INTENSAMENTE BELA
E UM POPULAR
PONTO DE ENCONTRO
DE MOCHILEIROS E TURISTAS
Intercâmbio em Byron Bay é ter memórias para o resto da vida.
Fazer intercâmbio em Byron Bay é viver em uma cidade costeira com surfistas, amantes de praias, boêmios e hippies.
O centro urbano experimentou um boom populacional devido ao fato de possuir excelente surfe e um clima agradável.
O lugar certo para explorar praias, relaxar no farol, passear pela cidade e absorver o estilo de vida australiano. Além disso, Byron Bay tem uma atmosfera relaxante e muito charme. Ao caminhar pela cidade, você encontrará boutiques exclusivas, cafés, bares, restaurantes e lojas artísticas.
Localizada no norte do estado de New South Wales, a algumas horas de Sydney, Byron Bay tem o ponto mais oriental da Austrália Continental, ainda assim está perto de Gold Coast e Brisbane, duas grandes cidades do estado de Queensland.
Durante sua estadia na cidade, você pode conhecer uma de suas nove praias e fazer trilhas. Além de ter a oportunidade de assistir a migração anual das baleias em direção à Grande Barreira de Corais.
Estudar em Byron Bay é aproveitar da estrutura das escolas e da vida australianas, bem como a vibe de uma cidade pequena.
Afinal, já pensou ter a experiência de estudar nessa cidade com um programa pensado só para você? Entre em contato com a gente.
Vivendo em Byron Bay
Byron Bay é uma das cidades litorâneas que ganhou uma reputação construída em torno do Byron Bay Bluesfest. Em comparação, podemos dizer que Byron Bay é um pouco mais “roots” do que a Noosa Heads ou, no mínimo, menos luxuosa, mas ainda assim é buscada pela elite para umas férias de estilo simples, com toque de requinte.
Historicamente, “Byron” foi associada ao movimento de estilo de vida alternativo dos anos 1970 e lentamente evoluiu para um refúgio hippie de luxo no norte de Nova Gales do Sul.
Hoje, Byron Bay é um destino de férias que atende a uma gama muito diversificada de visitantes. Há fabricantes de pranchas de surfe na cidade, restaurantes de boa qualidade, uma ampla variedade de opções de hospedagem (de mochileiros, casas na árvore e pousadas exclusivas). Entre as atividades há opções para relaxar, apreciar a natureza como ver baleias, surfar e muita praia. Isso significa que a cidade oferece muitas vagas de trabalho no segmento de hospitalidade.
Quer saber mais sobre os principais pontos turísticos da cidade? Clique aqui!
Geograficamente é uma cidade aninhada entre Cape Byron e as colinas do interior. Nos últimos vinte anos, ela se espalhou em todas as direções – tanto para cima quanto para o litoral e para a terra rural. Uma das qualidades mais cativantes de Byron, como observou Craig McGregor, é que “a pressão pública impediu que tanto o Club Med quanto o McDonald’s se mudassem; o Conselho Byron Shire, dominado de verde, baniu estabelecimentos de alimentos para viagem do centro da cidade; prédios foram restritos a três andares de altura e uma moratória foi colocada no desenvolvimento de alta densidade até que as instalações de esgoto se recuperem”. Essa resistência fez com que ela realmente evitasse a subida que aconteceu em Gold Coast e Sunshine Coast.
Visto
Para quem for estudar por até 12 semanas poderá aplicar o visto de turista, mas vale lembrar que não é permitido trabalhar e a boa notícia é que brasileiros podem aplicar para o visto de turista online. O valor é AU$ 195 e o pagamento da taxa do visto será realizado por cartão de crédito internacional. Há mais detalhes nesse link: http://www.homeaffairs.gov.au/.
Também chamado de ELICOS Student Visa, essa categoria permite aos brasileiros trabalhar enquanto estudam no país.
A aplicação custa AU$ 1.600 e a ajuda de um despachante profissional é sempre recomendada. Além da documentação exigida como, por exemplo, a COE que é a carta de matrícula que a escola emite após o pagamento total do programa, pode ser solicitada uma comprovação financeira. Lembrando que desde o dia 10 de maio de 2024, a comprovação financeira é de AU$ 2.475,83 por mês que você ficar no país.
Deve aplicar para essa categoria quem for estudar por mais de 14 semanas e o processo junto à embaixada leva em média 35 dias úteis.
A Austrália está entre os países que exigem a vacinação contra febre amarela no mínimo dez dias antes do embarque. Os viajantes deverão portar a carteira internacional de vacinação que deve permanecer junto ao passaporte na chegada ao país. A emissão poderá ser realizada online.
Veja na íntegra o nosso post sobre vacina contra a febre amarela para seu intercâmbio: https://beeducation.tur.br/blog/vacina-febre-amarela-para-intercambio/
Custo de Vida
Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. Podemos dizer que a Austrália oferece condições justas para poupar o orçamento e se você não for um esbanjão, poderá ser fácil viver dentro do orçamento.
Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu inglês.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: para economizar a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade.
Já os transportes públicos na Austrália são eficientes, limpos, confortáveis e têm wi-fi. Se você precisar usar diariamente, adquira os cartões ou tickets pré-pagos que deixam a viagem mais em conta.
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.
Garage Sale: já chegou no Brasil, mas ainda não é comum como lá. Ao ver a placa Garage Sale no vizinho não deixe de conferir o que está a venda. Os preços costumam ser ótimos.
Trabalhar
Poderão trabalhar legalmente na Austrália, os intercambistas que têm visto de estudante e curso superior a 14 semanas.
Trabalhar enquanto você estuda na Austrália pode ajudar a complementar o orçamento e ajuda na aprendizagem. É uma ótima experiência!
O visto de estudante na Austrália permite trabalhar 48 horas a cada duas semanas e horas irrestritas durante as férias do curso.
Além do visto de estudante, para poder trabalhar existe o documento chamado de Tax File Number. O TFN é um número de registro para imposto e é necessário apresentar ao seu empregador.
O salário mínimo atual é: AU$ 24,10 por hora.
Há várias maneiras de achar um trabalho adequado para você:
– Jornais e sites de ofertas de emprego.
– Alguma instituições colocam avisos de emprego nos murais do campus e também na internet. Contate a equipe de apoio ao estudante internacional da sua instituição e conheça as opções que a sua instituição oferece.
– Registre seus dados em uma empresa de recrutamento. Muitas delas ajudam as pessoas em trabalhos temporários ou de curto prazo.
– Fique atentos aos estudantes que retornam aos seus países de origem em breve. Eles costumam fazer indicações nas vagas que deixaram em aberto ao sair da Austrália.