SEU INTERCÂMBIO EM KOBE
VAI TE MOSTRAR UM
JAPÃO PECULIAR,
QUE RESPEITA SUAS TRADIÇÕES,
MAS ACEITA AS
INFLUÊNCIAS ESTRANGEIRAS

No seu intercâmbio em Kobe, você vai descobrir uma cidade peculiar, elegante e artística, com personalidade própria, que aceita muito bem a influência estrangeira.

O Japão sempre tem uma pegada de tradição, entretanto esta cidade não constitui um dos exemplos de lugares tradicionais e típicos japoneses e isso torna o seu intercâmbio em Kobe ainda mais especial, afinal a cidade é uma das melhores cidades para um intercambista morar no Japão porque é moderna, cosmopolita, internacional… Um lugar onde os viajantes não se sentem estrangeiros.

Mesmo quando o Japão se manteve isolado do resto do mundo, a proximidade do mar de Kobe permitiu a cidade manter-se em contato com outras culturas e isso teve impacto direto no estilo de vida dos seus moradores que, diferente de outras cidades, são extremamente abertos ao novo.

Vivendo em Kobe

Kobe também está perfeitamente localizada como base para explorar o coração cultural do Japão. Uma viagem de trem de pouco mais de 20 minutos o transportará para o centro de Osaka, uma das mega-cidades mais movimentadas da Ásia. Mais alguns minutos levarão você às antigas capitais de Kyoto e Nara, onde o lado mais tradicional da cultura japonesa ainda pode ser encontrado hoje. Em apenas uma hora no Shinkansen, você pode estar em Hiroshima e Nagoya.

Vistos

Para estudar em uma escola de idiomas no Japão, o período máximo é de 12 semanas, e é utilizado o visto de turista.

Brasileiros podem estudar no Japão por até 90 dias sem a necessidade de solicitar um visto de curta duração antes da viagem.

Apenas instituições públicas oferecem visto de estudante para cursos de longo período. O estudante deve se matricular em uma universidade pública diretamente no Japão.

O visto de estudante é concedido pela instituição de ensino pública japonesa, por meio do Departamento de Imigração do Japão. O período de permanência do visto de estudante emitido é de 6 meses, podendo chegar a um máximo de 2 anos, a partir da data de entrada, variando conforme a duração dos estudos.

É possível renovar o visto de estudante caso haja extensão do curso. Se houver permissão no status do visto, é permitido trabalhar em tempo parcial, ou seja, no máximo 28 horas por semana. No entanto, existem restrições sobre os tipos de trabalho. O processo de avaliação da documentação pode levar até 6 meses.

Custo de Vida

Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país onde planejam morar. O Japão é famoso por ter custos elevados, mas a verdade é que o país oferece produtos de baixo custo, comparados até com os do Brasil.

Alguns gastos em Kobe:

Aluguel compartilhado – 円50.000 por mês
Alimentação em restaurante médio – 円900 por refeição
Transporte público – 円12.000 por mês
Celular – 円4.000 por mês

 

Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e, se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu japonês.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: para economizar a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade.

Trabalhar

Se houver a permissão no status do visto de estudante, é permitido trabalhar por tempo parcial, ou seja, no máximo de 28 horas por semana. No entanto, existem restrições sobre os tipos de trabalho.

Consulta Grátis! Vamos conversar? Atendemos todo o Brasil