EM CÓRDOBA.
A JUNÇÃO DO VELHO
E DO NOVO
Intercâmbio em Córdoba, uma cidade com clima tranquilo.
Fazer intercâmbio em Córdoba, é viver na segunda maior cidade do país.
Mesmo com muitos jovens, é possível perceber que a cidade oferece um clima “relax”.
Com mais de 1,3 milhões de habitantes, todos vivem com um sorriso no rosto e estão sempre dispostos a ajudar.
Com muitos museus e feiras de artes, é conhecida principalmente como a capital cultural das Américas.
Localizada a 700 quilômetros de distância de Buenos Aires, a cidade mistura centros históricos jesuítas com grandes prédios modernos.
Além disso, é possível encontrar a universidade mais antiga da América do Sul, a Universidade Nacional de Córdoba.
Afinal, já pensou em estudar espanhol em uma cidade como essa? Entre em contato com a gente para prepararmos a melhor experiência para você.
Vivendo em Córdoba
A cidade tem como principal característica dois grandes opostos que se transformam em uma deliciosa marca registrada: a junção do velho com o novo.
A rica herança colonial de Córdoba é exibida pelo antigo cabildo (câmara municipal), o palácio do vice-rei (século XVIII), a catedral (1758), a Universidade de Córdoba e a igreja e convento de Santa Teresa (iniciada em 1714). Esses e outros prédios históricos em torno da cidade foram considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2000. A Plaza San Martín comemora o libertador da Argentina. Devido à sua história e aos resorts de verão nas serras próximas, Córdoba desenvolveu um próspero comércio turístico. É o eixo ferroviário e rodoviário da região central da Argentina, ligando os Pampas a importantes centros do noroeste. Pajas Blancas é um moderno aeroporto perto da cidade.
Quer saber mais sobre os principais pontos turísticos da cidade? Clique aqui!
Visto
Para a permanência de até 90 dias, a Argentina dispensa a aplicação prévia de visto para cidadãos brasileiros.
Para ingressar na Argentina na condição de turista, cidadãos brasileiros devem apresentar passaporte ou cédula de identidade civil emitida pelos institutos de identificação das polícias civis dos Estados.
É necessário, no entanto, que o RG esteja em bom estado de conservação e com foto que permita identificar claramente o titular.
Não são aceitos como documento de viagem: certidão de nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) e qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil, como Carteira Nacional de Habilitação, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos Estados.
Se precisar prorrogar a estadia, sob a condição de turista, por mais 90 dias o turista deverá realizar solicitação formal à Dirección Nacional de Migraciones antes do prazo inicialmente concedido.
É gratuito!
Para estudantes que pretendem permanecer por mais de 90 dias na Argentina, é necessária a aplicação do visto de residência temporária. O visto terá validade de 2 anos e permite a todo cidadão brasileiro residir, estudar e trabalhar na Argentina sem limite de horas e por todo o período.
O custo é de USD 300 e deverá ser agendado um horário para a aplicação no Consulado da Argentina para a entrega dos seguintes documentos:
- Passaporte original com validade mínima de dois (2) anos.
- Duas (2) cópias autenticadas das três primeiras páginas do passaporte.
- Certidão de nascimento original ou atualizada.
- Duas (2) cópias autenticadas da certidão de nascimento.
- Certidão de casamento original ou atualizada (uma via para cada cônjuge; a apresentação da certidão de casamento não exime a apresentação da certidão de nascimento).
- Duas cópias autenticadas da certidão de casamento.
- Duas cópias autenticadas do documento de identidade (RG).
- Duas vias do certificado original de antecedentes penais emitido pela Polícia Federal Brasileira com firma reconhecida em cartório ou com a validação da internet quando solicitado pela internet no site www.dpf.gov.br (não serão aceitos antecedentes penais emitidos pela Polícia Civil, Governo do Estado de São Paulo nem PoupaTempo).
- Cinco (5) fotos 4X4, de frente, sem data, sem óculos, ½ busto, fundo BRANCO, COLORIDA.
- Comprovante de pagamento da taxa de MIGRACIONES (USD 300).
Custo de Vida
Tendo em vista a comparação e câmbio entre o real brasileiro e o peso argentino, é possível afirmar que o custo de vida nas grandes cidades é relativamente menor do que o das metrópoles brasileiras.
Tal fato leva a uma perspectiva de gastos e despesas reduzidas para o intercambista quando comparado com países da Europa.
O total do custo de vida em real é aproximadamente R$ 1.430,00, mas esse valor valor pode variar conforme o câmbio.
Trabalhar
Dependendo da sua qualificação, você poderá conseguir oportunidades interessantes buscando pela internet. No entanto é claro que na maioria dos casos é preciso ter espanhol em nível no mínimo intermediário.
Busque nos sites bumeram e Infojobs e lembre-se que além do espanhol, é necessário ter documentação regularizada e permissão de trabalho. Veja a nossa seção de vistos nesta página.