Muitas vezes acabamos desistindo dos nossos sonhos, antes mesmo de darmos os primeiros passos para concretizá-los. Não que seja fácil tomar decisões importantes nas nossas vidas, mas também não podemos deixar de viver por medo. A insegurança de fazer um intercâmbio é algo bem comum e pode vir por diversos motivos.
Às vezes, sentimos temor de estarmos sozinhos em outro país, ou de não conseguirmos nos comunicar em outro idioma. Ainda vem a apreensão de perder momentos importantes estando fora, como um casamento, um nascimento ou até mesmo momentos difíceis. Também podemos ficar ansiosos pelas inúmeras mudanças que virão ao estudar fora.
Seja qual for o motivo que te está travando, repense! A vida é muito curta para não ser aproveitada ao máximo e o intercâmbio é uma experiência tão transformadora que não deve ser deixada de ser vivida.
Como solucionar todos esses temores? Não existe uma resposta certa, você apenas tem que lembrar que tudo será aprendizado. Você vai crescer muito em pouco tempo e descobrirá muito sobre você, coisas que nem sabia. Somos muito mais fortes do que pensamos e podemos nos adaptar a qualquer situação, se estamos abertos a isso.
Além disso, os intercâmbios costumam durar poucos meses, assim que não será uma mudança permanente. Mesmo que você escolha um intercâmbio de longa duração, como um mestrado, você sempre poderá voltar para casa para visitar e matar as saudades.
Acredite, mudamos muito mais vivendo fora do que nossos amigos e família mudarão ficando no Brasil. Será muito interessante ver essa diferença na sua vida. Você voltará com tanto para contar e compartilhar que nem se lembrará de um dia ter sentido insegurança.
Agora respire fundo e vá explorar esse mundão e caso queira a nossa ajuda, basta entrar em contato com a gente! 🤗