DIVERSIFICADA CAPITAL DO MÉXICO.
Intercâmbio em Ciudad de México é embarcar numa aventura completa e colorida!
O intercâmbio na Cidade do México é repleto de experiências culturais, maravilhas naturais e atividades emocionantes que deixarão você com lembranças inesquecíveis. Incríveis monumentos, eventos culturais, museus e edifícios históricos estão em um dos centros culturais e financeiros mais importantes da América Latina.
Afinal, já pensou ter a experiência de estudar nessa cidade com um programa pensado só para você? Converse com a gente!
Intercâmbio na Cidade do México
Os brasileiros ainda não tanto, mas muitos outros intercambistas descobriram os encantos do México e do intercâmbio na Cidade do México, que é cada vez mais popular por ser excepcional para o estudo de espanhol. Embora a Cidade do México esteja em constante mudança e abrigue muitos restaurantes novos, festas e projetos que mantêm a vibração desta capital em pleno crescimento, é um destino que também dá lugar a museus famosos, bares tradicionais e locais culturais. Com uma população de quase 10 milhões de habitantes, é uma grande mistura do antigo e do novo. Não importa como você passe seu tempo na capital do México, uma coisa é certa: você vai pensar em uma data para voltar antes mesmo de terminar seu intercâmbio.
Clima
Em geral, a Cidade do México oferece um clima agradável durante a maior parte do ano, tornando-se um destino atraente para os visitantes em busca de temperaturas moderadas. A cidade experimenta variações climáticas significativas durante o dia, com manhãs frescas e tardes mais quentes. Os meses mais quentes são de março a junho, enquanto os mais frios são de novembro a janeiro.
Turismo:
Se você gosta da cultura latina, terá muitos passeios interessantes para fazer pela região. Alguns dos mais populares são:
– Zócalo (Praça da Constituição);
– Museu Nacional de Antropologia;
– Templo Mayor;
– Teotihuacán (Pirâmides do Sol e da Lua);
– Catedral Metropolitana;
– Palácio de Bellas Artes.
Visto
Intercambistas matriculados em cursos com duração de até 180 dias podem viajar com o visto de turista. É obrigatório agendar uma visita na embaixada do México em Brasília, ou nos consulados que ficam no Rio de Janeiro e em São Paulo. A autorização pode ser solicitada 30 dias antes da viagem.
Quem já possui visto de turista dos EUA ou do Canadá não precisa solicitar o visto de turista mexicano.
Se a sua estadia for maior do que 180 dias, você precisará de um visto de estudante. O processo deverá ser feito na embaixada ou nos consulados do México no Brasil.
Será realizada uma entrevista; nesse momento, você precisará apresentar toda a documentação exigida. Dentro de 30 dias, ao chegar no México, você precisará se registrar no Cadastro Nacional de Cidadãos Estrangeiros.
Lembrando que o visto de estudante no México não permite trabalhar.
Custo de Vida
Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. O México tem um custo de vida mais baixo. Em média, os estudantes gastam MX$9.000 por mês para viver lá, podendo variar um pouco de acordo com o estilo de vida e cidade. Confira alguns valores médios:
Aluguel em casa compartilhada – MX$5.200 por mês
Alimentação em casa – MX$2.067 por mês
Celular– MX$325 por mês
Água, luz e gás – MX$976 por mês
Transporte público – MX$423 por mês
Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e, se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu espanhol.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: se precisar utilizar os transportes públicos no México diariamente, adquira os cartões ou tickets pré-pagos que deixam a viagem mais em conta.
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.
Trabalhar
Estudantes não podem trabalhar no México, seja com visto de turista ou com visto de estudante.