O nomadismo digital tem se tornado um estilo de vida cada vez mais comum, permitindo que profissionais trabalhem remotamente enquanto exploram o mundo. Mesmo antes da pandemia, os nômades digitais já davam indícios que estavam chegando para ficar, mas é inegável que após 2020, muitas pessoas resolveram adotar o nomadismo em suas vidas, mesmo que não seja de maneira permanente.

A escolha do destino ideal envolve fatores como custo de vida, qualidade da internet, segurança, burocracia para obtenção de vistos e qualidade de vida. Algumas listas elaboradas por empresas e plataformas especializadas ajudam a identificar os melhores lugares para quem deseja viver essa experiência.

Cidades em Destaque para Nômades Digitais

De acordo com um estudo da Dojo, empresa britânica de pagamentos, as melhores cidades para nômades digitais foram classificadas com base em fatores como vistos, velocidade da internet, custo de vida, liberdade na internet e qualidade de vida. Entre os destaques estão:

  1. Gênova, Itália
  2. Bari, Itália
  3. Valência, Espanha
  4. Quebec, Canadá
  5. Catânia, Itália
  6. Florença, Itália
  7. Palermo, Itália
  8. Las Palmas, Espanha
  9. Roma, Itália
  10. Sevilha, Espanha

Outro ranking importante é o da Nomads, que avalia cidades ao redor do mundo considerando elementos como custo de vida, qualidade da internet, clima, diversidade de coworkings e segurança. Entre as cidades mais bem classificadas estão:

  1. Bangkok, Tailândia
  2. Kuala Lumpur, Malásia
  3. Tóquio, Japão
  4. Assunção, Paraguai
  5. Da Nang, Vietnã
  6. Tbilisi, Geórgia
  7. Lisboa, Portugal
  8. Seul, Coreia do Sul
  9. Buenos Aires, Argentina
  10. Canggu, Indonésia

Já a agência de relações públicas Reboot Online analisou fatores como custo de vida, segurança, transporte público e preço médio de alimentação e hospedagem para ranquear as cidades mais desejadas por nômades digitais:

  1. Rio de Janeiro, Brasil
  2. Bangkok, Tailândia
  3. Buenos Aires, Argentina
  4. Madri, Espanha
  5. Lisboa, Portugal
  6. Barcelona, Espanha
  7. Roma, Itália
  8. Tóquio, Japão
  9. Taipei, Taiwan
  10. Porto, Portugal

Fazer um Intercâmbio e Trabalhar como Nômade Digital

Além de serem destinos incríveis para quem deseja trabalhar remotamente, muitas dessas cidades oferecem a possibilidade de combinar essa experiência com um intercâmbio. Se antes, fazer um intercâmbio era sinônimo de ficar um curto período fora para aproveitar o tempo de férias do trabalho ou ter que pedir demissão para ficar um tempo mais longo no exterior, agora também há a possibilidade de aliar intercâmbio com trabalho remoto. Programas de estudo de idiomas, cursos profissionalizantes ou até mesmo graduações e pós-graduações podem ser excelentes maneiras de aprofundar a vivência cultural e expandir oportunidades profissionais.

Algumas opções de intercâmbio que nós da Bee adoramos para aliar com trabalho remoto são:

Europa – Na Espanha, Madri, Valência, Barcelona, Málaga e Sevilha são exemplos de cidades que possuem excelentes escolas de espanhol para quem deseja aprender ou aprimorar o idioma. Enquanto na Itália, Florença, Roma, Milão, Turim e Viareggio são destinos populares para cursos de italiano e também oferecem programas de arte e design.

Ásia – a Ásia é um continente queridinho dos nômades digitais. Bangkok e Singapura são cidades com escolas que ensinam inglês para estrangeiros, permitindo que nômades digitais melhorem sua fluência enquanto exploram a cultura local. Já Seul e Busan oferecem cursos de coreano, enquanto Tóquio, Okinawa e Fukuoka têm cursos de japonês. Além de Taipei contar com cursos de mandarim.

América Latina – Buenos Aires tem ótimas opções de cursos de espanhol que oferecem programas para estrangeiros e o melhor de tudo? O fuso é o mesmo de Brasília. Outro destino muito interessante na América do Sul, é Santiago, no Chile. Além disso, Cidade do México, Oaxaca e Playa del Carmen são destinos que combinam custo de vida acessível, cultura vibrante e boas opções de cursos de espanhol.

África – Cape Town, na África do Sul possui escolas de inglês renomadas e uma vibrante comunidade de nômades digitais.

O nomadismo digital é uma oportunidade única de viver em diferentes lugares do mundo enquanto mantém a carreira ativa. Escolher um destino que combine boas condições para o trabalho remoto com a possibilidade de estudar pode tornar a experiência ainda mais enriquecedora.

Se você está pensando em embarcar nessa jornada, não deixe de conversar com a Beeducation para entender melhor quais opções funcionam para você e seus objetivos!

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply