EM UMA CIDADE
COM MUITA
HISTÓRIA E
ESTUDANTES
INTERCÂMBIO EM LEEDS
Fazer intercâmbio em Leeds, é ter a oportunidade de viver no coração do Reino Unido.
Uma das cidades mais importantes do país, tem um pouco mais de 792 mil habitantes.
É conhecida como um lugar cheio de vida, com energia cultural incrível, uma comunidade criativa vibrante.
Tudo isso, devido às diversas companhias nacionais de teatro e dança premiadas que têm sede por lá.
E inegavelmente, a cena gastronômica não fica atrás não, a cidade está repleta de ótimos restaurantes.
Além disso, a metrópole ainda recebe eventos esportivos internacionais e diversos festivais. Para mais informações acesse aqui.
E então, o que achou da cidade? Entre em contato com a gente para mais informações!
Vivendo em Leeds
Leeds está localizada no norte da Inglaterra e é uma importante metrópole da região. Além de ser uma cidade universitária e por isso, repleta de opções de lazer, vida noturna animada e um ótimo destino de compras.
Se você gosta de viagens, saiba que a cidade está a apenas 1h de Manchester, a 1h30 de Liverpool e a 2h20 de Londres. Ou seja, está muito bem localizada dentro da Inglaterra.
O clima por lá é como em boa parte da Inglaterra. No verão, as temperaturas ficam na casa dos 21 graus. Já no inverno, os termômetros ficam na média dos 5 graus.
No quesito turístico, Leeds conta com diversos pontos turísticos interessantes, clique aqui e confira alguns dos principais!
– Leeds tem um dos maiores parques da Europa;
– Um arquiteto nascido na cidade foi um dos responsáveis pelo projeto do prédio do Capitólio, em Washington D.C., Estados Unidos;
– Os primeiros filmes do mundo foram feitos em Leeds;
– Leeds foi pioneira na tecnologia de raios-x;
– A primeira locomotiva a vapor do mundo foi fabricada em Leeds;
– O primeiro provedor de serviços de internet britânico foi criado na cidade;
– Leeds tem a ferrovia comercial mais antiga do mundo;
– Foi em Leeds onde foi projetado os primeiros mapas de países da Inglaterra.
Visto
Para quem vai estudar por até 24 semanas, não é necessário aplicação de visto prévio. A permissão de entrada é realizada no aeroporto na chegada ao país e utiliza o visto de turismo.
No entanto, é recomendável que você apresente a carta de aceitação da escola em que você está matriculado e recursos financeiros para financiar a sua estadia no Reino Unido como, por exemplo, cartão VTM, além da carta confirmando a sua acomodação.
Para quem quer estudar por um período superior a 25 semanas, o visto deve ser aplicado do Brasil e aprovado antes do embarque. O estudante não terá permissão de trabalho.
Para aplicação do visto de estudante é necessário apresentar:
– Carta de aceitação da escola que você está matriculado;
– Comprovação financeira para o período de estadia;
– Endereço da acomodação;
– Outros documentos podem ser solicitados.
Custo de Vida
Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. A Inglaterra tem uma das moedas mais valorizadas do mundo, o que pode tornar o custo de vida mais alto. Porém, existem formas de economizar.
Em média, os estudantes devem reservar £850 por mês para viver em Leeds. Veja alguns valores médios:
Aluguel compartilhado –£350 por mês
Alimentação em casa –£225 por mês
Telefone e internet –£40 por mês
Transporte público –£75 por mês
Luz, água e gás –£160 por mês
Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e, se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o seu inglês.
Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: para economizar a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade. Se precisar utilizar os transportes públicos na Inglaterra diariamente, adquira os cartões ou tickets mensais que deixam a viagem mais em conta.
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.
Trabalhar
Estudantes internacionais matriculados em curso de idioma (inglês) não têm permissão para trabalhar na Inglaterra. Os países que oferecem permissão de trabalho aos estudantes são: Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia, além de Espanha para quem estudar espanhol e em alguns casos França para estudantes de francês. Saiba mais aqui
A Inglaterra autoriza estudantes full-time de ensino superior, como graduação, pós-graduação e MBA, a trabalhar 4 horas por dia durante o período de aulas. Durante as férias aumenta para 8 horas diárias. Após o término do curso, o aluno tem direito de permanecer no país por mais dois anos trabalhando full-time.
Se o estudante viajar com esposa(o), o familiar recebe uma autorização de trabalho full-time durante o curso do parceiro e mais os dois anos após o término. Dependentes menores de idade têm direito à educação e sistema de saúde pública.
Estudantes part-time não estão autorizados a trabalhar.