DE CULTURA, COMIDA
DELICIOSA,
HISTÓRIA, PRAIAS E
POVO HOSPITALEIRO.
Intercâmbio no México é uma imersão cultural completa!
O México é um popular destino de férias e conhecido pelas suas praias de águas cristalinas e comida picante deliciosa. Além de atrair visitantes pelos seus artesanatos coloridos e povo alegre. Agora, já pensou em aprender espanhol enquanto aproveita essa atmosfera de férias? Fazer um intercâmbio no México, é a escolha perfeita para quem gosta de aprender sobre culturas ricas. Para quem curte história, não tem nada melhor do que poder ver sítios arqueológicos de perto, e o México está cheio deles! Outro ponto alto do México, é a sua beleza natural misturada com suas cidades modernas.
Vem falar com a gente para desenharmos essa experiência com você!
Vivendo no México
O México é um país grande em todos os sentidos, na quantidade de habitantes, em extensão territorial e no aspecto cultural. Com mais de 130 milhões de habitantes, é um país que oferece de tudo.
Basta você chegar lá, para se sentir em casa. As pessoas são extremamente simpáticas, alegres e adoram ajudar aos visitantes. Assim, você nunca se sentirá sozinho e será fácil fazer amigos.
Clima
O clima no México é bem variado. Em Playa del Carmen, por exemplo, o clima é marcado por duas estações: a estação chuvosa de abril a outubro e a estação mais seca de novembro a março. O verão é longo e quente, o inverno é curto e agradável. Ao longo do ano, a temperatura varia de 18 °C a 32 °C. Você raramente encontrará temperatura inferior a 13 °C ou superior a 34 °C.
Turismo
O México está cheio de atrações turísticas interessantes, aqui separamos algumas das mais famosas:
– Zona Arqueológica de Tulum (Tulum);
– Cenote Dos Ojos (Tulum);
– Chichén Itzá;
– Museu Nacional de Antropologia (Cidade do México);
– Museu Frida Kahlo (Cidade do México);
– Cenote Dos Ojos (Tulum);
– Quinta Avenida (Playa del Carmen).
IDIOMA: espanhol
CAPITAL: Cidade do México
POPULAÇÃO: 130 milhões de habitantes
CÓDIGO DDI: +52
MOEDA: peso mexicano
IDH: alto
FUSO HORÁRIO: -4 a -2 em relação ao horário de Brasília, dependendo da cidade
VOLTAGEM: 110V
1- O nome oficial do país não é México, mas Estados Unidos Mexicanos. Assim como os Estados Unidos da América, existem vários estados com seus próprios regulamentos. No caso do México, são 32 estados.
2- As cores da bandeira mexicana têm significados: verde pode ser independência da Espanha ou esperança. O branco pode ser a pureza da religião católica ou a unidade do povo. Finalmente, o vermelho representa o sangue dos heróis nacionais.
3- Chichen Itzá é um sítio arqueológico maia considerado uma das maravilhas do mundo moderno. É impressionante pensar que foi construído no século XII. Em Chichen Itzá, você encontrará detalhes que demonstram o conhecimento astronômico pré-colombiano.
4- No México fica a maior pirâmide do mundo! A Grande Pirâmide de Cholula mede 450 metros por 450 metros, de altura mede 55 metros. Ela começou a ser construída por volta de 300 a.C.
5- Os cenotes são poços de águas muito profundos. Geralmente, eles são associados com a Península de Yucatán.
Visto
Intercambistas matriculados em cursos com duração de até 180 dias, podem viajar com o visto de turista. É obrigatório agendar uma visita à embaixada do país em Brasília, ou nos consulados que ficam no Rio de Janeiro e em São Paulo. A autorização pode ser solicitada 30 dias antes da viagem.
Quem já possui visto de turista dos EUA ou do Canadá, não precisa solicitar o visto de turista mexicano.
Se a sua estadia for maior do que 180 dias, você precisará de um visto de estudante. O processo deverá ser feito na embaixada ou nos consulados do México no Brasil.
Será realizada uma entrevista, nesse momento você precisará apresentar toda a documentação exigida. Dentro de 30 dias, ao chegar no México, você precisará se registrar no Cadastro Nacional de Cidadãos Estrangeiros.
Lembrando que o visto de estudante no México não permite trabalhar.
Custo de Vida
Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. O México tem um custo de vida mais baixo. Em média, os estudantes gastam MX$9.000 por mês para viver lá, podendo variar um pouco de acordo com o estilo de vida e cidade. Confira alguns valores médios:
Aluguel em casa compartilhada – MX$5.200 por mês
Alimentação em casa – MX$2.067 por mês
Celular– MX$325 por mês
Água, luz e gás – MX$976 por mês
Transporte público – MX$423 por mês
Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e, se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu espanhol.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: para economizar a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade.
Se precisar utilizar os transportes públicos no México diariamente, adquira os cartões ou tickets pré-pagos que deixam a viagem mais em conta.
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.
Trabalho
Estudantes não podem trabalhar no México, seja com visto de turista ou com visto de estudante.