Foi em 2012 que o Tio Sam deu uma aliviada para os Brasileiros e o visto de turismo americano ficou teoricamente mais fácil para os aplicantes.
Pode usar o visto de turista para estudar nos Estados Unidos pessoas matriculadas da curso de até 18 horas semanas e o máximo 12 semanas de duração.
Nessa época uma imensa expectativa foi gerada porque, a princípio, haveria mais agilidade no processo e a principal mudança foi o procedimento ser dividido em 2 momentos… Bom! Aqui você já começa entender como funciona a aplicação para o visto de turista americano e esse é o passo a passo:
1. Preenchimento do (infinito) formulário DS-160
2. Pagamento da taxa consular
3. Agendamento
4. Biometria no CASV
5. Entrevista no consulado americano
6. Entrega do passaporte
Embora quem esteja fora das cidades onde há os postos CASV não tenha gostado da mudança, pois obriga a pessoa viajar 2 vezes (uma para o CASV e outra para entrevista), a verdade é que as longas filas de espera foram reduzidas com a nova forma de emissão. Porém, é possível que você consiga agendar a entrevista e CASV para serem feitos no mesmo dia.
Quanto tempo leva?
Faça com antecedência, claro! Recomendo separar 25 dias pelo menos, porém se você for ágil para preencher DS-160, pagar a taxa e realizar os agendamentos poderá ser muito mais rápido, pois a entrega do passaporte com o visto aprovado leva em média 10 dias.
1. Formulário DS-160
Neste link você pode começar o preenchimento do seu DS-160. O preenchimento é inglês com informações atualizadas e precisas. Não preencha nenhum campo por preencher, pois qualquer inconsistência impactará negativamente na avaliação do seu processo.
Esteja atento e salve cada etapa, combinado?
2. Pagamento da taxa consular
O visto americano de turista é a modalidade B2 e custa US$ 185. O pagamento é feito com cartão de crédito pelo site ou boleto bancário. O pagamento com cartão de crédito é melhor, porque o acesso ao sistema de agendamento é quase instantâneo.
Para realizar o pagamento, você precisará iniciar o processo de agendamento neste link onde haverá a necessidade de mais cadastramento de informações, além de escolher como será a entrega do passaporte que chegará com o seu visto americano =).
3. Agendar entrevista do visto americano
Após 2 dias de pagamento da taxa consular, você deverá realizar o agendamento da entrevista do visto americano através deste link. Aqui você agendará o visto americano e a biometria no CASV. Lembre-se que nessa etapa você precisará informar também os dados do passaporte e o número do boleto pago.
4- Biometria no CASV
O CASV é o Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto que realiza a coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto). Você precisará do passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.
Aplicantes de até 15 anos ou mais de 66 anos são isentos da coleta de impressões digitais. Apenas deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento – que pode ser levado pelos responsáveis se for necessário.
Veja no fim da página os centros de atendimentos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília.
5. Momento decisivo, a entrevista do visto americano
Compareça na data agendada e no local escolhido com os seguintes documentos devidamente organizados numa pastinha:
- Passaporte válido
- Página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160
- Atestado do trabalho
- Comprovação de renda
- Fundos financeiros para viagem – se a sua renda for baixa, considere levar dos seus pais, cônjuge ou quem esteja disposto a te ajudar no orçamento
Menores de 16 anos e maiores de 65 anos não precisam da entrevista, mas se o oficial desejar poderá convocá-los.
Fique calmx na entrevista, o oficial sabe quem tem má intenção e não é o seu caso, certo?
6. Visto aprovado e a entrega do passaporte
Atualmente, mais de 93% dos vistos são aprovados e você poderá receber o passaporte com o visto americano em sua casa ou retirar em algum posto do CASV. Você escolhe no passo 2.
Endereços dos CASV aqui
Endereços dos consulados americanos aqui
E boa viagem!