do deserto e acompanha as tendências populacionais.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com felinos
Este santuário cria um lar seguro e protegido para grandes felinos criados em cativeiro e promove a conscientização sobre o tratamento ético e holístico dos animais.
O African Cat Sanctuary é um santuário ecológico para grandes felinos criados em cativeiro, onde eles serão protegidos e prosperarão pelo resto de suas vidas. Este paraíso de 40 hectares oferece um belo lar para os animais, os donos e os muitos voluntários que o visitam. A terra é repleta de muitas árvores grandes, uma nascente natural e uma incrível vista de 180 graus das montanhas. O projeto defende a crença na conexão entre a conservação ambiental e a vida selvagem e tem como objetivo se tornar o primeiro santuário ecológico de grandes felinos da África do Sul, funcionando exclusivamente com energia solar.
Um dos principais focos do projeto é ser uma plataforma educacional, criando conscientização sobre as condições que os grandes felinos enfrentam em cativeiro e como o bem-estar e o enriquecimento animal desempenham um papel vital em proporcionar a melhor vida possível para os felinos em cativeiro. Eles são um verdadeiro santuário, onde não ocorre acariciamento de filhotes, reprodução ou comércio de animais. São um modelo de como um santuário sem fins lucrativos, focado no bem-estar animal, pode se tornar autossuficiente, e eles têm como objetivo transformar todas as instalações de criação em programas éticos e sustentáveis.
O projeto acredita na importância igual de seres humanos e animais, e fará o possível para proporcionar a você a experiência de uma vida inteira. Eles sabem, por experiência própria, que isso inclui tanto o tempo de qualidade com os animais quanto com a equipe e outros voluntários. Ouvir um leão rugir de perto, receber amor e reconhecimento de um leopardo, ouvir o resfolegar de um tigre ou ver os grandes felinos apreciarem e amarem os brinquedos que você faz para enriquecer suas vidas.
Valor inclui:
– Alojamento no projeto
– Transfer de aeroporto na chegada e partida (Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo)
– Acomodação com principalmente quartos duplos, café da manhã, almoço e lavanderia
– Transfer diário para o projeto
– Transfer semanal para compras de supermercado
– Transporte para uma atividade por semana (quinta-feira)
– Orientação
– Suporte local, incluindo número de emergência 24 horas
– Certificado
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Jantar
– Qualquer outro transporte
– Excursões
– Seguro saúde
– Passagem aérea
Há uma diferença entre os meses de verão e inverno devido à temperatura e às horas de luz durante o dia. Juntamente com a equipe do projeto, você terá uma reunião matinal, onde revisará o cronograma de cada dia para que tudo seja planejado e preparado para você. Haverá intervalos entre as diferentes tarefas, e a equipe tentará ser o mais flexível possível para acomodar atividades fora do local, para que você possa esperar uma boa variedade de trabalho e descanso!
As tarefas diárias podem incluir:
– Cuidar e observar os grandes felinos
– Programa de enriquecimento
– Preparação de comida e alimentação
– Limpeza, manutenção e aprimoramento dos recintos
– Trabalho geral na fazenda
– Auxílio na educação de visitantes
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com famílias vulneráveis
Os voluntários que se juntam a esta organização podem auxiliar em programas de educação e bem-estar social, além de trabalho focados em saúde e desenvolvimento econômico.
Opção de meio período: aprender inglês pela manhã e fazer voluntariado à tarde. Os valores e condições são diferentes.
A organização foi fundada em 2001 em resposta à epidemia de HIV/AIDS, que estava em alta (e continua presente) em Nyanga e áreas ao redor. Além das taxas alarmantemente altas de HIV/AIDS, Nyanga é uma comunidade que enfrenta consideráveis desafios sociais e subdesenvolvimento, mas está melhorando lentamente através dos esforços de membros da comunidade que estão trabalhando arduamente para aliviar a pobreza e criar oportunidades de emprego.
O projeto oferece serviços para famílias afetadas pelo HIV/AIDS e, mais especificamente, para crianças vulneráveis infectadas e afetadas pela epidemia de AIDS.
Desde a sua criação, o projeto evoluiu para adotar uma abordagem mais holística, atendendo às diversas necessidades das comunidades de Nyanga, com um foco especial em mulheres e crianças. Hoje, ele administra inúmeros programas bem-sucedidos, incluindo os seguintes:
– Programa de Desenvolvimento Infantil e Grade R, cuidando de crianças infectadas/afetadas pelo HIV/AIDS.
– Programa de Desenvolvimento Juvenil/Cuidados Pós-Escola (apoio a lições de casa, esportes, musicoterapia, dança, aulas de teatro e arte).
– Programa PowerGirls, ajudando a se tornar orgulhosas, fortes, responsáveis e com foco no futuro.
– Programa Fit For Life, Fit For Work: Um programa de desenvolvimento de habilidades e preparação para o trabalho para mulheres.
– Programa de Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário e OVC (órfãos e crianças vulneráveis).
– Programa de Nutrição e Jardim Alimentar Comunitário.
– Programa de Treinamento em Costura para mulheres começarem seus próprios pequenos negócios.
– Programa de Cuidados Domiciliares e Comunitários (fornecendo cuidados domiciliares, educação sobre HIV/AIDS e tuberculose).
Valor inclui:
– Alojamento no projeto
– Transferência do aeroporto na chegada
– Taxa de colocação para acomodação
– Acomodação em Casa do Voluntário: quarto compartilhado, banheiro compartilhado e cozinha comunitária
– Transfer diário de ônibus de ida e volta para o projeto
– Uma doação para o projeto
– Kit de boas-vindas
– Visitas regulares ao local por um coordenador
– Orientação
– Participação nas atividades do Social Club (taxas extras podem ser aplicadas)
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Alimentação
– Transporte local
– Transfer do aeroporto na partida
– Lavanderia
– Itens de natureza pessoal
– Seguro saúde
– Passagem aérea
As crianças no projeto adoram receber pessoas para brincar com elas, mas elas não falam inglês, então ler histórias e se comunicar pode ser difícil para voluntários que não falam Xhosa. No entanto, é bom quebrar barreiras e ensinar algumas palavras em inglês às crianças, por isso, recebemos voluntários que sejam confiáveis e amem crianças (de zero a seis anos).
Dependendo do programa em que você for colocado, você ajudará com o seguinte:
– Tarefas administrativas
– Tarefas na cozinha, incluindo preparação de refeições e oferecer café da manhã e almoço às crianças
– Interação com as crianças
– Atividades de conscientização e campanhas realizadas no projeto
– Jardinagem: ajudar a limpar o local e arredores, capinar, compostar, plantar e regar
– Ajudar com a limpeza
– Ajudar os construtores da comunidade do projeto a fazer blocos para construção, pintura interna, etc.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com crianças
Este projeto atende as crianças de uma comunidade em desenvolvimento perto de Hout Bay.
Opção de meio período: aprender inglês pela manhã e fazer voluntariado à tarde. Os valores e condições são diferentes.
Este projeto atende um Educare Centre pela manhã e três programas de pós-escola à tarde, sendo dois para crianças do ensino fundamental e um para crianças do ensino secundário.
Voluntárias de dia inteiro devem ser do sexo feminino e participarão do programa da manhã, escolhendo um programa da tarde entre as três opções.
Voluntários da tarde (que estudam inglês de manhã) escolhem qual programa da tarde querem participar entre as três opções.
Centro Educare:
O Centro Educare oferece cuidados básicos e educação infantil para as crianças do bairro de Imizamo Yethu. As crianças também recebem diariamente duas refeições quentes e nutritivas, lanches, frutas frescas e iogurte.
As crianças são cuidadas em um ambiente amoroso, onde são ensinados valores cristãos e habilidades de vida simples, preparando-as para a escolarização formal, empregando professores da comunidade e capacitando-os para se tornarem excelentes educadores profissionais.
A missão deles é oferecer às crianças aquele impulso vital para uma vida bem-sucedida no futuro da África do Sul.
Desde 1999, a escola cresceu e agora cuida de 285 crianças com idades entre 1 e 6 anos, com 18 membros da equipe da comunidade. Desde 2007, o Centro Educare foi ampliado e agora possui 11 salas de aula, 17 banheiros, uma cozinha bem equipada, 2 escritórios, uma varanda coberta e um grande parquinho.
Programas Pós-Escola:
O trabalho principal dos projetos é oferecer um espaço seguro e acolhedor para crianças vulneráveis com idades entre 6 e 12 anos ou entre 13 e 18 anos, que sofreram os efeitos do HIV/AIDS, da pobreza e outras circunstâncias de vida estressantes.
Esses programas oferecem um programa estruturado e holístico de cuidados pós-escolares e um centro de apoio à família, incluindo:
– Assistência com deveres de casa
– Apoio ao desempenho acadêmico
– Habilidades de leitura e matemática, além de habilidades para a vida
– Jardinagem
– Atividades psicossociais
– Aconselhamento e assistência em resiliência emocional frente a eventos negativos da vida
Seis em cada dez crianças vivem em pobreza multidimensional, o que as torna vulneráveis ao abuso e trauma, levando a problemas psicossociais em sua vida adulta jovem.
Pesquisas mostram que o desenvolvimento da inteligência emocional, juntamente com o apoio acadêmico, tem o potencial de ajudar a manter os alunos na escola e melhorar suas perspectivas de emprego, educação superior e treinamento.
A educação traz esperança para o futuro e promove autoestima e dignidade. Todas as pessoas devem ter o direito a isso.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transferência do aeroporto na chegada
– Taxa de colocação de acomodação
– Acomodação em Casa do Voluntário: quarto compartilhado e banheiro compartilhado
– Transferência diária para o projeto e de volta
– Uma doação para o projeto
– Pacote de boas-vindas
– Visitas regulares ao local por um coordenador
– Orientação
– Participação nas atividades do Social Club (taxas adicionais podem ser aplicadas)
– Certificado
– Suporte local, incluindo número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Alimentação
– Transporte local
– Transferência do aeroporto na partida
– Lavanderia
– Itens de natureza pessoal e toalhas
– Seguro saúde
– Passagem aérea
Geralmente, suas tarefas podem incluir:
– Receber as crianças e ajudar a prepará-las para o dia escolar
– Refeições – ajudar a arrumar e limpar as mesas, supervisionar o café da manhã, lanche e almoço
– Escovação dos dentes: ajudar com a pasta de dentes, supervisionar a escovação dos dentes, a lavagem das mãos e a rotina do banheiro durante e entre as aulas. Os banheiros, pias e pisos devem ser mantidos limpos
– Antes do intervalo da manhã: preparar frutas e distribuí-las para as crianças
– Água/chá a ser servido a cada criança
– Brincadeiras ao ar livre: ajudar o professor a supervisionar e brincar com as crianças, ou seja, jogos com bola
– Roda de música: ajudar com canções, atividades rítmicas, jogos e livros
– Hora de dormir: ajudar a limpar o chão e preparar a sala de aula para o momento de descanso
– Ajudar na cozinha e com o serviço de alimentação
– Trazer sua própria experiência, tentar coisas novas e implementar novos programas, ser criativo e flexível
– Apoio emocional
Além disso, você pode escolher entre dois programas pós-escola, disponíveis também para voluntariado da tarde apenas. Por favor, entre em contato conosco para mais detalhes.
Programa Pós-Escola Primário
As tarefas envolvem:
– Ajudar na cozinha e com o serviço de alimentação
– Ajudar com arte, música ou ciências físicas durante a aula ou à tarde com dever de casa
– Ajudar crianças específicas, prestando atenção especial em inglês, escrita, desenho, matemática ou trabalho escolar geral. O coordenador irá orientá-lo sobre onde sua ajuda é necessária
– Ensinar pequenas cantigas e músicas para as crianças
– Trazer sua própria experiência (tentar coisas novas e implementar novos programas, ser criativo e flexível)
– Apoio emocional
– Tutoria, também em grupos (aulas sobre seu país de origem, culinária, etc.).
Programa Pós-Escola Secundário
Suas responsabilidades incluem:
– Ajudar estudantes dos anos 8-12 com deveres de casa e tarefas
– Facilitar “quebra-gelos” com os estudantes (uma atividade curta para estimular a conexão entre os participantes no início ou durante uma sessão)
– Participar do programa de habilidades para a vida/liderança nas segundas e sextas-feiras (sextas são opcionais)
– Ajudar os estudantes com matemática nas terças, quartas e sábados (sábados são opcionais)
– Facilitar e participar de sessões de melhoria do inglês para os estudantes nas quintas-feiras. O inglês raramente é a língua materna deles; a maioria fala Xhosa, mas o inglês é o meio de ensino na escola.
Centro de Educação
Os voluntários ajudam os professores com as seguintes tarefas:
– Tarefas diárias
– Preparar sanduíches
– Preparar lições e salas de aula
– Aguardar a chegada das crianças (voluntariado de dia inteiro apenas)
– Se deliciar com as histórias sobre o dia das crianças
– Ajudar o professor a entender as necessidades específicas de cada criança.
Durante todo o tempo livre, você irá:
– Ajudar a organizar atividades ao ar livre para as crianças
– Ser árbitro em todos os jogos esportivos
– Ajudar com qualquer lacuna de aprendizado que a criança tenha durante a hora do dever de casa
– Auxiliar a criança a ser criativa ao tentar concluir seus deveres
– Ler com as crianças, uma parte vital do dia delas!
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com rugby
O objetivo principal deste projeto oferece acesso à educação, esportes, especialmente rugby, recursos de alfabetização e TI, garantindo que os desafios enfrentados pelas crianças sejam abordados desde cedo em suas vidas.
Opção de meio período: aprender inglês pela manhã e fazer voluntariado à tarde. Os valores e condições são diferentes.
Este projeto, com 22 anos de história, foi inicialmente lançado como um programa de rugby, transportando crianças de áreas carentes para a Bishops Preparatory School, localizada em Rondebosch, para treinamentos de rugby. Desde então, seu alcance cresceu substancialmente. Atualmente, oferece treinamento de rugby para crianças de cinco escolas primárias na comunidade de Langa, em Cape Town.
O rugby é um esporte muito popular na África do Sul, frequentemente sendo a escolha de muitos dos atletas mais talentosos do país. A seleção nacional de rugby da África do Sul, chamada Springboks, é atualmente a número 1 no ranking mundial de rugby e venceu o Campeonato Mundial novamente em 2023.
“O que nos une é o nosso país e isso é o que tem nos motivado, percorremos um longo caminho juntos. Alguns de nós vêm de origens muito desfavorecidas, e seria difícil acreditar que chegamos onde estamos agora. Temos o privilégio de fazer o que amamos e de inspirar pessoas, especialmente crianças de diferentes origens, para que elas também acreditem que podem alcançar o que conseguimos.”
(Siya Kolisi, capitão da Seleção Nacional de Rugby da África do Sul)
Em 2009, as uniões membros do World Rugby identificaram integridade, paixão, solidariedade, disciplina e respeito como as características definidoras do rugby, que agora são conhecidas coletivamente como os valores do World Rugby.
Além do esporte, o projeto foca na educação, oferecendo assistência acadêmica em inglês, matemática, programação e deveres de casa. Além disso, uma iniciativa de alfabetização no Desenvolvimento Infantil (ECD) e um programa de biblioteca móvel operam em parceria com creches registradas. Uma sala de aula móvel de TI, em um ônibus, auxilia na transição para o inglês para os alunos do 4º ano e introduz programação para os alunos do 5º ano, reforçando a alfabetização digital.
O objetivo principal é fornecer um centro de excelência em Langa para garantir que os desafios enfrentados pelas crianças dessa comunidade sejam abordados desde cedo, criando oportunidades e um espaço seguro para que as crianças aprendam, brinquem e cresçam.
Finais de semana sem partidas programadas de rugby são usados para passeios recreativos, enriquecendo as experiências das crianças. Voluntários são mais do que bem-vindos para participar das atividades de fim de semana, caso desejem, mas estas são totalmente opcionais.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transferência do aeroporto na chegada
– Taxa de colocação de acomodação
– Acomodação com Casa de Voluntários: quarto compartilhado e banheiro compartilhado
– Transferência diária de ida e volta ao projeto
– Doação para o projeto
– Pacote de boas-vindas
– Visitas frequentes ao local por um coordenador
– Orientação
– Participação nas atividades do Social Club (taxas extras podem ser aplicadas)
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Alimentação
– Transporte local
– Transferência do aeroporto na partida
– Lavanderia
– Toalhas
– Itens pessoais
– Seguro médico
– Passagem aérea
Você trabalhará ao lado do treinador do projeto, auxiliando na rotina diária e receberá instruções dele à medida que for avançando.
O projeto está localizado em 2 locais diferentes, embora ambos os locais fiquem do outro lado da rua um do outro.
Programa da manhã
Programa ECD – os voluntários dão suporte aos treinadores do projeto nos programas existentes, ajudando os grupos de crianças com diversas atividades, como uma forma de aprendizado através do brincar (quebra-cabeças, massinha, leitura de histórias, etc).
Programa da tarde
A tarde consiste em treinamento de rugby e tutoria pós-escola: inglês, matemática ou deveres gerais de casa.
Os voluntários podem se juntar à equipe do projeto em passeios recreativos aos pontos turísticos de Cape Town, introduzindo as crianças a novas experiências. O horário pode variar dependendo das atividades e da disponibilidade dos voluntários.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com mergulho
Sodwana Bay oferece 50 km de recifes intocados, com mais de 1.100 espécies de peixes. Os voluntários mergulham todos os dias da semana pela manhã, coletando dados fotográficos sobre tartarugas, mantas e nudibrânquios.
O Projeto de Conservação de Mergulho oferece a experiência de uma vida inteira, com um voluntariado e férias de mergulho combinados em um só!
Sodwana Bay é uma pequena cidade rústica na costa leste da África do Sul. A cidade está localizada nas proximidades do Isimangaliso Wetlands Park, que é o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO da África do Sul e uma visita obrigatória ao visitar o país.
Este projeto aceita tanto mergulhadores qualificados quanto não qualificados. Oferecemos cursos de mergulho na primeira semana para iniciantes e qualificações de mergulho adicionais para mergulhadores experientes. Todos os dias, durante cinco dias da semana, os voluntários viajam na parte traseira de um bakkie (caminhonete) pela floresta costeira até a praia para o mergulho matinal. Na praia, montamos os equipamentos sob o gazebo e seguimos de barco através das ondas para mergulhar em alguns dos melhores recifes do mundo.
Após o mergulho da manhã, os voluntários podem optar por permanecer na praia ou voltar para o acampamento para se refrescar e almoçar. Em seguida, inserimos os dados coletados no mergulho no banco de dados e relaxamos enquanto assistimos a uma palestra informal sobre a vida marinha de Sodwana, ministrada por um zoólogo local.
O resto do dia fica a critério dos voluntários! Com a ajuda dos coordenadores locais, planeje o seu dia perfeito. Seja relaxando na piscina do acampamento, fazendo aulas de surfe, indo a um ponto de vista local para assistir ao pôr do sol ou fazendo muito mais.
O acampamento está idealmente localizado a uma curta distância a pé de muitas lojas, restaurantes, bares e cafés. O acampamento também é um local favorito entre os locais para socializar, jogar sinuca e relaxar ao redor da fogueira. Portanto, não se preocupe se estiver viajando sozinho, você terá a chance de conhecer muitas pessoas incríveis durante a sua estadia.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transferência de/para o Aeroporto King Shaka em Durban
– Recepção e despedida com braai/jantar
– Transporte de/para a praia de Sodwana Bay, bem como por toda a área de Sodwana
– Acomodação no acampamento, com quarto duplo
– Lavanderia
– Viagem para a cidade uma vez por semana para compras
– Alimentação
– Orientação
– Curso PADI Open Water (se já for mergulhador, pode fazer o curso Advanced Open Water)
– 1 mergulho por dia (cinco dias por semana)
– Aluguel de equipamentos pesados (BCD, regulador, cinto de peso e cilindro)
– Taxas de entrada no iSimangaliso Wetland Park (exceto nos fins de semana)
– Algumas excursões de fim de semana ao Lago Sibaya e pontos de vista locais
– Palestras sobre o mar e certificado
– Carta de recomendação
Valor não inclui:
– Passagens aéreas
– Vistos
– Seguro saúde
– Seguro de evacuação médica abrangente
– Seguro de bagagem
– Toalhas
– Algumas excursões de fim de semana
– Mergulhos extras e cursos de mergulho adicionais
– Aluguel de equipamentos macios (máscara, nadadeiras e roupa de mergulho)
– Wi-Fi ilimitado
A primeira semana é dedicada para completar o curso PADI Open Water ou Advanced Open Water. Se você já for um mergulhador qualificado, começará com mergulhos de pesquisa na segunda-feira após a sua chegada.
Os voluntários mergulham todos os dias da semana pela manhã, coletando dados fotográficos sobre principalmente nudibrânquios para pesquisar a biodiversidade em Sodwana Bay e aprender sobre os nudibrânquios como bioindicadores da saúde dos recifes e das mudanças climáticas. Você também terá a oportunidade de ver tartarugas e mantas.
Após o registro dos dados no banco de dados e as palestras do dia, você pode aproveitar o resto do dia livre. Há muitas atividades incríveis para mantê-lo ocupado durante a sua estadia.

Intercâmbio voluntário de reflorestamento
A vegetação invasora representa uma ameaça significativa, substituindo a flora nativa e impactando negativamente o ecossistema.
O aspecto de conservação deste projeto foca na remoção de espécies de plantas invasoras e na regeneração florestal.
Você ajudará os biomas da floresta nativa, do fynbos montanhoso e dos arbustos costeiros a prosperar, o que, por sua vez, beneficia a fauna ao proporcionar um habitat adequado. Os principais objetivos do projeto são:
– restauração da biodiversidade
– criação de corredores naturais para toda a vida selvagem
– educação e conscientização,
– envolvimento da comunidade
– geração de empregos para a população local
– pesquisa e monitoramento
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer de aeroporto na chegada e na partida (George Airport)
• Acomodação: quartos compartilhados, café da manhã, almoço e jantar
• Transporte diário de ida e volta para o projeto
• Orientação no início do seu voluntariado
• Assistência pessoal pelo coordenador de voluntários
• Certificado
• Suporte local, incluindo número de emergência 24 horas
• Wi-Fi
Valor não inclui:
– Qualquer outro transporte
– Lavanderia
– Excursões de lazer e prazer
– Lanches ou bebidas
– Produtos de higiene pessoal
– Seguro saúde
– Passagem aérea
As tarefas diárias variam de acordo com a estação do ano e as necessidades do projeto. Suas principais responsabilidades incluirão:
– Remoção de vegetação invasora por meio de práticas sustentáveis e éticas, manualmente e com o uso de máquinas (treinamento e certificação fornecidos)
– Semeadura e plantio de espécies nativas em áreas desmatadas, conforme avaliações de impacto ambiental.
Vale ressaltar que o clima chuvoso pode influenciar este projeto e geralmente impacta a rotina de trabalho.
A programação de segunda a sexta-feira pode ser a seguinte:
• 06h30 – 07h30 Café da manhã e preparo do almoço
• 07h40 – 08h Transfer da acomodação para o local do projeto
• 08h – 12h Atividades de reflorestamento
• 12h – 14h Intervalo para almoço
• 14h – 17h Atividades de reflorestamento
• 17h Transfer de volta para a acomodação
• 18h – 18h30 Jantar
Finais de semana:
Qualquer feriado, seja durante a semana ou no fim de semana, seguirá a rotina de sábado/domingo, salvo combinações prévias.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário em Jambiani
O objetivo do projeto é capacitar os jovens para se tornarem líderes sociais. Os voluntários oferecem apoio aos beneficiários em suas atividades diárias e durante workshops, além de ajudar com as necessidades da comunidade em geral.
Os voluntários comprometidos com o projeto trabalharão ao lado da comunidade, envolvendo diversos atores da sociedade para garantir o cumprimento dos direitos de todos.
O Centro Comunitário para Adultos e um grupo de jovens dedicados à conservação ambiental e dos oceanos desempenham um papel crucial em Zanzibar. A limpeza ambiental e o cuidado com os arredores são prioridades para a comunidade.
O programa comunitário envolverá assistência conforme as necessidades da comunidade durante o período da sua estadia. Portanto, as atividades irão variar de acordo com as demandas locais.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer de aeroporto na chegada e na partida (Aeroporto Internacional Abeid Amani Karume)
– Acomodação: quartos compartilhados com 2 – 8 pessoas/quarto e pensão completa
– Orientação no início da sua estadia
– Certificado
– Suporte local, incluindo equipe local e número de emergência 24 horas
Valor não inclui:
– Passagens aéreas
– Custos de visto
– Seguro de viagem
– Wi-Fi
– Lavanderia e toalhas
– Transfer para e do seu projeto
– Qualquer outro transporte
– Atividades/excursões de fim de semana
Observe que os horários das atividades podem ser tanto pela manhã quanto à tarde, variando de acordo com as necessidades da comunidade e o período da sua viagem.
Os voluntários podem participar das seguintes atividades:
– Limpeza de praias e manutenção ambiental
– Palestras de conscientização sobre a importância da conservação ambiental e dos oceanos
– Aulas de inglês para adultos: segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã no centro comunitário e à tarde em uma escola local
– Colaboração nas aulas de inglês do programa de empoderamento feminino
– Assistência em escolas locais, se necessário
– Brincadeiras e atividades educativas com as crianças da comunidade à tarde no centro comunitário
– Oficinas esportivas em diferentes vilarejos com os jovens da comunidade, uma vez por semana.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário na área da saúde
O projeto está comprometido em melhorar a vida da comunidade San por meio da educação, cuidados de saúde e melhoria das condições de vida.
A clínica é dedicada à saúde e bem-estar da comunidade San Bushman. Os San, com sua cultura antiga e rica, são tradicionalmente caçadores-coletores. Foram forçados a deixar suas terras originais, que estão sendo cada vez mais usadas para pastagem de gado, deixando os San incapazes de manter seu estilo de vida tradicional. Os Bushmen são tratados como cidadãos de terceira classe e vivem em extrema pobreza.
O projeto está comprometido em melhorar a vida da comunidade San por meio de educação, saúde e melhores condições de vida. O objetivo do projeto é oferecer à próxima geração dessa comunidade empobrecida a educação, cuidados de saúde e ajuda de que precisam para sobreviver e construir um futuro mais brilhante e saudável.
A equipe médica, com o apoio de tradutores San, trata cerca de 3.500 pacientes todos os anos. Aproximadamente 40% são crianças e bebês, e mais de 90% são San. Além de examinar e tratar pacientes na clínica e nos nossos pontos de atendimento, transportamos e internamos pacientes com necessidade urgente de atendimento médico para o hospital mais próximo, a 120 km de distância. Um dos principais focos do trabalho é combater o fardo da tuberculose na população San.
As doenças mais comuns entre os pacientes infantis incluem infecções fúngicas, vermes intestinais, diarreia, desidratação, desnutrição e infecções bucais. Por si mesmas, essas infecções e doenças podem não ser particularmente graves. No entanto, se não tratadas, elas podem piorar muito, levando a complicações e, em casos graves, até mesmo à morte.
Além de trabalhar na clínica, a equipe também realiza clínicas de atendimento regular em escolas locais, vilarejos de reassentamento e fazendas.
Um projeto agrícola recentemente iniciado na clínica ensina à comunidade San local como cultivar seus próprios vegetais para vender nos mercados locais. Também envolve o plantio e a colheita de frutas e vegetais sazonais, com o objetivo de tornar a clínica o mais autossustentável possível.
Isso também complementa o programa de suporte nutricional/alimentação, um programa realizado duas vezes por semana, que fornece até 120 membros da comunidade com uma refeição rica em nutrientes. Para muitos, essa é a única refeição de que podem depender.
Uma capela foi inaugurada no terreno da clínica em outubro de 2022. Ela também será utilizada como escola primária e centro de educação para adultos. Os voluntários também podem participar dos serviços regulares da capela, que acontecem principalmente aos fins de semana. Uma escola primária foi estabelecida na capela no terreno da clínica em 2023. Ela atende crianças locais dos Graus 0 a 4. Os voluntários também estão envolvidos em auxiliar o professor de tempos em tempos.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer de aeroporto na chegada e na partida (Aeroporto de Windhoek)
– Transfer para e da clínica
– O uniforme obrigatório consiste em 1 camiseta e 1 calça
– Acomodação: quarto duplo, alimentos para três refeições por dia
– Toalhas
– Lavanderia
– Orientação
– Certificado
– Suporte local, incluindo número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Chamadas telefônicas – devido às localizações rurais, o sinal não pode ser garantido
– Itens de natureza pessoal
– Bebidas e lanches
– Transporte local
– Excursões
– Seguro saúde
– Passagem aérea
– Gastos com visto
Você trabalhará ao lado da equipe da clínica para aprender sobre as doenças comuns que afetam a população local e como tratá-las. Você trabalhará de perto com pacientes da comunidade San local. O seu treinamento será adaptado às suas habilidades, nível, histórico e conhecimento. Estudantes de medicina podem esperar ser treinados em habilidades clínicas básicas, como coleta de histórico e exames de pacientes. Profissionais treinados são solicitados a realizar consultas com pacientes e a auxiliar no trabalho de extensão. Profissionais treinados, portanto, têm a oportunidade de causar um impacto real nas pessoas que mais necessitam de ajuda.
Suas tarefas dependem da sua experiência e formação.
Independentemente do seu histórico/experiência, você auxiliará nas tarefas diárias da clínica, que podem incluir:
– Registrar observações dos pacientes: pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio, temperatura.
– Observações: testes de gravidez e exames de urina para pacientes e registro dos resultados.
– Programa de nutrição: a cada dois dias, os idosos, mães com bebês e crianças pequenas são alimentados.
– Pesagem de bebês e manutenção de gráficos de crescimento.
– Registro de pressão arterial.
– Teste de glicose e registro.
– Limpeza e curativo de feridas simples.
– Auxílio na farmácia: controle de estoque, embalagem de medicamentos e novos pedidos.
– Planejamento familiar.
– Inserção de dados do projeto.
– Separação de roupas e outros itens doados.
– Brincar com as crianças locais que frequentam a clínica.
– Preparar pacotes de alimentos para os pacientes.
– Registrar informações dos pacientes e respostas de questionários em viagens de extensão.
– Trabalho de manutenção geral na clínica.
– Projeto agrícola: limpeza da área hortícola, rega das mudas, poda das plantas, colheita, embalagem.
– TI, serviços gerais, jardinagem, pintura ou qualquer outra coisa que uma clínica isolada possa precisar são altamente valorizados.
Os voluntários frequentemente possuem habilidades especiais que são inestimáveis para a clínica, e incentivamos você a usá-las e sugerir novas atividades que considere que beneficiarão o projeto.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.

Intercâmbio voluntário com crianças
Uma comunidade rural multicultural, historicamente desfavorecida, mas ainda assim vibrante, na região de Plettenberg Bay, tem sido apoiada por este projeto desde o início dos anos 2000.
O centro de mentoria para aprendizes recebeu apoio financeiro externo para se mudar para um centro agora dedicado dentro da comunidade.
Esses desenvolvimentos possibilitaram o apoio contínuo necessário aos alunos da aldeia que:
frequentam a escola primária local até o 7º ano, além de aqueles nos graus mais avançados que viajam diariamente para escolas de ensino médio fora de nossa área imediata.
O centro, baseado em tecnologia da informação, oferece ampla oportunidade para os voluntários auxiliarem os alunos de todos os níveis com o desenvolvimento necessário em matemática e ciências, além de ajudar com tarefas de casa e pesquisa de projetos.
A comunidade também possui duas instalações não governamentais de cuidados com a juventude, uma registrada para 100 e a outra para 60 crianças da pré-escola. Ambas as instalações são conduzidas por indivíduos preocupados e apaixonados, que fornecem cuidados básicos e programas de desenvolvimento formativo para crianças de 2 a 6 anos. Os voluntários que trabalham com as crianças da pré-escola realizam tudo, desde a inserção formal de aulas de nível formativo, atividades esportivas e recreativas ao ar livre, alimentação e limpeza até o descanso dos alunos após a refeição do meio-dia.
O voluntário terá um envolvimento imediato e prático, oferecendo apoio nas atividades diárias de rotina na sala de aula e ao ar livre, além do programa de alimentação diário, brincadeiras ao ar livre e períodos de descanso. Você será incentivado a participar do processo de planejamento das atividades, utilizando recursos disponíveis e/ou os recém-adquiridos. Seu envolvimento fará uma diferença real e significativa, onde mais é evidente e necessário – ajudando a preparar a base necessária para as crianças da aldeia na sua eventual transição para as instalações de ensino público mais formais.
Geralmente, muitas das crianças da pré-escola são retiradas pelos irmãos mais velhos e levadas para casa após as 14h, o que resulta em um número reduzido de alunos na pré-escola no início da tarde. Os voluntários podem permanecer lá até mais tarde à tarde OU se deslocar para o centro de aprendizado.
A língua materna das crianças é principalmente Afrikaans ou Xhosa (embora existam outras línguas minoritárias), mas o inglês, como segunda língua comum, é cada vez mais compreendido a partir dos 5 anos.
Valor inclui:
– Colocação no projeto
– Transfer do aeroporto na chegada e na partida (George Airport)
– Acomodação: quartos compartilhados, café da manhã, almoço e jantar
– Transporte diário de e para o projeto
– Uma doação para o projeto
– Orientação
– Certificado
– Suporte local, incluindo um número de emergência 24 horas
– Wi-Fi
Valor não inclui:
– Qualquer outro transporte
– Lavanderia
– Produtos de higiene pessoal e toalhas
– Excursões para lazer e prazer
– Refeições e bebidas em passeios
– Seguro saúde
– Passagem aérea
A rotina do voluntário é bastante variada ao redor da pré-escola, possíveis melhorias nas instalações, além das atividades escolares e de férias dos respectivos centros de mentoria. É necessário um grande grau de flexibilidade.
Os voluntários nos centros de pré-escola participarão novamente dos processos de inserção formativa e é esperado que ajudem e supervisionem as crianças envolvidas em atividades de desenvolvimento, como unir pontos, colorir, melhorar a destreza manual usando tesouras para cortar e colar, construir modelos, aprender o alfabeto e contar, reconhecer escrita, cantar, dançar, atividades em grupo e passeios ao parque de brincadeiras. Você também ajudará na preparação das refeições, distribuição de refeições e na limpeza após as atividades, além de manter a disciplina durante as atividades em grupo ou o tempo de descanso.
Um programa de rotina de segunda a sexta-feira pode ser o seguinte:
07h: Café da manhã.
07h50 – 08h: Transferência da sua acomodação para o projeto.
08h – 12h30/13h: Participação nas atividades da rotina matinal do centro de mentoria e das pré-escolas, de acordo com o seu programa.
12h30 – 14h: Finalização e distribuição das refeições, limpeza e pausa para o almoço.
14h – 16h: Atividades do programa da tarde (centro de mentoria, esporte ou qualquer outra atividade prática) e depois transferência do projeto para sua acomodação.
16h/16h30 em diante: Tempo livre.
19h – 19h30: Jantar com a equipe e tempo livre.
Fins de semana:
Sexta-feira à noite: Tradicionalmente, um “braai” (churrasco) ocorre às sextas-feiras, com a refeição servida por volta das 20h.
Sábados e domingos: Aproveite o tempo livre.
É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios dependem do voluntário e do trabalho que precisa ser feito.
*os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio.