Na hora de pensar sobre intercâmbio para estudo de línguas, normalmente o que se tem em mente é apenas aprender o idioma. Durante a experiência, os intercambistas entendem que o que importa mesmo é a habilidade de comunicação desenvolvida e junto está como nos relacionamos e lidamos com pessoas de outras nacionalidades especialmente no mundo corporativo. Estamos falando sobre Habilidade Interculturais.

 

A maioria dos brasileiros vêem no intercâmbio a possibilidade de crescimento profissional (além do pessoal). Pensando nisso, esse post explora o que são ‘Habilidades Interculturais’ que, na nossa opinião, ainda é pouco comentado no Brasil. O conteúdo original em inglês é da British Council para relatar uma pesquisa realizada com profissionais de RH de nove países que falaram sobre a importância das habilidades interculturais no trabalho.

É importante lembrar que a realidade atual da economia global transformou a maneira que os empregadores avaliam os seus candidatos.

Se experiência e conhecimento técnico são muitas vezes necessários, demonstrar capacidade de ‘habilidade intercultural’ através da capacidade de compreender pessoas de diferentes origens culturais, vem se tornando essencial.

Para mensurar o valor do tema no currículo, os mais de 360 recrutadores entrevistados vieram de vários países: Brasil, China, Índia, Indonésia, Jordânia, África do Sul, Emirados Árabes, Reino Unido e Estados Unidos.

Entenda o que são essas habilidades e o porquê de serem tão importantes.

O que é compreendido como “habilidades interculturais”?

Para entender o “background*” dos empregadores, foi pedido que descrevessem as suas habilidades interculturais. A característica mais frequente foi “a capacidade de compreender diferentes contextos e pontos de vista culturais“.
Como segunda e terceira características mais citadas, obtivemos “demonstrar respeito pelos outros” e “adaptar-se a diferentes contextos culturais”, seguidos de “aceitar diferenças culturais“.
A habilidade com o idioma e “estar aberto a novas ideias e modos de pensar” completam as características que formam “habilidades interculturais”.   

E por que os empregadores consideram as habilidades interculturais importantes?

Quando os empregadores foram perguntados, embora muitas respostas diferentes foram citadas, muitos ​​concordaram que colaboradores com habilidades interculturais trazem benefícios e ganhos para a organização.
Foi dito também que os profissionais com este perfil trazem novos clientes, trabalham em equipes diversas e, principalmente, transmitem uma boa reputação para a marca da empresa.

Os riscos em não ter colaboradores com tais habilidades também foram mencionados. Os principais riscos identificados foram perda de clientes, danos à reputação de uma organização e conflito de equipe. Não precisa ser gênio para saber que todos esses riscos podem causar implicações financeiras para a empresa.

Como as habilidades interculturais são avaliadas?

Embora haja diferenças e não há uma forma exata de avaliação, a maioria foi capaz de explicar que procuram candidatos com esses cinco indicadores de habilidades interculturais:

▪ Forte comunicação durante todo o processo de entrevista e seleção

▪ Capacidade de falar outro idioma

▪ Demonstração de sensibilidade cultural na entrevista

▪ Experiência de ter estudado no exterior

▪ Experiência de ter trabalhado no exterior

 

*Background em inglês no contexto social significa qual a sua experiência, de onde você vem e a intenção é definir quais são as suas influências culturais.

 

Conteúdo original: https://www.britishcouncil.org/voices-magazine/why-employers-value-intercultural-skills

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