Para trabalhar na Espanha durante o intercâmbio, o primeiro passo é ter o visto de estudante e estar matriculada(o) no curso adequado.
Para trabalhar na Espanha durante o intercâmbio, o primeiro passo é ter o visto de estudante e estar matriculada(o) no curso adequado.
Antes de tudo, você precisa saber que para estudar espanhol por mais de 90 dias na Espanha, é necessário ter o visto de estudante. Já a permissão de trabalho não está condicionada ao visto, pois apenas estudantes matriculados em cursos de ensino superior, recebem a autorização de trabalho automaticamente e podem trabalhar até 30 horas semanais durante o período das aulas e 40 horas por semana durante o período de férias.
ATENÇÃO!Para quem deseja trabalhar na Espanha com um visto de estudante de espanhol, é necessário ter em mente que não se trata de um programa de estudo e trabalho, ou seja, o visto não sai com a permissão de trabalho automaticamente. Bem ao contrário disso, conseguir a permissão para trabalhar legalmente na Espanha é um processo extremamente burocrático.
Em resumo, o intercambista precisa ao chegar na Espanha:
1- Fazer o empadronamiento (registrar o endereço local definitivo onde irá morar)
2- Tirar o TIE (cartão de identidade do estrangeiro que sai com o número do NIE)
3- Abrir uma conta no banco
4- Buscar trabalho
5- Conseguir uma carta de oferta de trabalho de uma empresa local
6- Tirar o número da Seguridad Social
O que é o NIE e o motivo de precisar dele para trabalhar na Espanha:
NIE, número de identificação de estrangeiro, é um número pessoal que serve para identificar cada estrangeiro que está vivendo de maneira legal no país. O NIE sairá no TIE (Tarjeta de Identidad de Extranjero), sendo dois dos principais documentos do seu intercâmbio. Os intercambistas com a permissão de trabalho, poderão trabalhar até 30 horas por semana durante os estudos e 40 horas nas férias do curso. Além disso, o cartão TIE é um facilitador para viajar nos países do espaço Schengen. Para saber mais, acesse o nosso post Tratado de Schengen.
Custos:
NIE – €9,84
Pagamentos apenas com cartão de crédito e débito.
Consulte informações oficiais aqui.
Documentos necessários para solicitar o NIE
- Formulário preenchido (original e 3 cópias) – Acesse aqui.
- Passaporte válido (original e uma cópia).
- Visto para estudos fornecido pelo consulado (original e uma cópia).
- 3 fotografias coloridas com fundo branco.
- Certificado de registro como aluno em um centro oficial que também comprove a duração do programa (original).
- Comprovação financeira – Acreditação de meios econômicos suficientes para cobrir a estadia. É necessário comprovar o equivalente a 100% do IPREM (índice espanhol), o que representa em 2023 cerca de €600 por mês no país.
Pode ser extrato bancário ou outros que demonstrem a solvência econômica. Neste caso, o original e a cópia devem ser apresentados e traduzido ao espanhol fornecido pelo banco do estudante.
O trabalho não pode afetar o seu estudo, ou seja, você não pode deixar de frequentar suas aulas por estar trabalhando.
Prepare o seu currículo para trabalhar na Espanha no intercâmbio
Independente da área de trabalho, o currículo é a apresentação do candidato e traz uma seriedade ao processo, por isso não subestime a necessidade de preparar o seu. Na Espanha, há um site chamado Europass que apresenta modelos e é muito utilizado. Acesse o Europass aqui.
Pesquisamos a estrutura mais utilizada no país:
- Coloque uma foto no seu currículo.
- Dados pessoais: nome, sobrenome, endereço, e-mail, data de nascimento e nacionalidade.
- Experiência profissional: comece da mais recente e coloque uma breve descrição para cada uma delas. Evite as experiências não relevantes para o cargo que está concorrendo.
- Formação acadêmica: com a data do início e a data de conclusão.
- Cursos extracurriculares: atividades complementares, como cursos de informática, por exemplo.
- Idiomas: colocando o nível falado, escrito e de compreensão de cada um deles.
- Pode adicionar disponibilidade de horário.
Onde pesquisar trabalho… ¡Buena Suerte!
https://www.infoempleo.com/ https://www.adecco.es/ https://www.theinterngroup.com/ https://www.infojobs.net/ https://www.indeed.es/
Para mais informações sobre o NIE, acesse aqui