MENOS POPULAR E COM CUSTO
DE VIDA BEM MENOR, UM
INTERCÂMBIO EM LIMERICK
PODE SER O QUE VOCÊ QUER
NA SUA EXPERIÊNCIA

Fazer intercâmbio em Limerick é viver na terceira maior cidade da Irlanda.

Embora tenha uma atmosfera de cidade pequena, os moradores desfrutam de uma cidade com estrutura de cidade grande, com população de cerca de 94 mil habitantes.

Uma das vantagens de fazer intercâmbio em Limerick é que há menos brasileiros, além do custo de vida mais baixo.

O aluguel na cidade, por exemplo, chega ser 30% menor do que em Dublin.

Limerick está localizada a apenas 25 km do Aeroporto de Shannon e 200 km de Dublin.

Porém, existem ônibus e trens diretos para Cork, Galway e outros grandes centros urbanos durante todo o dia. 

Se você tem medo de temperaturas negativas, embora seja considerada a cidade mais cinzenta da Irlanda, no inverno a temperatura permanece positiva.

Vamos conversar e programar o melhor programa para você!

Vivendo em Limerick

A cidade também é conhecida como um centro cultural e artístico de teatro, literatura e artes visuais e é o lar de importantes instituições culturais.

Como acontece nas principais cidades irlandesas, Limerick oferece muitos festivais. Para começar, a festa de St. Patrick’s em Limerick é a maior da Irlanda depois de Dublin. Outro festival interessante que atrai diversos turistas na cidade, é o Riverfest Limerick que acontece em maio.

Além da qualidade de vida e o baixo custo de vida, outro benefício de escolher Limerick é a proximidade com pontos turísticos sensacionais do oeste irlandês, tais como: Burren National Park, Cliffs of Moher, Bunratty Castle e Drumoland.

Juntamente com os festivais de cultura e arte, Limerick é também uma das cidades mais históricas da Irlanda.

O King John’s Castle fica às margens do rio Shannon, no coração de Limerick, e é um marco icônico do tratado de Limerick, em inglês The Treaty of Limerick. O castelo também abriga uma espécie de museu moderno onde a tecnologia touchscreen dá vida a 800 anos de história em uma exposição cativante com diversas atrações interativas e instrumentos musicais.

 

Clique aqui e confira os principais pontos turísticos da cidade!

Visto

A Irlanda não exige aplicação do visto com antecedência a viagem e o primeiro contato com a imigração será no aeroporto de Dublin. Lá você deverá apresentar ao agente da imigração a carta da escola, confirmando a matrícula e acomodação, você irá ganhar o seu visto de 3 meses.

Estudantes de cursos de até três meses de duração não precisam de nenhum outro registro.

A Irlanda não exige aplicação do visto com antecedência a viagem e o primeiro contato com a imigração será no aeroporto de Dublin. Lá você deverá apresentar ao agente da imigração a carta da escola, confirmando a matrícula e acomodação, você irá ganhar um visto provisório.

Os estudantes que permanecerão na Irlanda por período maior que três meses precisam solicitar o IRP – Irish Residence Permit, no escritório geral da imigração no país, para solicitar essa mudança do visto e receber o visto final com permissão de trabalho.
Neste momento a duração do seu visto será estendida até a data do término do seu curso e para isso você deverá apresentar: carta da escola, com curso de carga mínima semanal de 15h/aula por semana, seguro governamental ou médico privado de uma empresa estabelecida na Irlanda, 4.500 euros comprovados em extrato de uma conta em banco irlandês ou no seu cartão viagem, comprovação de endereço e o valor de 300 euros pelo registro do Irish Residence Permit – IRP.

IRP é um documento que representa o visto final para quem for residir por mais de 3 meses na Irlanda. Você receberá esse documento de extrema importância, que deverá estar sempre com você durante sua estada na Irlanda, inclusive se sair ou voltar a entrar no país.

Se o seu registro for feito fora de Dublin, o oficial de imigração irá organizar uma data/hora para você retornar ao escritório de registro para coletar o IRP. Você não pode obter um IRP durante sua primeira visita a um escritório de registro fora de Dublin porque partes do processo são gerenciadas na central. Você deve retornar ao escritório de registro para buscar seu IRP.

O PPS é o equivalente ao nosso CPF no Brasil, sendo o número de referência para o acesso aos benefícios de assistência social, informações e serviços públicos como a carteira de motorista, necessário para se registrar e trabalhar legalmente no país.

Custo de Vida

Uma das principais preocupações dos intercambista é o custo de vida no país que planejam morar. Podemos dizer que a Irlanda oferece condições justas para poupar o orçamento e se você não for um esbanjão, poderá ser fácil viver dentro do orçamento. Em média, o custo de vida para um estudante na Irlanda é a partir de € 250 por semana.
Confira valores mínimos abaixo em Limerick, mas lembre que isso pode variar de acordo com o estilo de vida:

Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu inglês. O site Daft.Ie é um ótimo lugar para pesquisar a sua acomodação.

Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.

Transporte: para economizar a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade. Já os transportes públicos na Irlanda são eficientes, limpos, confortáveis e têm wi-fi. Se você precisar usar diariamente, adquira os cartões ou tickets pré-pagos que deixam a viagem mais em conta.

Celular: os planos pós-pagos pode oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.

Garage Sale: Já chegou no Brasil, mas ainda não é comum como lá. Ao ver a placa Garage Sale no vizinho não deixe de conferir o que está a venda. Os preços costumam ser ótimos.

Trabalhar

Para ter a permissão para trabalhar na Irlanda, o estudante deve estar matriculado em um curso de 25 semanas e com carga horária superior a 15 horas semanais. Ter posse do IRP e após encontrar o trabalho, deverá solicitar o PPS Number.

Você poderá trabalhar 20 horas semanais durante o seu curso e 40 horas semanais durante as suas férias.

O salário mínimo atual é: €12,70 por hora (janeiro de 2024).

Para encontrar uma oportunidade trabalho, além de estar de olho nos grupos de Facebook que têm vagas frequentemente anunciadas, não deixe de procurar nos sites: https://www.recruitireland.com/https://www.irishjobs.ie/ e https://www.monster.ie/

Leia mais sobre Estudar e Trabalhar no Intercâmbio

 

Consulta Grátis! Vamos conversar? Atendemos todo o Brasil