Comece acertando em como escolher agência de intercâmbio.
Uma consultoria profissional é muito importante, por isso saber como escolher agência de intercâmbio é essencial para iniciar o planejamento.
Agência, como o nome diz, serve para agenciar a sua viagem te poupando trabalho, mas principalmente te orientando passo a passo, inclusive detalhamos sobre isso em nosso post como fazer um intercâmbio.
O que a agência faz por você?
Se você escolher bem, a agência de intercâmbio vai fazer tudo por você. Te dar dicas, compartilhar experiências, oferecer as opções de serviços mais adequados ao seu projeto e fazer o intermédio entre você e a escola ou universidade no exterior. Pode parecer bobeira, mas acredite que usar esse serviço vai te poupar muito tempo e stress, além de dinheiro, pois escolhas erradas podem custar caro.
Eventualmente você pode estar se perguntando: Se posso comprar direto da escola, por que usar uma agência?
Ok! Já te contamos, as agências “a-gen-ci-am” a sua viagem, mas na prática isso significa que:
- Suporte na escolha do destino
Conhecemos pessoas que arruinaram a experiência por não ter absolutamente nada a ver com a cidade escolhida. - Curadoria de informações
A equipe de agência estuda muito para conhecer sobre destinos, escolas, programas e leis dos países. Acredite, é bem complexo. - Economiza na compra do curso
As escolas tem preços especiais para o mercado brasileiro e isso é repassado para as agências. - Diminui a chance de ter um visto negado
Afinal se você não tiver o perfil exigido pelo país, sua agência te indica outro destino. - Protegido pelo código de defesa do consumidor
Claro, comprando com uma agência no Brasil.
Estas são apenas algumas informações de como a agência participa do seu projeto com você. A Beeducation Intercâmbio reuniu os serviços de intercâmbio nessa página. Se tiver qualquer dúvida, é só perguntar 😉
Decerto você compreendeu como funciona o serviço da agência, e a pergunta agora deve ser quanto custa este serviço?
Ótima pergunta. As agências recebem uma pequena comissão direto da escola, portanto não é você quem paga por isso, entendeu? O que existe é uma pequena taxa administrativa para cobrir algumas despesas operacionais.
Chegou a hora de darmos a nossa sugestão de como escolher agência de intercâmbio:
1 – O óbvio precisa ser dito: Escolha uma agência de Intercâmbio
Algumas agências de turismo trabalham com intercâmbio pela falsa similaridade no segmento, mas se em turismo dão um show, esses profissionais normalmente são pouco preparados para uma consultoria de intercâmbio.
Em empresas especializadas é muito mais fácil encontrar profissionais que estejam preparados para atender todas as necessidades de um intercambista e, inclusive, que já fizeram um intercâmbio. Conheça a equipe Beeducation aqui.
2 – Selo Belta
Desde 2015, a BELTA – primeira e única Associação de Agências de Intercâmbio no Brasil, instituiu o Selo Belta, um selo de qualidade para as agências de intercâmbio que comprovassem suas condições técnicas e saúde financeira, além de apresentar diversas cartas de referências de suas creditações para comprovar sua idoneidade no mercado brasileiro.
Resumindo, agência Selo Belta é altamente recomendável porque são agências que levam a sério o intercâmbio como projeto de vida para o futuro intercambista e, além de obrigatoriamente ter mais de 3 anos de experiência, para se afiliar à BELTA é necessário ter a carta convite em nome de diretores de no mínimo 3 agências Selo Belta, ter recomendação de várias escolas internacionais, apresentar um dossiê completo de documentos contábeis e depois de tudo isso ser aprovado na investigação que a associação realiza.
3 – Levante as opções
Nessa primeira etapa, recomendamos que você selecione 10 agências.
Antes de entrar em contato e solicitar orçamento em lote, liste 10 nomes de agências. O Google é ótimo para ajudar 😉
A nossa sugestão é reduzir esta lista de 10 agências para apenas 3. Se seguir os passos abaixo, você saberá no primeiro momento qual se mais adéqua ao seu projeto.
Além disso tempo é dinheiro…
Ter um milhão de opções só vai te atrapalhar porque você sempre terá de abrir mão de algo, esse conflito de escolha chama “trade-off”, por exemplo, para ter qualidade, terá de abrir mão de pagar um pouco mais barato.
E claro, tempo é dinheiro não só para você, mas para o consultor também que compõe seu salário com suas vendas. Antes de tomar o tempo de 10 profissionais ao mesmo tempo faça uma avaliação criteriosa considerando os passos abaixo:
4 – Reclame Aqui
Ao final dessa etapa recomendamos você reduzir a sua lista de 10 para 5 agências.
Com a internet 2.0 as empresas se obrigaram a ser cada vez mais transparentes e o Reclame Aqui é ótimo para isso. Acesse o Reclame Aqui e pesquise o nome da agência, se aparecer reclamações, não considere que a agência não ofereça qualidade. Antes de tirar conclusões avalie os tipos de reclamação, e se há uma recorrência entre elas. Avalie também como a empresa lida com suas reclamações, afinal reclamação toda empresa pode ter.
O que avaliar no Reclame Aqui
Quantidade de reclamações, tempo de resposta, nível de satisfação dos reclamantes e tipos de reclamações.
Para comparar as agências, o Reclame Aqui tem um comparador que basta você inserir os nomes das agências. Acesse aqui
5 – Posicionamento
Ao final dessa etapa recomendamos você reduzir a sua lista de 5 para 3 agências.
Para identificar o posicionamento das agências, observe como é a comunicação e marketing da empresa através do seu website, Facebook, Instagram, afinal é dessa forma que se apresentam para os clientes.
Interessante também ver como os seus colaboradores se relacionam nas redes sociais, pois normalmente existe perfil profissional.
Nós definimos 4 categorias de agências:
-
Agência de intercâmbio “Branding”
Geralmente empresas de rede com marca forte. Devido ao tamanho e a dificuldade em treinar todos colaboradores, é comum pouco preparo dos consultores. Isso resulta em baixa avaliação do perfil e estudo do seu projeto para realizar seu plano de estudo.
Ao visitar a agência, você receberá as informações básicas, alguns materiais impressos, mas não sentirá que a empresa vai te apoiar em todas as etapas e estará à disposição para suas dúvidas. -
Agência de intercâmbio Viés educacional
Há agências com viés educacional – que é o caso da Beeducation Intercâmbio – normalmente são empresas menores. Essas agências prezam pela qualidade de ensino, portanto trabalham com escolas de qualidade e certificadas. Igualmente se interessam em realizar um projeto avaliando o perfil do futuro intercambista e, por isso, dificilmente se baseiam em promoções e enviam qualquer orçamento aos clientes.
-
Agência de intercâmbio Menor Preço
Já as agências que se intitulam como “menor preço” trabalham com escolas de baixa qualidade de ensino e normalmente indicam as promoções prontas, ou seja, há pouco interesse pelo seu projeto. Provavelmente você não terá qualidade no seu intercâmbio.
-
Agência de intercâmbio Mega Promoção
Por fim, as agências Promoção. Já diz o ditado: “quando o milagre é demais, o santo desconfia”. Infelizmente algumas agências agem de má fé e ofertam determinadas escolas com uma diferença de preço enorme das concorrentes. Considerando que não há diferença de preço de uma mesma escola de agência para agência, isso significa que a agência deixou de se preocupar com o seu lucro e apela para ganhar as vendas.
O triste é que muitos estudantes pensam que estão fazendo um bom negócio. No entanto, essas pessoas correm muitos riscos como, por exemplo, não receber sua documentação em dia, pois sem dinheiro no caixa a agência não consegue repassar o seu pagamento à escola – já que a empresa adotou esse “modus operandi”.
Como é na Beeducation? Nós repassamos o valor para a escola no mesmo dia da sua quitação. Dessa forma sua documentação, como por exemplo COE no caso da Austrália, chegará em menos de uma semana.
O texto está longo, mas continue lendo, afinal é muito importante você saber como escolher agência de intercâmbio.
Solicitando contato e orçamento:
Para chegar até aqui você selecionou três agências as quais mais se identificou e chegou a hora de solicitar o orçamento e validar o tipo de atendimento que oferecem.
Lembre-se: Ter claro os seus objetivos e explicar para as agências como você se vê no intercâmbio, vai ajudar nessa etapa.
7 – Tipo de atendimento
Nessa etapa, recomendamos prosseguir a negociação com as 2 agências que melhor te atenderam
Certamente se você considera o intercâmbio um importante projeto de vida e realmente quer aprimorar o segundo idioma, não quer correr o risco de comprar gato por lebre, concorda?
Avalie o quão interessado o consultor se demonstrou interessado no seu projeto.
Agora se você quer apenas conseguir um visto e o estudo está em segundo plano, quinto plano talvez, “Go ahead” naquela agência que o consultor nem perguntou sua idade e já te mandou aquele orçamento e boa sorte!
A Beeducation Intercâmbio não recomenda que você considere realizar dessa forma a sua experiência.
8 – Avaliação do Plano de Estudo oferecido
Escolha o que mais se adequa ao seus objetivos e prossiga a negociação com 1 agência.
Aqui você deve considerar o plano de ensino oferecido. É provável que você se identifique mais com um do que o outro. Na escolha considere se gostou do curso, da escola e do destino.
Atualmente há muitas ofertas de escolas, programas e qualidade. Avalie se o projeto esta de acordo com o seu objetivo. Não hesite em questionar o consultor e observe como ele trata as suas objeções. Teoricamente, todo o projeto oferecido à você foi realizado baseado nas suas necessidades, então tudo tem uma explicação.
9 – Antes da compra, valide como é o Pós-Venda
Antes da compra, pergunte como a agência trabalha no pós-venda. Portanto pergunte, por exemplo, quanto tempo levará para você receber sua confirmação de matrícula. Esse processo normalmente não passa de 5 dias. Se o documento demorar, desconfie.
Em segundo lugar você pode solicitar o contrato de prestação de serviço. Se houver alguma cláusula que te gere dúvida, solicite explicação.
Outros serviços:
Por fim agregam ao serviço de intercâmbio, além da escola e curso, seguro viagem, passagem aérea, cartão viagem, entre outros.
No caso de agência no destino, é fato que para total imersão é importante que o intercambista supere os seus desafios sozinho. No entanto, para os mais inseguros, uma agência lá pode ser um suporte necessário. Mas vale lembrar que as escolas normalmente oferecem muitos serviços de suporte no destino.
Sem dúvida esperamos que as nossas dicas de como escolher agência de intercâmbio te ajude.