Onde mais você pode escalar um vulcão ativo, caminhar por um terreno indomável, surfar em ondas de classe mundial ou provar alguns dos melhores vinhos do mundo? O Chile é um país de poesia!

Intercâmbio no Chile, no coração da américa do sul

Fazer intercâmbio no Chile é desfrutar de paisagens de extremos.

O país conta com o deserto mais seco do mundo, o Deserto do Atacama, além da bela Cordilheira dos Andes.

Dizem que o nome se deu da palavra indígena mapuche “chili”, que significa “onde a terra termina”.

Inegavelmente, justificando a geografia do país que é extremamente estreito, com largura que oscila entre 440 e 90 km, porém extenso.

O Chile é uma terra que tem muito mais fatos interessante para nos lembrar do que o regime opressivo de Pinochet, que dominou o país de 1973 a 1990, restringindo a liberdade de expressão da população. 

Mas esqueça esse lado sombrio da história latino-americana!

O Chile se transformou num lugar vibrante e cultural.

Inclusive, a poesia inovadora é um ponto de orgulho para os chilenos.

O país não só é um dos maiores produtores de vinho, como também o lugar com maior número de vulcões ativos.

Surpreendentemente, existe uma pequena briga entre o Chile e a Argentina pelo “fim do mundo”.

Porém, você vai ver no mapa que a cidade mais ao sul do planeta se chama Puerto Williams, e fica sim no Chile.

E então, já pensou em estudar espanhol em um lugar como esse? Entre em contato com a gente.

Vivendo no Chile

Com uma população de 17 milhões de pessoas, deu para o mundo dois ganhadores do Nobel de Literatura e vários outros escritores. Imortalizados por seu trabalho, Pablo Neruda, Gabriela Mistral e Nicanor Parra são apenas alguns nomes importantes que carregam o legado do Chile como a terra dos poetas.

O Chile é ainda destaque na América do Sul por possuir uma das economias mais prósperas do continente, devido à sua cultura diligente e à terra e mar ricos em recursos. A economia chilena se caracteriza por um sistema capitalista com forte estímulo às regras de autorregulação do mercado, forte exportação e exploração dos ricos recursos minerais presentes em seu território. O país é o principal produtor de cobre do mundo e uma fonte de ouro e prata. É também um forte exportador de vinhos, frutas, peixes e madeiras.

É justo dizer que poucos países da América do Sul podem competir com esse país quando se trata de sua diversidade épica de paisagens e aventuras!

Você provavelmente tem muitas perguntas sobre fazer um intercâmbio para aprender espanhol no Chile…
Se você já sabe um pouquinho, ótimo! Mas saiba que o espanhol chileno é considerado o sotaque mais fácil de identificar e o mais difícil de entender.

O Chile é uma das principais economias da América do Sul, e o seu desenvolvimento se reflete diretamente na educação local, com isso os chilenos possuem um elevado nível cultural e muitos podem se comunicar em mais de um idioma.

São várias opções de escolas e cursos de idioma voltados para alunos internacionais, além de excelentes universidades, para aqueles que tem como objetivo, uma graduação em terras estrangeiras. Está entre os países que mais investem em educação no mundo e, a capital Santiago, é considerada uma das 50 melhores cidades para estudar do planeta.

Além da proximidade com o Brasil reduzindo custos de passagem aérea, o nosso vizinho de continente se torna ainda mais interessante para um intercâmbio quando consideramos o custo benefício, pois, embora o investimento em escola não seja menor do que na Europa por exemplo, o peso chileno, é desvalorizada em relação ao real, o que dá ao brasileiro poder de compra no país, mas controle as expectativas porque no geral o Brasil e o Chile são tidos como os países mais caros para viajar na América do Sul. Algumas coisas são mais caras, outras mais baratas.

IDIOMA: espanhol
CAPITAL: Santiago
POPULAÇÃO: 19 milhões de pessoas
CÓDIGO DDI: +56
MOEDA: peso chileno
IDH: alto (o maior da América Latina)
FUSO HORÁRIO: -1 hora em relação ao
horário de Brasília (GMT-4)
VOLTAGEM: 220V

O Chile é o país mais longo e mais estreito do mundo, estendendo-se de norte a sul por mais de 4.300 km.
O deserto de Atacama, no norte, é o maior deserto seco do mundo.
As montanhas dos Andes do sul abrigam o vulcão mais alto do mundo e o lago mais alto do mundo, chamado Ojos de Salado.
A montanha mais alta do Chile, que na verdade é o pico de um vulcão, é o ‘Nevado Ojos de Salado’ e tem 6.880 m de altura.
O país tem quase 6.500 km de litoral principalmente acidentado, mas também há belas praias.

Visto

O Chile não exige visto de visitante, mas estabelece uma política de reciprocidade com os Estados, que o exigem para chilenos… Mas para nós brasileiros, para estudar no Chile por até três meses não é necessário solicitar visto.

Se você pretende ficar mais tempo no país, você deverá solicitar o visto de estudante que tem um processo que costuma ser bastante tranquilo. Para solicitá-lo, basta apresentar ao consulado, além de um passaporte válido, a carta de aceitação da escola e alguns documentos emitidos pela instituição de ensino escolhida.

Custo de Vida

Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. Confira alguns valores médios:

 

Quarto em casa compartilhada: 250.000 CLP
Contas (água, luz, aquecimento e coleta de lixo): 50.000 CLP
Mercado: 150.000 CLP
Transporte: 40.000 CLP
Celular: 7.500 CLP

 

Total: 500.000 CLP aproximadamente em Santiago, podendo variar de acordo com o estilo de vida.

 

Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e, se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu espanhol.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa.
Transporte: para economizar a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade. Se precisar utilizar os transportes públicos no Chile diariamente, adquira os cartões ou tickets pré-pagos que deixam a viagem mais em conta.
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor.

Trabalhar

O Chile não concede permissão de trabalho para estudantes, seja sob o visto de turista ou de estudante.

Consulta Grátis! Vamos conversar? Atendemos todo o Brasil