fbpx

FACULDADE NOS ESTADOS UNIDOS COM BOLSA DE ESTUDO

Fazer faculdade nos Estados Unidos é o sonho de muitas pessoas. Abaixo você confere algumas informações para entender melhor como funciona o processo de admissão das faculdades norte-americanas.

A maioria dos estudantes internacionais pensam que o processo de admissão é bem complicado e cheio de detalhes. E de fato isso acontece, mas para dar entrada neste processo, os alunos precisam de apenas alguns documentos: 
  1. Histórico escolar de pelo menos do 1º e 2º ano do ensino médio;
  2. Exame de proficiência em Inglês (TOEFL);
  3. Passaporte válido.

 

Após o envio desses documentos, a instituição irá analisar os dados e dar a resposta se o aluno está aprovado ou não.

Mas não se preocupe, caso você não atinja todos os requerimentos exigidos, existe a possibilidade de fazer um “primeiro ano internacional”.

Além disso, eventualmente a instituição pode determinar a rota mais apropriada, dependendo do tipo de perfil do aplicante.

Se a universidade entender que o estudante precisa fazer esse ano inicial, o aluno irá cursar matérias obrigatórias da educação superior e essas aulas serão usadas como crédito para que ele possa ir diretamente para o segundo ano da faculdade.

Lembrando que o aluno será admitido para o primeiro ano universitário desde que tenha os pré-requisitos mínimos exigidos por cada universidade.

 

TIPOS DE FACULDADE NOS ESTADOS UNIDOS 

Nos Estados Unidos existem dois tipos de universidades, as públicas e as particulares.

Diferente do Brasil, por lá, ambas são pagas, mas geralmente as universidades públicas são mais acessíveis do que as privadas. 

Porém, é possível ganhar bolsas de estudos de até USD 140.000 para mais de 20 universidades americanas.

Normalmente, as bolsas de estudos são oferecidas em instituições particulares, como por exemplo a Southwestern University.

Por conta dessas bolsas, os valores das tuitions das privadas acabam se equiparando com as da pública. 

Portanto, vale a pena conferir se a universidade desejada oferece bolsas de estudos.

Além disso, existem os Community Colleges. Essas instituições oferecem cursos com dois anos de duração, com um valor menor do que as faculdades públicas.

Porém, no College você cursa apenas as matérias obrigatórias do ensino superior. 

Após a conclusão do curso, o aluno pode ser transferido para uma universidade e completar em mais dois anos, o bacharelado na área escolhida.

O Intake, que são as datas de entrada das universidades, acontece em janeiro, maio ou setembro.

CARGA HORÁRIA 

Outro ponto em que as faculdades norte-americanas se diferem das brasileiras é no sistema que compõem a carga horária dos cursos.

Cada matéria da grade curricular tem uma quantidade de créditos correspondentes, mas no geral a maioria delas equivalem a três créditos.

Dentro desse sistema, cada semestre o aluno tem entre quatro e cinco matérias, somando os 15 créditos obrigatórios do semestre e os 30 anuais. Dessa forma, durante a graduação, ele terá uma média de 120 créditos.

Esses créditos são divididos entre as matérias obrigatórias de diversas áreas como literatura, matemática, história e etc, as matérias específicas de cada curso e as eletivas livres, que são aulas de matérias que nem sempre tem relação com o curso principal.

Isso muda um pouco caso você escolha fazer o double major ou major junto com o minor. Mas calma! Eu vou te explicar o que significa cada um desses nomes.

 

MAJOR E MINOR

Vamos começar primeiro explicando o que é o major.

Esse é o nome dado para a área de formação principal escolhida pelo estudante. Por exemplo, Jornalismo.

Geralmente, essa escolha ocorre no segundo ou terceiro ano da faculdade.

Já o minor é uma área secundária que não necessariamente está relacionada com a área de formação principal. Neste caso, você seria um especialista em determinada área, e não um bacharel.

Por exemplo, se seu major for em Jornalismo, como disse acima, e durante o curso você fizer aulas de literatura, e cumpriu todos os créditos desta matéria.

Dessa forma, no final do curso você pegaria um diploma de bacharel (major) em jornalismo com especialização (minor) em literatura.

Essa é a modalidade de Major + Minor. As eletivas livres, que são um item obrigatório durante a graduação, podem ser usadas para a obtenção do minor.

O double major é quando o aluno escolhe fazer duas formações principais ao mesmo tempo, ou seja, no final do curso ele sairá com dois diplomas de bacharel.

Isto é feito a partir do cumprimento dos créditos para a nova graduação, além dos que ele já faz para a primeira graduação.

 

TRABALHO 

Uma preocupação que muitos estudantes têm no final da faculdade, é como conseguir um emprego e entrar no mercado de trabalho.

Nos Estados Unidos, você tem a possibilidade de obter algumas permissões que te dão a possibilidade de trabalhar no país.

O primeiro se chama Optional Practical Training (OPT), que concede aos estudantes internacionais uma autorização de trabalho na área de estudo durante um ano após o término do curso.

No entanto, os cursos da área de exatas STEM, ou seja, ciências, tecnologia, engenharias e matemática, não entra nessa categoria. Para esses, os estudantes têm permissão de trabalho de até três anos.

O outro tipo de permissão concedida é o Curricular Practical Training (CPT). Nesta, o estudante internacional tem a possibilidade de estagiar na área da graduação durante um ano. Esse estágio precisa ser realizado durante o curso e não pode ser renovado.

Além disso, todos os estudantes portadores do visto F1, têm direito a trabalhar até 20 horas semanais dentro do campus.

Contudo, os empregos costumam ser nas cafeterias e restaurantes da própria universidade. Nesse caso, os trabalhos não precisam estar relacionados com a área de estudo.

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe.

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply