De primeira, pensar em fazer intercâmbio em Waterford pode parecer um pouco chato e sem graça.
Mas surpreendentemente, a cidade, que é um museu a céu aberto, é repleta de opções de lazer.
Considerada a primeira cidade da Irlanda, Waterford foi fundada pelos Vikings, em 914 D.C. Seu nome em celta é “Cuan na Graí”, que significa porto do sol.
Inegavelmente, a cidade foi escolhida pelo povo nórdico por estar na costa sudeste da Irlanda.
Localizada em uma baía protegida, está em uma posição comercial que atraía os invasores da época.
Quinta maior cidade do país, e com um pouco mais de 60 mil habitantes, a região conta com mais de 28 pubs e restaurantes, como por exemplo o T&H Doolan’s, o bar mais antigo da cidade, com mais de 300 anos de funcionamento.
E se você estiver por lá em meados de setembro, não deixe de participar do September’s Waterford Harvest Festival, um evento de gastronomia que acontece todos os anos.
Economia:
Em dados divulgados pelo governo Irlandês, Waterford é a cidade que mais se desenvolveu no país nos últimos 20 anos. Só nos últimos 10 anos, a renda per capita da cidade aumentou 74%. Fato que está diretamente ligado ao porto da região, que foi considerado um dos mais importantes da Irlanda.
Além disso, diversas instituições de ensino renomadas no ramo de tecnologia tem Waterford como sede. Por isso, é possível encontrar uma grande população jovem na cidade.
Porém, outra atividade comercial que durante muitos anos foi responsável por uma boa parcela da economia da cidade foi a fabricação de cristais.
Inaugurada em 1783, a House of Waterford Crystals produziu milhares de peças. Mas desde 2009 a produção passou a ser feita em outros países da Europa.
Aliás, ainda é possível visitar a antiga fabrica e fazer um tour nas instalações da empresa.
Curiosidades:
Waterford é a casa oficial do “Blaa”, um famoso pãozinho irlandês feito de farinha branca. Existem apenas duas lojas oficiais que vendem essa maravilha, a Walsh ‘s Bakehouse e a Hickey’ s Bakery.
Experimentar um desses pãezinhos fresquinho é quase obrigatório se você estiver de passagem pela cidade.
Além disso, Waterford é berço de duas pessoas bem importantes para a Irlanda…
Foi um morador da cidade que escolheu e definiu as cores da bandeira irlandesa (verde, branco e laranja).
Além dele, Luke Wadding, um padre franciscano, foi o responsável pela criação do St. Patrick ‘s Day, uma festa muito importante na Irlanda e que se espalhou mundo afora.
Além de ser a cidade mais antiga do país, também é sede da igreja catedral da Diocese Católica Romana mais antiga da Irlanda, a Catedral da Santíssima Trindade, que foi construída em 1793.
Cinco razões para fazer intercâmbio em Waterford
1. Melhor lugar para se viver
Waterford foi considerada a melhor cidade para morar na Irlanda em 2021, de acordo com a pesquisa feita pela revista The Irish Time. Após avaliar quesitos como acessibilidade, cultura, valor de aluguel, diversidade, qualidade de vida, segurança e oportunidades de trabalhos de mais de 100 cidades, Waterford foi eleita a campeã.
A cidade é inegavelmente despretensiosa e independente. Os edifícios de época do centro da cidade foram complementados por novos museus cuidadosamente projetados que trouxeram uma nova energia ao lugar.
Além disso, resposta do lugar à pandemia foi outro ponto que chamou muita atenção dos juízes do concurso. Em grande parte de 2020, Waterford teve a menor taxa de infecção do país.
2. Custo de vida
O custo de vida em Waterford é bem mais baixo do que outras cidades da Irlanda.
De acordo com o site numbeo.com, o valor do aluguel na cidade é 97,82% mais barato do que o de Dublin, e 37,21% mais baixo do que em Cork. Por isso que foi considerado o aluguel mais barato do país.
Pensando em alimentação, os restaurantes de Waterford são 15,81% mais baixos do que Dublin e 9,63% mais barato do que Limerick.
Então, se você pensa em fazer intercâmbio na Irlanda e quer economizar, escolher Waterford pode ser uma ótima opção.
3. Região mais ensolarada da Irlanda
Considerada a região mais ensolarada da Irlanda, Waterford está localizada no sul do país.
A apenas 15 minutos de distância do centro da cidade, é possível encontrar e desfrutar de mais de 8 praias. Além disso, existem diversas atividades aquáticas que você pode fazer se estiver por lá, como mergulho, caiaque, vela, pesca e surf.
No verão, o termômetro atinge a casa dos 22 graus. Já no inverno, as temperaturas chegam aos 5 graus.
Em Waterford, a media dias chuvosos na cidade é de apenas 136 dias no ano, ao mesmo tempo que no resto do país esse número aumenta para 200 dias.
4. Repleta de história
Considerada a cidade mais antiga da Irlanda, há registros que dizem que Waterford foi fundada pelos Vikings no século 9.
Para quem é fã da série, é um prato cheio para descobrir um pouco mais sobre a cultura desse povo milenar.
Com mais de seis monumentos nacionais, a cidade é uma verdadeira viagem no tempo.
Por isso é possível conhecer muito da história da Irlanda durante uma caminhada pelo centro da cidade.
Além disso, no passado, a cidade foi declarada como uma das duas cidades reais britânicas durante a invasão do Rei da Inglaterra em meados do século 18 (a outra é Dublin).
Se você estiver por lá, não deixe de conhecer o Triângulo Viking, nomeado em homenagem a um conjunto de muralhas Vikings de 1000 anos que o cercavam.
Na região do triângulo fica o Museu de Tesouros de Waterford, que reúne o Museu Medieval, o Palácio do Bispo, bem como a Torre de Reginald.
A Torre é o edifício mais antigo da Irlanda, em uso há mais de 800 anos, com a primeira construção feita pelos Vikings. Até 1700, o prédio era o ponto forte das muralhas medievais que cercavam a cidade.
5. Localização
Não foi à toa que os Vikings escolheram Waterford como cidade base, já que sua localização geográfica é um verdadeiro privilégio.
Banhada pelos rios Suir e John, e com uma posição estratégica de saída para o mar, o porto da cidade tem ligação com as maiores metrópoles da Europa, América e Ásia.
Além disso, está a pouco tempo de distância de grandes cidades do país, como a 2h de Dublin e Cork e a 2h30 de Limerick.
E aí, gostou? Entre em contato com uma de nossas consultoras para planejar o seu intercâmbio.