DA GRANDE BARREIRA
DE CORAIS
AUSTRALIANA
INTERCÂMBIO EM CAIRNS é estudar no paraíso
Fazer intercâmbio em Cairns é ter a oportunidade de morar em uma cidade com belezas naturais exuberantes.
Se você pensa em conhecer a Grande Barreira de Corais australiana, a cidade é o lugar certo para você ir.
Além disso, você pode aproveitar o seu tempo por lá para conhecer algumas das diversas ilhas com águas cristalinas que ficam perto da cidade.
E também a Cairns Esplanade Lagoon, uma piscina pública gratuita na beira do mar e um dos vários parques espalhados pela cidade.
Assim como manda uma boa tradição australiana, aproveite esses espaços ao ar livre para fazer um piquenique.
E ainda é possível trabalhar em Cairns durante o seu intercâmbio. Confira nesse post algumas dicar importantes.
Por fim, não perca a oportunidade de conhecer alguns festivais culturais que acontecem na cidade.
Se você pensa em estudar em Cairns, entre em contato com a gente!
Vivendo em Cairns
Cairns está localizada ao norte do estado de Queensland, no nordeste da Austrália.
Por conta disso, a temperatura por lá é bem mais alta do que em outras cidades do país.
No verão, os termômetros variam entre 25 °C e 40 °C. Já no inverno, a temperatura não cai muito não, viu? É possível encontrar dias em que o clima fica na casa dos 26 °C. Durante essa época do ano, a mínima média é de 17 °C.
A cidade tem diversas opções de lazer ao ar livre, como parques, praias, piscinas públicas e trilhas, e é possível aproveitar tudo isso durante boa parte do ano.
Aqui é possível ver todos os eventos culturais que acontecem na cidade.
Visto
Para quem for estudar por até 12 semanas poderá aplicar o visto de turista, mas vale lembrar que não é permitido trabalhar e a boa notícia é que brasileiros podem aplicar para o visto de turista online. O valor é AU$ 195 e o pagamento da taxa do visto será realizado por cartão de crédito internacional. Há mais detalhes nesse link: http://www.homeaffairs.gov.au/.
A aplicação custa AU$ 1.600 e a ajuda de um despachante profissional é sempre recomendada. Além da documentação exigida como, por exemplo, a COE que é a carta de matrícula que a escola emite após o pagamento total do programa, pode ser solicitada uma comprovação financeira. Lembrando que desde o dia 10 de maio de 2024, a comprovação financeira é de AU$ 2.475,83 por mês que você ficar no país.
Deve aplicar para essa categoria quem for estudar por mais de 14 semanas e o processo junto à embaixada leva em média 35 dias úteis.
A Austrália está entre os países que exigem a vacinação contra febre amarela no mínimo dez dias antes do embarque. Os viajantes deverão portar a carteira internacional de vacinação que deve permanecer junto ao passaporte na chegada ao país. A emissão poderá ser realizada online.
Veja na íntegra o nosso post sobre vacina contra febre amarela para seu intercâmbio.
Custo de Vida
Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. Em média, os estudantes gastam AU$ 1.400 por mês para viver lá, podendo variar um pouco de acordo com o estilo de vida. Confira alguns valores médios:
Aluguel compartilhado com contas – AU$ 700 por mês
Mercado – AU$ 550 por mês
Telefone e internet – AU$ 60 por mês
Transporte público – AU$ 90 por mês
Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu inglês.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: para economizar a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade.
Já os transportes públicos na Austrália são eficientes, limpos, confortáveis e têm wi-fi. Se você precisar usar diariamente, adquira os cartões ou tickets pré-pagos que deixam a viagem mais em conta.
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.
Garage Sale: Já chegou no Brasil, mas ainda não é comum como lá. Ao ver a placa Garage Sale no vizinho não deixe de conferir o que está a venda. Os preços costumam ser ótimos.
Trabalhar
Poderão trabalhar legalmente na Austrália, os intercambistas que têm visto de estudante e curso superior a 14 semanas.
Trabalhar enquanto você estuda na Austrália pode ajudar a complementar o orçamento e ajuda na aprendizagem. É uma ótima experiência!
O visto de estudante na Austrália permite trabalhar 48 horas a cada duas semanas e horas irrestritas durante as férias do curso.
Além do visto de estudante, para poder trabalhar existe o documento chamado de Tax File Number. O TFN é um número de registro para imposto e é necessário apresentar ao seu empregador.
O salário mínimo atual é: AU$ 24,10 por hora.