Esqueça as dimensões de cidades grandes, inclusive o caos para o intercâmbio.
Embora seja a quarta maior cidade da Irlanda, Limerick tem apenas 50 mil habitantes que oferece uma atmosfera de cidade pequena, mas para quem deseja sair do clichê Dublin (nada contra) , é possível desfrutar de uma cidade com excelente estrutura de cidade grande.
Antes de mais nada, assumimos que gostamos muito de promover intercâmbio em Limerick, afinal a cidade é conhecida como um centro cultural e artístico como teatro, literatura e artes visuais.
A primeira vista pode parecer uma cidade com poucas atividades para quem busca uma vida agitada no intercâmbio, mas, como acontece nas principais cidades irlandesas, Limerick oferece muitos festivais, a festa de St. Patricks em Limerick, por exemplo, é a maior da Irlanda depois de Dublin.
Outro festival interessante que atrai diversos turistas na cidade, é o Riverfest Limerick que acontece em maio.
Além da qualidade de vida, baixo custo de vida, outro benefício de escolher Limerick é a proximidade com pontos turísticos sensacionais do oeste irlandês, tais como: Burren Park, Cliffs, Burranty Castle e Drumoland.
Juntamente com os festivais de cultura e arte, Limerick é também uma das cidades mais históricas da Irlanda.
Já está convencidx sobre um intercâmbio em Limerick?! Continua lendo que tem mais:
-Limerick é a terceira maior cidade da Irlanda. É também o terceiro maior cidade de língua inglesa da UE
-Comercial da região centro-oeste, localizado a 15 minutos da Aeroporto Internacional de Shannon.
-Cidade Europeia do Futuro premiada em 2017
-Cidade muito orientada para os estudantes – Globalmente reconhecida por excelência em aprendizado segundo a UNESCO Learning City Award
-Cidade jovem: quase 50% da população abaixo de 35 anos; Alunos em o ensino superior representa 20% da população da cidade.
-Limerick está entre as 10 principais cidades da Europa para atrair investimento, crescimento e oportunidades
-Menor custo de vida – até 50% mais acessível que Dublin. Mais de 20% mais acessível que Cork & Galway
A cidade também vem crescendo “sci-tech hub” e começou a competir em escala global. E talvez você nem sabia da existência de Limerick, uh?!
8 motivos para estudar em Limerick
1. Menores custos de acomodação
Todos nós sabemos sobre os crescentes custos de acomodação em Dublin no momento, então será uma boa notícia para o talento técnico que centros vibrantes estão crescendo fora da capital do país.
Segundo Limerick.ie, os preços de aluguel na região são 50% mais baixos que Dublin, 25% mais baixos que Cork e 23% mais baixos que Galway.
O aluguel de um quarto individual em Limerick é aproximadamente € 300 por mês, enquanto em Dublin você não encontrará nada apor menos de € 400 dividindo com 3 pessoas.
2. Cidade da cultura
A região também é reconhecida como um centro cultural e artístico, com teatro, literatura, comédia e artes visuais saindo da cidade e arredores.
Sede de importantes instituições culturais, como a Academia Mundial de Música e Dança da Irlanda, a RTÉ Lyric FM e o Lime Tree Theatre, Limerick foi nomeada a primeira Cidade Nacional da Cultura da Irlanda em 2014. Dois anos depois, foi selecionada para a Capital Europeia da Europa de 2020. Título da cultura.
3. Festivais em abundância
Assim como nas cidades mais vibrantes, Limerick oferece muitas festividades para seus residentes, portanto, aqueles que estão pensando em se mudar para lá para trabalhar são muito agradáveis ao longo do ano.
Para começar, o desfile do dia de São Patrício da cidade é um dos maiores da Irlanda depois de Dublin. Mas a região também possui outros grandes festivais, incluindo o Riverfest Limerick todos os anos durante o feriado bancário de maio.
4. Uma cidade rica em história
Juntamente com seus festivais de cultura e artes, Limerick também é uma das cidades mais históricas da Irlanda.
O King King’s Castle fica orgulhosamente nas margens do rio Shannon, no coração de Limerick e é um marco icônico junto com a Pedra do Tratado, na qual o Tratado de Limerick foi supostamente assinado.
O castelo também abriga o fascinante centro interpretativo, onde a tecnologia touchscreen dá vida a 800 anos de história em uma exposição cativante.
5. Mobilidade
Obviamente, entre trabalho, casa e todos os pontos de interesse culturais e festividades em Limerick, você provavelmente desejará saber mais sobre como é o transporte.
Limerick está localizado a apenas 25 km do aeroporto de Shannon, que possui pré-desembaraço aduaneiro total dos EUA. Também é bem servido por transporte público e seis estradas nacionais, e há serviços de ônibus e trem diretos por hora para Dublin, Cork, Galway e outros grandes centros da cidade.
O transporte de Limerick está se movendo para o futuro. Tornou-se a primeira cidade de demonstração de viagens mais inteligente da Irlanda, com um investimento de 9 milhões de euros.
6. Sci-Tech Hub
Desde o Plano Limerick 2030 (https://limerick2030.ie/, fica claro que a região está em sua posição privilegiada para atrair os melhores talentos e esqueça “Silicon Docks” em Dublin, em Limerick o “Opera Site” está sendo apresentado como um centro vibrante para futuros negócios digitais e de fintech.
Limerick já abriga um número considerável de empresas internacionais de tecnologia, incluindo três, dispositivos analógicos, Virgin Media, Kemp Technologies, Dell e Uber, além de gigantes de serviços financeiros como a Northern Trust.
7. Segurança
Limerick têm níveis menores de criminalidade do Dublin e atualmente é uma cidade muito segura e melhorias notáveis em segurança foram feitas nos últimos anos. Sendo uma cidade de tamanho modesto, o principal centro da cidade de Limerick é seguro e aconchegante, mesmo à noite e nos fins de semana.
Nesse sentido, vale considerar que, uma vez que é o lar de muitas universidades, os bares geralmente enchem de estudantes de todo o mundo.
Considere que a taxa de criminalidade na irlanda é mais de 30 vezes menor do que os índices brasileiros, então mesmo que Dublin seja menos segura, não dá para chamar exatamente de perigosa.
8. Intercâmbio para aprender inglês
Em outras palavras, para Irlanda como destino, considerar um intercâmbio em Limerick, as ofertas de escolas de baixíssimo investimento em Dublin atraiu muito, mas muitos brasileiros e hoje é mais fácil irlandês aprender português do que brasileiro inglês. Além disso, em Limerick a vida é mais fácil para estudantes, por exemplo, não tem fila de espera para o IRP.
E aí? Curtiu?