Sua experiência está chegando ao fim e você já está animada para voltar para casa, mas quer saber como continuar praticando inglês depois do intercâmbio? Esse post é para você.

Provavelmente você está feliz pelo encontro com amigos e receber aquele abraço gostoso da família, e triste de dar tchau à vida que teve no exterior, principalmente questionando como continuar melhorando suas habilidades no inglês, afinal agora que tá ficando bom, você tem que voltar.

A boa notícia é que, embora você tenha chegado ao fim da sua viagem, isso não precisa ser o fim da sua jornada de aprendizado do idioma. Pelo contrário, fazer manutenção da sua habilidade é fundamental e nossa recomendação é que você continue sua aprendizagem curtindo a caminhada.

Por que é importante você fazer manutenção da sua habilidade?

Embora o aprendizado é como andar de bicicleta, ou seja, a gente nunca esquece e se treinar vai voltar a habilidade rapidamente, existe o conceito “forgetting curve” criado por Hermann Ebbinghaus, a curva do esquecimento em português. A curva do esquecimento levanta a hipótese do declínio da retenção da memória ao longo do tempo e mostra como a informação é perdida ao longo do tempo quando não há tentativa de retê-la.
De acordo com a Teoria da Curva, a força da memória que se refere à durabilidade que a memória traça no cérebro, com o tempo, a mente passa a armazenar apenas aquilo que considera importante e 42% do que foi aprendido é deletado depois de 20 minutos.
Quanto mais forte for a memória, maior será o período de tempo que uma pessoa será capaz de lembrá-la. Um gráfico típico da curva do esquecimento pretende mostrar que os humanos tendem a reduzir para metade a memória do conhecimento recentemente aprendido numa questão de dias ou semanas, a menos que revejam conscientemente o material aprendido.

Aqui na Beeducation é muito comum termos estudantes que ao voltarem de suas experiências continuam em contato com o idioma e provavelmente com você não vai ser diferente, confira as 6 dicas temos para você de como continuar praticando inglês depois do intercâmbio:

1. Utilize o idioma no seu dia a dia

Agora é a hora de ler e escrever tudo que puder para evitar que suas habilidades em inglês enferrujem. Leia literatura inglesa regularmente; é como um treino cerebral. E aqui está uma ideia brilhante: crie um diário ou blog em inglês. Ele não apenas melhora sua escrita, mas também servirá como um diário linguístico pessoal.

2. Mantenha relacionamentos

Mantenha contato com os amigos que você fez no intercâmbio, nativos ou não. Atualmente, existem muitas maneiras de se comunicar com amigos em todo o mundo; tente entrar na rotina de videochamadas para um antigo colega de classe ou amigo nativo pelo menos uma vez por semana. Isso é ótimo para suas habilidades de conversação.

3. Não se esqueça do entretenimento!

Assistir a filmes, programas de televisão e documentários em inglês é divertido e educativo. Adicione legendas em inglês para garantir que você irá entender todos aqueles sotaques engraçados e passagens difíceis.

4. Ouça podcasts, rádio e música em inglês

A mudança da imersão total em inglês para o retorno à sua terra natal pode ser difícil, mas ouvir podcasts, estações de rádio e músicas em inglês é uma forma divertida de evitar que você se distancie do idioma novamente. Existem muitos materiais gratuitos online:

  • BBC 6-minute English é uma ótima opção para alunos de nível baixo a intermediário.
  • Luke’s English Podcast é perfeito para quem sente falta do humor britânico e quer rir enquanto aprende!
  • BBC’s World Service e NPR’s Fresh Air oferecem uma abundância de entrevistas com indivíduos influentes, como Sir Michael Caine, Meryl Streep, Tony Blair e Bill Gates.
  • Lyrics Training é para os amantes da música – você completa atividades enquanto curte música britânica e americana.

5. Aplicativo LingoClip

Esse app é sensacional, pois é muito fácil e divertido, basta tocar uma música e divertir-se testando sua compreensão auditiva e preenchendo as lacunas nas letras da música o mais rápido que puder. Com essa ferramenta você poderá:
Melhore a sua audição: Treine seu cérebro para reconhecer as palavras e sons de línguas estrangeiras. Ouvir diferentes sotaques e pronúncias aumenta a flexibilidade do seu cérebro;
Amplie seu vocabulário: Aprender novas palavras e expressões no contexto de letras de músicas pode ser mais eficaz do que memorizar listas intermináveis de palavras ou frases isoladas;
Turbine sua gramática: De acordo com especialistas, a verdadeira aquisição da linguagem não requer o uso consciente de regras gramaticais. Absorva-a gradualmente com a prática diária;
Melhore a pronúncia: Suas músicas favoritas ficam presas em sua cabeça, simplesmente tente cantá-las no modo karaokê e você verá que sua pronúncia melhora rapidamente.
Conheça mais aqui

6. Aulas de inglês online com amigos do intercâmbio e professores internacionais

Uma opção que começou a se tornar comum é o ambiente acadêmico internacional que o intercâmbio traz, mas de forma online. Sim, aulas de inglês online com professores e estudantes de diversos lugares no mundo é uma excelente forma de continuar praticando o idioma depois de voltar ao Brasil.

Diferente das aulas presenciais, você pode fazer de qualquer lugar. No entanto, como não são aulas gravadas, você deve seguir o cronograma e não vá achando que é fácil, pois não é! Academicamente as aulas são bem puxadas.

Uma das opções que podemos te indicar é a Ilac Kiss que é uma das melhores escolas de idiomas do mundo na comodidade da sua casa. Aulas reais, em tempo real, com professores reais.

– Conecte-se com estudantes de todo o mundo
– 17 níveis de inglês
– Lição de casa e redações
– Ajuda extra de professores
– Inglês Geral, Cambridge English ou IELTS

 

Como você pode fazer sua matrícula no Ilac Kiss?

1. Faça um teste para saber qual seu nível. Solicite pra gente aqui

2. Baseado no nível, escolha seu programa:
– Foundation English, disponível para níveis 2 a 8
– Academic English, disponível para nível 8+

3. Defina seu plano de estudo, cada lição é uma aula de 45 minutos:
– 8 lessons, 6 horas por semana

– 4 lessons, 3 horas por semana em 2 opções, segunda e quarta ou terça e quinta

5- Confirme as informações e realize sua matrícula com a Beeducation

Embora o aprendizado seja como andar de bicicleta, ou seja, se treinar vai voltar a habilidade rapidamente, existe o conceito “forgetting curve” criado por Hermann Ebbinghaus, a curva do esquecimento em português. A curva do esquecimento levanta a hipótese do declínio da retenção da memória ao longo do temp o e mostra como a informação é perdida ao longo do tempo quando não há tentativa de retê-la.

 

Gostou? Então fale agora com sua consultora ou consultor para saber mais sobre Ilac Kiss.

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply