INTERCÂMBIO EM UMA
DAS MELHORES CIDADES
DO MUNDO PARA SE VIVER

Intercâmbio em Adelaide, cidade com atmosfera vibrante e belezas naturais

Certamente, há muito o que experimentar, desde os mercados locais de alimentos frescos, até eventos esportivos e festivais de arte.

E se você gosta de vinho, de fato irá querer conhecer uma das diversas vinícolas da região.

Localizada no estado de South Australia, e com cerca de 1,3 milhões de pessoas,  a cidade tem um custo de vida mais baixo que outras capitais do país.

Confira nesse post, cinco motivos para escolher Adelaide como destino do seu intercâmbio.

E então, já pensou em estudar em um lugar como esse? Entre em contato para prepararmos a melhor experiência para você!

Vivendo em Adelaide

Adelaide, capital do estado de South Austrália, no sul do país, é uma cidade que ainda está em crescimento.

Com mais de 20 praias e diversas vinícolas, a cidade recebe milhares de estudantes internacionais todos os anos. Isso acontece por conta das universidades de excelência que se espalham pelo local.

Além disso, Adelaide tem o custo de vida bem mais baixo quando comparado a outras capitais da Austrália, o que a torna extremamente atrativa.

Com diversos restaurantes e cafés, é possível comer muito bem enquanto você estiver por lá.

Por fim, anualmente a cidade recebe o Adelaide Fringe, um festival de cultura que acontece desde 1960. Uma ótima oportunidade para conhecer os costumes e tradições locais.

 

Clique aqui e confira os principais pontos turísticos da cidade!

Adelaide tem fama de ser uma cidade fria, mas isso não é verdade.

As estações do ano na cidade são bem definidas. Então no verão, as temperaturas podem chegar a 35 graus. Já no inverno, os termômetros atingem 5 graus.

As estações na Austrália são iguais as nossas. Então, quando é verão no Brasil, é verão por lá também.

 

Visto

Para quem for estudar por até 12 semanas poderá aplicar o visto de turista, mas vale lembrar que não é permitido trabalhar e a boa notícias é que brasileiros podem aplicar para o visto de turista online. O valor é AU$ 195 e o pagamento da taxa do visto será realizado por cartão de crédito internacional. Há mais detalhes nesse link: http://www.homeaffairs.gov.au/.

Também chamado de Elicos Student Visa, essa categoria permite aos brasileiros trabalhar enquanto estudam no país durante o intercâmbio.
A aplicação custa AU$ 1.600 e a ajuda de um despachante profissional é sempre recomendada. Além da documentação exigida como, por exemplo, a COE que é a carta de matrícula que a escola emite após o pagamento total do programa, pode ser solicitada uma comprovação financeira. Lembrando que desde o dia 10 de maio de 2024, a comprovação financeira é de AU$ 2.475,83 por mês que você ficar no país.

Deve aplicar para essa categoria quem for estudar por mais de 14 semanas e o processo junto à embaixada leva em média 35 dias úteis.

A Austrália está entre os países que exigem a vacinação contra a febre amarela no mínimo dez dias antes do embarque. Os viajantes deverão portar a carteira internacional de vacinação que deve permanecer junto ao passaporte na chegada ao país. A emissão poderá ser realizada online. Veja na íntegra o nosso post sobre vacina contra febre amarela para seu intercâmbio.

Custo de Vida

Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. Em média, os estudantes gastam AU$ 1.380 por mês para viver lá, podendo variar um pouco de acordo com o estilo de vida. Confira alguns valores médios:Aluguel compartilhado com contas – AU$ 780 por mês

Mercado – AU$ 470 por mês

Telefone e internet – AU$ 50 por mês

Transporte público – AU$ 80 por mês

 

Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e, se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu inglês.

Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.

Transporte: para economizar a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade.

Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda parte.

Trabalhar

Poderão trabalhar legalmente na Austrália, os intercambistas que têm visto de estudante e curso superior a 14 semanas.

Trabalhar enquanto você estuda na Austrália pode ajudar a complementar o orçamento e ajuda na aprendizagem. É uma ótima experiência!

O visto de estudante na Austrália permite trabalhar 48 horas a cada duas semanas e horas irrestritas durante as férias do curso.

Além do visto de estudante, para poder trabalhar existe o documento chamado de Tax File Number. O TFN é um número de registro para imposto e é necessário apresentar ao seu empregador.

O salário mínimo atual é: AU$ 24,10 por hora.

Consulta Grátis! Vamos conversar? Atendemos todo o Brasil