NA TERRA
DOS BEATLES
Intercâmbio em Liverpool, cidade vibrante e cheia de cultura
Se você é fã de música e esporte, o intercâmbio em Liverpool vai ser o programa ideal pra você. Liverpool tem algo para todos os grupos. Conhecida por ser a cidade natal dos Beatles e sede do Liverpool FC. Porém, a cidade é muito mais e une tudo isso com uma rica história. São diversos museus incríveis para você visitar durante sua viagem, além de galerias, edifícios históricos únicos e centros de arte.
O governo oferece um site bem completo com informações para visitantes internacionais. Você quer conhecer sobre promoções para esse destino? Veja aqui.
Afinal, já pensou ter a experiência de estudar em Liverpool com um programa pensado só para você? Venha conversar com a gente.
Vivendo em Liverpool
Apenas três horas de trem de Londres, Liverpool vai te proporcionar uma vida noturna agitada, com diversos pubs e restaurantes, sendo um deles o mais alto do Reino Unido. A área de Albert Dock, que antigamente era o porto mais sofisticado do mundo, hoje em dia está totalmente reformada e abriga muitos cafés, lojas, e outras atrações, como o museu dos Beatles. Além disso, fazer um passeio de ferry que cruza o rio Mersey vai te proporcionar uma das melhores vistas da famosa orla marítima de Liverpool. Com o sistema público de transporte você ainda tem acesso a diversos teatros, praias e parques, como o Sefton Park Palm House.
Clique aqui e confira os principais pontos turísticos da cidade!
Visto
Para quem vai estudar por até 24 semanas, não é necessário aplicação de visto prévio. A permissão de entrada é realizada no aeroporto na chegada ao país e utiliza o visto de turismo. No entanto, é recomendável que você apresente a carta de aceitação da escola em que você está matriculado e recursos financeiros para financiar a sua estadia no Reino Unido como, por exemplo, cartão VTM, além da sua acomodação.
Para quem quer estudar por um período superior a 25 semanas, o visto deve ser aplicado do Brasil e aprovado antes do embarque.
Para aplicação do visto de estudante é necessário apresentar ainda no Brasil:
-Carta de aceitação da escola que você está matriculada(o)
-Comprovação financeira para o período de estadia
-Endereço da acomodação
Outros documentos podem ser solicitados.
Custo de Vida
Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. A Inglaterra tem uma das moedas mais valorizadas do mundo, o que pode tornar o custo de vida mais alto. Porém, existem formas de economizar. Em média, os estudantes devem reservar £550 por mês para viver em Liverpool. Veja alguns valores médios:
Aluguel com contas incluídas: £350
Alimentação: £175
Celular: £10
Transporte: £60
Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e, se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu inglês.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: para economizar, a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade.
Se precisar utilizar os transportes públicos na Inglaterra diariamente, adquira os cartões ou tickets mensais que deixam a viagem mais em conta.
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.
Trabalhar
Estudantes internacionais matriculados em curso de idioma (inglês) não têm permissão para trabalhar na Inglaterra. Os países que oferecem permissão de trabalho aos estudantes são: Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia, além de Espanha para quem estudar espanhol e em alguns casos, França para estudantes de francês.
Saiba mais aqui
A Inglaterra autoriza estudantes full-time de ensino superior, como graduação, pós-graduação e MBA, a trabalhar 4 horas por dia durante o período de aulas. Durante as férias aumenta para 8h diárias. Após o término do curso, o aluno tem direito de permanecer no país por mais dois anos trabalhando full-time.
Se o estudante viajar com esposa(o), o familiar recebe uma autorização de trabalho full-time durante o curso do parceiro e mais os dois anos após o término.
Dependentes menores de idade têm direito à educação e sistema de saúde pública.
Estudantes part-time e de idiomas não estão autorizados a trabalhar.