Fazer uma faculdade fora é o sonho de muitos, mas a dificuldade e a burocracia dos processos seletivos, acabam fazendo com que muitas pessoas desistam dos tão desejados diplomas internacionais.
Atualmente, cerca de 70 000 brasileiros fazem faculdade fora do Brasil, o que comprova que mesmo com as dificuldades na hora das aplicações, é mais do que possível fazer um curso superior no exterior e viver uma experiência cultural enriquecedora.
Os benefícios de se formar em uma universidade estrangeira são muitos. Você, por exemplo, poderá fazer networking com pessoas de todo o mundo, terá a possibilidade de receber uma formação multidisciplinar, de consolidar seu conhecimento em um outro idioma, de se desenvolver pessoalmente e profissionalmente, e de ampliar seu leque de oportunidades no mercado de trabalho nacional e internacional. Comparado aos intercâmbios de idiomas, esse tipo de programa tem um investimento mais elevado. Mas já pensou na diferença que seu currículo terá com uma universidade feita em outro país?
Quem pode estudar em uma universidade no exterior?
Temos parcerias com quase 2.000 instituições, sendo algumas das melhores instituições de Higher Education do mundo.
Quais são os requisitos de entrada?
Os requisitos de entrada vão depender de cada país e universidade. Mas de modo geral, você precisará de:
- Fluência no idioma, comprovada através de um exame oficial como, o TOEFL, IELTS, Cambridge, PTE, etc.
- Histórico escolar
- Diploma (de ensino médio, graduação ou mestrado, dependendo do nível do curso escolhido)
- Carta de motivação do estudante
- Carta de recomendação de professor
- Currículo
Quais são os melhores países para estudar um curso superior?
Rico em cultura e história, o seu intercâmbio no Reino Unido será fantástico. As universidades britânicas atraem estudantes de diversos países, devido à qualidade excepcional de seus cursos. O destino é sede de inúmeras instituições de prestígio mundo afora.
● Instituições com ensino de qualidade;
● Permissão de trabalho de 20h durante o período de aulas e 40h nas férias;
● Visto de trabalho com duração de 2 anos após o término do curso;
● Possibilidade de levar a família com você. Para os cursos de doutorados, pós-doutorados ou outros “programas de pesquisa”, o cônjuge do estudante recebe a permissão de trabalho full-time, e se tiver filhos menores de idade, as crianças ganham o benefício de frequentar as escolas britânicas.
O quarto maior país do mundo, os Estados Unidos é o destino mais almejado por muitos estudantes brasileiros. Afinal de contas, você terá a experiência de conhecer algumas das cidades mais famosas e modernas do mundo. Além de poder estudar em instituições que são referências mundiais.
● Dependendo do curso, é possível trabalhar dentro do campus da universidade por até 20h semanais durante as aulas e até 40h semanais nas férias;
● Flexibilidade acadêmica com a opção de cursar um major e um minor;
● Possibilidade de se formar com um double major;
● Nos Estados Unidos, você tem a possibilidade de obter algumas permissões que te dão a possibilidade de trabalhar no país durante o curso ou no final dele, dependendo do seu tipo de visto e do programa escolhido.
Já pensou poder trabalhar enquanto estuda e viaja por toda Europa? Na Irlanda, você encontra processos seletivos mais simples e menos burocracia para solicitar o visto de estudante. Além de ser um país repleto de história e atividades únicas, que te proporcionarão uma grande imersão cultural.
● Permissão de trabalho de 20h durante o período de aulas e 40h nas férias (entre os meses de junho e setembro; e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro);
● Ao estudar na Irlanda, a chance de conseguir um visto de trabalho aumenta significativamente. Já que o país precisa de trabalhadores qualificados para suprir suas demandas internas;
● Oportunidade de trabalho qualificado na Europa;
● Visto 1G para recém-formados: você poderá trabalhar por 40h semanais. A duração do visto varia caso você tenha concluído uma graduação ou uma pós. Os estudantes de graduação recebem 1 ano de visto, enquanto os estudantes de pós recebem até 2 anos de visto.
História, bom planejamento e metrópoles vibrantes fazem da Alemanha um dos destinos mais visitados de todo o mundo. Surpreendentemente, existe uma cena criativa e contemporânea que vai fazer do seu intercâmbio, uma experiência indescritível. Nos últimos anos, a Alemanha tem se tornado uma excelente opção para quem está procurando cursos de ensino superior.
● Formações com qualidade excepcional;
● Muitos programas de estudo combinam teoria e prática. O que facilita na hora de entrar no mercado de trabalho;
● Cursos em inglês;
● Estudantes de ensino superior, poderão trabalhar na Alemanha. Neste caso, o estudante poderá trabalhar um total de 240 dias meio período ou 120 dias em período integral por ano;
● Após se graduar na Alemanha, é possível solicitar o Post Study Work Visa, um visto que permite uma estadia de até 18 meses no país para trabalhar ou encontrar um emprego após a conclusão dos estudos;
● É possível levar cônjuge e filhos, sendo que o cônjuge também terá permissão para trabalhar.
Moderno e repleto de belezas naturais, o Canadá é um dos países mais completos para intercâmbio. Não é à toa que tem recebido milhares de estudantes internacionais todos os anos, muitos buscam os colleges como uma maneira de permanecer por mais tempo em um país com qualidade de vida invejável. O destino se destaca por sua segurança, nível educacional, multiculturalidade e forte economia.
● Possibilidade de fazer networking com pessoas de diferentes países;
● Dependendo do college escolhido, o estudante e o cônjuge podem aplicar ao PGWP, uma permissão de trabalho pós-estudos, para residir no Canadá e poder trabalhar 40h semanais. O PGWP é emitido com base na duração do programa de estudo;
● Ótima oportunidade de ter uma vivência de trabalho internacional;
● Permissão de trabalho de até 20h semanais durante o período de aulas e 40h semanais no período do estágio e de férias.
Além de aventuras incríveis e praias paradisíacas, o povo australiano é bem receptivo. A Austrália é um país que atrai estudantes de todo o mundo há muitos anos e em 2023, o governo australiano recebeu o número recorde de estudantes internacionais em suas universidades.
● Um dos países com melhor qualidade de vida do mundo;
● É possível incluir dependentes no seu visto, eles poderão trabalhar até 24h semanais. Dependentes de estudantes de mestrado ou doutorado, podem trabalhar sem limite de horas;
● Muita diversidade cultural;
● O visto de estudante na Austrália permite trabalhar 48h a cada duas semanas e horas irrestritas durante as férias do curso.
Com sua rica história, cultura vibrante e uma variedade de opções educacionais, a Espanha se apresenta como um destino atraente para aqueles que buscam uma experiência acadêmica enriquecedora.
● Opções de cursos em inglês ou espanhol;
● Possibilidade de fazer networking com pessoas de diferentes países;
● Custo de vida mais acessível comparado com outros países europeus;
● Estudantes matriculados em cursos de ensino superior, recebem a autorização de trabalho automaticamente, e podem trabalhar até 30 horas semanais durante o período das aulas e 40 horas por semana durante o período de férias;
● Estudantes recém-formados poderão permanecer no país por mais um ano, sem precisar solicitar uma prorrogação de estadia.
Imersos na atmosfera acolhedora e multicultural de Praga, os estudantes têm a oportunidade não apenas de expandir seus horizontes acadêmicos, mas também de mergulhar nas riquezas culturais que envolvem o país.
● Cursos em inglês;
● Formação com double degree: uma oportunidade única para receber simultaneamente dois diplomas de graduação reconhecidos em apenas 3 anos;
● Networking com pessoas de diversos países;
● Um dos menores custos de vida da Europa;
● Estudantes matriculados em cursos de ensino superior podem trabalhar até 20 horas semanais.
Como a Beeducation vai te ajudar
Através da nossa consultoria personalizada, que pode ser presencial ou remota, vamos poder te aconselhar na escolha dos melhores destinos e cursos. Também traçaremos a melhor rota a ser seguida durante as aplicações, para otimizar o tempo dos processos e evitar gastos desnecessários. Com o auxílio da Beeducation, você não ficará desamparado(a) em nenhum momento. O que nós queremos, é facilitar toda a sua jornada!
Por onde começar?
Converse com a gente e juntos vamos:
- Entender o seu perfil
- Tirar todas as suas dúvidas
- Definir o melhor curso
- Escolher a faculdade ideal
- Definir a data de início do programa
- Agendar o teste de proficiência
- Reunir a documentação necessária
- Realizar a inscrição na universidade
University Pathway Programme
Algumas escolas de idiomas contam com programas de Pathway, que são indicados aos alunos que ainda não possuem o nível de idioma exigido para entrar em uma universidade.
Durante este curso, os alunos têm aulas de idiomas, mas também aulas focadas em temas específicos. Assim, os estudantes podem entender mais sobre a rotina nas universidades e como utilizar o novo idioma de maneira acadêmica.
Geralmente, as escolas possuem acordos com diferentes faculdades e auxiliam no processo de entrada do estudante, ou seja, o programa de Pathway pode facilitar o processo seletivo dos alunos.