A experiência internacional é um passo importante, mas como fazer um intercâmbio?
De fato o número de brasileiros que descobrem como fazer um intercâmbio vem crescendo tornando a experiência obrigatória no currículo… e na vida!
E embora tenha se popularizado só agora, intercâmbio não é coisa da modernidade. Pense no passado, onde os herdeiros das famílias abastadas do Brasil deixavam o país para estudar nas grandes cidades da Europa.
A necessidade de troca entre culturas se popularizou a partir da década de 60. Nessa época a família brasileira enviava o filho para o exterior e hospedava o filho de uma família estrangeira.
Ainda que isso seja muito legal, o formato de como fazer um intercâmbio mudou muito ao longo dos anos.
O desejo da viagem de forte viés cultural, além da oportunidade de convivência com hábitos e costumes diferentes, ajuda o estudante a desenvolver o segundo idioma proporcionando, inclusive, um desenvolvimento pessoal.
Como fazer um intercâmbio é um passo importante, por isso fizemos um passo a passo para você como fazer um intercâmbio de idioma à pós-graduação.
Um bate papo da Vivi e Deise explicando os primeiros passos para intercâmbio:
Quero falar com uma consultora
Como fazer um intercâmbio passo a passo no planejamento
1 – Defina o seu tempo
Especialmente um intercâmbio de longa duração, alguns arranjos na vida pessoal são necessários. Tenha em mente quando você pode ir e quanto tempo poderá ficar no país estrangeiro. Isso facilitará na escolha do destino e programa.
2- Defina a sua agência de intercâmbio
As agências de intercâmbio são à primeira vista muito parecidas. Elas te ajudam na escolha destino, vendem o curso, ofertam os demais serviços que você irá precisar, além de dar uma breve orientação na burocracia do visto.
Neste post nos falamos mais sobre Como escolher a agência de intercâmbiom e damos o passa a passo para você escolher, entre 10 opções, a que mais combina com o seu projeto e valores pessoais.
Obviamente nós ficaremos felizes se você escolher a Beeducation Intercâmbio para participar dessa com você. No entanto, por mais que você escolha outra agência, esperamos que essas dicas te ajude também.
3- Faça uma autoavaliação
Como você quer viver essa experiência? Uma cidade movimentada, lugar tranquilo, muita gente, praia, montanha, neve, verão ou inverno. Você irá trabalhar ou não?
Qual o cenário ideal para você?
Não poupe conversa para dividir com o seu consultor de intercâmbio como você quer viver no intercâmbio, ele ajudará a encontrar as melhores opções.
4- Defina o país e a cidade
Até aqui você já sabe quando vai, quanto tempo fica no exterior e qual o cenário da viagem dos sonhos para você. Com tudo isso, fica mais fácil para escolher o país e a cidade para seu intercâmbio. Aqui o consultor precisa considerar se você tem perfil para visto e a estação do ano para o intercâmbio. Por exemplo, se você quer praia e calor, a Austrália pode ser para você, mas não adianta embarcar no inverno.
Quero falar com uma consultora
5- Qual o programa e escola
Certamente que agora que você já sabe o melhor destino para você, é importante saber quais as escolas disponíveis na cidade e os tipos de programas. Lembre-se: Escola boa tem seu preço, portanto se a qualidade de ensino é importante para você, escolha as melhores.
Neste link você conhece opções de escolas por destino, inclusive, na página de cada uma tem as suas certificações e reconhecimento internacional.
6- Investimento
Até aqui muitos passos foram dados e muitas definições foram feitas. Agora que você já sabe país, escola e programa, já deve ter recebido os orçamentos. Portanto, como fazer um intercâmbio está cada vez mais claro.
Sobretudo, reavalie e veja se está de acordo com os seus recursos.
Nesta página apresentamos qual o investimento total para intercâmbio.
7- Documentos
Solicite o seu passaporte junto à receita federal. Além do tão desejado passaporte, para aplicação do seu visto, você irá precisar reunir alguns documentos. Entre eles, certificado de estudo ou diploma, comprovação financeira entre outros.Consulte sempre um despachante profissional.
Para saber como tirar o passaporte fizemos esse post para você.
8- Compra de passagem aérea, seguro viagem e dinheiro de viagem.
Além de investir no curso, emissão do passaporte e aplicação do visto. É inevitável o gasto com passagem aérea, seguro viagem e dinheiro estrangeiro para as despesas iniciais. O seu consultor poderá te orientar sobre esse investimento necessário.
9- Na hora do embarque
Desde o começo do planejamento até a hora do embarque, a maioria das pessoas levam em média 3 meses.
Separe todos os documentos para apresentar no aeroporto na hora do embarque. Chegue com 4 horas de antecedência, ou seja, calcule a rota da sua casa até o aeroporto.
Realize o check-in online e confirme se não houve qualquer alteração no voo.
O intercâmbio traz um crescimento enorme profissionalmente e pessoalmente. Planeje bem e garanta as melhores escolhas para essa experiência.
Confira como define a wikipedia aqui