Fazer universidade na Inglaterra é o sonho de muita gente! Afinal, a educação do país é reconhecida internacionalmente, além de ser sede de inúmeras instituições de prestígio mundo a fora.
Se você pretende fazer uma graduação, pós-graduação ou até mesmo um mestrado no país, fica ligado nas informações abaixo.
Por que fazer universidade na Inglaterra?
Além de ser um país com ótimas instituições de ensino superior e excelentes professores, fazer um curso superior no Reino Unido da ao estudante, a possibilidade de aplicar para o PSWV, que é o Post Study Work Visa, onde após concluir o curso, o estudante tem direito a um visto de trabalho por 2 anos.
Além disso, o aluno que estiver matriculado em qualquer curso de graduação, pós ou mestrado, tem a permissão de trabalhar enquanto estuda, uma ótima maneira de ajudar nos gastos do mês.
Durante o período de aulas, o estudante pode trabalhar 20h semanais. Já no período de férias, esse tempo aumenta para 40h por semana.
Uma outra vantagem de escolher o país para estudar, é a possibilidade de levar a família junto com você. Para os cursos de pós-graduação e mestrado, o parceiro (a) do estudante ganha direito a trabalha full time, e se tiver filhos menores de idade, as crianças ganham o benefício de frequentar as escolas inglesas.
Fluência no inglês
Esse é o principal ponto se você pensa em estudar fora do Brasil. Um dos primeiros requisitos de entrada nas instituições é a comprovação da proficiência no inglês.
Isso pode ser feito através de um dos diversos testes de proficiência, como o IELTS, TOEFL ou Cambridge Exame e até mesmo o PTE.
Cada universidade tem seus critérios, mas no geral o estudante precisa estar entre o B2/C1, de acordo com o CEFR (Common European Framework of Reference for Languages).
Para a maioria dos cursos:
IELTS: nota 6, com nenhuma banda abaixo de 5.5;
TOEFL: a partir de 72;
Cambridge: a partir do FCE;
PTE: nota 51, com nenhuma banda abaixo de 42.
Essas notas podem mudar de acordo com área do curso, e se é graduação, pós ou mestrado. Por isso, vale confirmar com a instituição escolhida.
Requisitos de entrada
Além da comprovação de inglês, alguns documentos são necessário nesse processo de aplicação inicial.
Para graduação:
- Certificado de conclusão do ensino médio;
- Histórico escolar;
- Carta de recomendação de um profissional da escola estudada;
- Carta de motivação do estudante.
Para pós-graduação e mestrado:
- Certificado de conclusão da graduação;
- Histórico escolar da graduação;
- Carta de recomendação de um profissional da universidade estudada;
- Carta de recomendação profissional (em alguns casos);
- Currículo;
- Carta de motivação o estudante.
As instituições tem métodos próprios de analise de entrada, mas no geral, esse são os documentos solicitados.
Lembrando que todos os documentos precisam estar em inglês, com tradução juramentada.
A University of Hertfordshire, uma das parceiras da Beeducation, tem um programa de entrada direta para Brasileiros que consistem em:
- Ter média final acima de 8 no ensino médio;
OU
- Ter 55% de aproveitamento no ENEM + ter passado em algum vestibular no Brasil, em instituições públicas ou privadas.
Emprego
Grande parte das universidades na Inglaterra tem uma central de carreiras, onde ajudam os estudantes a encontrarem empregos não só na área estudada, mas como também dentro da própria faculdade, em refeitórios e bibliotecas e em outros estabelecimentos pela a cidade.
Mas afinal, quanto custa?
Existem milhares de universidades na Inglaterra, por isso não temos como colocar o preço de cada uma aqui.
Mas vamos te dar uma ideia dos valores:
Tuition inicial: Esse valor é pago assim que o estudante for aprovado na universidade e serve como uma espécie de matrícula. Após essa valor depositado, a instituição irá emitir a CAS (Confirmation of Acceptance for Studies), que é um documento importante para a emissão do visto.
A média do valor da tuition nas universidades em geral é de £5.000.
Tuition anual: nada mais é do que a “mensalidade” da universidade. Porém, lá na Inglaterra ela é paga anualmente. A média do valor é de £14.000. Nesse caso, a tuition inicial paga é descontada do valor anual.
Bolsa de estudos
De fato, conseguir uma bolsa de estudos ajuda muito na hora do planejamento financeiro.
Algumas universidades oferecem bolsas de estudo para os estudantes. Porém, para isso, é necessário uma analise mais profunda dos documentos enviados pelo estudantes.
Ter ótimas notas e excelentes recomendações são alguns dos pontos que as instituições buscam encontrar nos candidatos.
Então, quer fazer universidade na Inglaterra? Entre em contato com uma de nossas consultoras.