RELAXAMENTO, APRENDIZADO
E HOSPITALIDADE - UM RESUMO
DA SUA PRÓXIMA AVENTURA
Rotorua: um dos segredos mais bem guardados da Nova Zelândia.
Rotorua é um destino ideal para quem deseja aprender inglês enquanto vivencia a autêntica cultura neozelandesa. Com um ambiente acolhedor e uma comunidade receptiva, a cidade proporciona uma imersão linguística natural, facilitando a prática do idioma no dia a dia. Diferente dos grandes centros urbanos, Rotorua oferece um ritmo de vida mais tranquilo, permitindo que os estudantes aproveitem cada momento da experiência sem distrações.
Famosa por sua forte herança Māori, Rotorua surpreende com paisagens geotérmicas únicas, florestas e lagos deslumbrantes. Além disso, a cidade é reconhecida por suas experiências de bem-estar, com spas e águas termais perfeitas para relaxar depois dos estudos.
Se o seu objetivo é aprimorar o inglês em um lugar que une ensino de qualidade, paisagens deslumbrantes e vivências inesquecíveis, entre em contato com a gente e descubra as melhores oportunidades para o seu intercâmbio.
Vivendo em Rotorua
Rotorua, uma cidade de quase 80 mil habitantes, é uma ótima opção para quem deseja estudar em um ambiente tranquilo, mas com toda a estrutura necessária. A cidade combina a qualidade de vida de um lugar menor com facilidades de uma grande metrópole. Com pouco trânsito e cercada por paisagens naturais impressionantes, proporciona um cotidiano mais leve e sem estresse. Além disso, oferece mais oportunidades para estudantes interagirem com a comunidade local, promovendo uma experiência cultural mais autêntica. Para quem busca agitação urbana, Auckland fica a uma curta viagem de fim de semana. Graças à sua localização central, Rotorua também permite fácil acesso a praias de surfe renomadas, florestas preservadas, grandes lagos e estações de esqui na Ilha Norte da Nova Zelândia.
Visto
Quem deseja visitar a Nova Zelândia precisará solicitar um visto eletrônico (NZeTA). O visto deve ser solicitado antes da viagem e terá um custo de NZ$ 23 quando feito em um computador e NZ$ 17 quando realizado pelo aplicativo no celular.
Além disso, pode ser necessário pagar uma taxa de Conservação Internacional de Visitantes e o Imposto de Turismo (IVL) se a Nova Zelândia for o destino final da viagem (somente quem faz escala no país está isento). O IVL custa NZ$ 100 e deve ser pago junto com o NZeTA.
O visto de estudos para a Nova Zelândia é destinado às pessoas que desejam estudar no país por mais de 3 meses e meio (14 semanas).
A solicitação deve ser feita antes do embarque, ainda no Brasil, e é necessário apresentar comprovação financeira de NZ$ 1.667 por mês, referente ao período que você pretende ficar no país. Esse suporte financeiro serve apenas como comprovação de que você possui recursos para se manter no país e pode ser fornecido por familiares próximos.
A taxa consular é NZ$ 750, a aplicação é online e um exame médico pode ser solicitado.
Embora o processo seja online, é altamente recomendada a contratação de um despachante. Nós podemos te ajudar com o visto, saiba mais.
Estudantes de idiomas podem trabalhar na Nova Zelândia por até 20 horas semanais, desde que a escola pertença à Categoria 1.
Custa de Vida
Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país onde planejam morar. A Nova Zelândia se destaca por oferecer um custo de vida acessível. Em média, estudantes gastam cerca de NZ$ 1.180 por mês para viver em Rotorua, podendo variar de acordo com o estilo de vida de cada pessoa. Confira alguns valores médios:
Aluguel compartilhado – NZ$ 600 por mês
Alimentação em casa – NZ$ 400 por mês
Telefone e internet – NZ$ 80 por mês
Transporte público – NZ$ 100 por mês
Acomodação: Compartilhar moradia com outros estudantes internacionais é uma ótima forma de reduzir custos e tornar a experiência mais enriquecedora. Dividir espaços, como o banheiro, pode exigir um pouco de adaptação, mas proporciona convivência com pessoas de diferentes culturas. Além disso, escolher uma casa sem muitos brasileiros ajuda a praticar mais o inglês.
Alimentação: Comer fora pode ser tentador, mas a opção mais econômica é preparar as refeições em casa. Na hora das compras, opte pelas home brands (marcas próprias dos supermercados), que oferecem produtos de qualidade por preços até 50% mais baixos.
Transporte: A melhor forma de economizar no deslocamento é investir em uma bicicleta para percorrer a cidade. Caso precise utilizar o transporte público com frequência, adquirir cartões ou bilhetes pré-pagos pode reduzir os gastos.
Celular: Planos pós-pagos costumam ter tarifas mais vantajosas, mas se você não pretende ficar pelo período mínimo exigido pelas operadoras, o ideal é aproveitar ao máximo o Wi-Fi gratuito, disponível em vários locais ou garantir seu chip internacional com a gente.
Trabalhar
Para obter a permissão de trabalho na Nova Zelândia, o estudante deve estar matriculado em um curso de inglês com duração mínima de 14 semanas. Outros cursos que concedem permissão para trabalhar incluem graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.
A permissão de trabalho é garantida antes do estudante sair do Brasil, por meio do visto.