INTERCÂMBIO NA SUÍÇA:
PAISAGENS DESLUMBRANTES,
CHOCOLATES E QUEIJOS DELICIOSOS
E QUALIDADE DE VIDA.

Intercâmbio na Suíça, uma experiência multicultural

A Suíça é um país complexo, onde diferentes culturas se misturam para formar a cultura suíça. Para você ter uma ideia, o país possui quatro idiomas oficiais: alemão, italiano, francês e o romanche. Sendo que cada idioma é mais falado em uma parte do país, deixando o país dividido em diferentes regiões.

Apesar de ser conhecida pelos seus deliciosos queijos e chocolates, a maior fama da Suíça vem de outro lugar. Fazer um intercâmbio na Suíça é saber que você está em um dos países com a maior qualidade de vida no mundo.

Ficou com vontade de fazer um intercâmbio no país? Então, entre em contato conosco e vamos realizar os seus sonhos também. Vamos planejar a melhor experiência de intercâmbio que você poderá ter!

Vivendo na Suíça

A Suíça é considerada um dos melhores lugares do mundo para se morar. É um exemplo nas áreas de segurança, educação e saúde. O país oferece uma grande variedade de destinos que merecem ser explorados: as incríveis montanhas, lagos, cidades e aldeias. A sua localização é outro ponto forte, já que fica entre a Alemanha, Itália, Liechtenstein, Áustria e França. Ideal para viagens pela Europa!

 

Turismo

Conheça alguns dos pontos turísticos mais especiais do país dos Alpes.

-Castelo de Chillon;
-Cataratas do Reno;
-Monte Pilatus;
-Catedral de Lausanne;
-Kapellbrücke;
-Lago de Zurique.

 

Clima

O clima da Suíça é o temperado e as estações do ano são bem definidas. Durante o outono, a temperatura em um mesmo dia pode variar bastante, podendo passar dos 18 ºC aos 3 ºC. No inverno, você poderá praticar muitos esportes de inverno e curtir a neve. As temperaturas baixam bastante nessa época, o termômetro marca, em média, -2 ºC. Quando a primavera chega, os termômetros sobem e as paisagens ficam bem floridas. Os dias começam a ficar mais longos e a temperatura média fica em 18 ºC. Já no verão, a temperatura média sobe para os 21 ºC. Vale lembrar que a época mais chuvosa na Suíça é durante a primavera e o verão.

IDIOMA: francês, alemão, italiano e romanche
CAPITAL: Berna
POPULAÇÃO: 8,6 milhões de habitantes
CÓDIGO DDI: +41
MOEDA: franco suíço
IDH: muito elevado (2º melhor IDH do mundo)
FUSO HORÁRIO: +4/5 horas em relação ao horário de Brasília
VOLTAGEM: 230V

 

Visto

Se o seu intercâmbio tiver duração de até 90 dias, não há a necessidade de solicitação prévia de visto. A permissão para ingresso no país irá acontecer no momento da sua imigração, no aeroporto.

O visto de estudos para a Suíça é destinada às pessoas que desejam estudar na Suíça por mais de 90 dias. A aplicação é realizada antes do embarque, ainda no Brasil. É necessário ir pessoalmente ao Consulado Geral da Suíça e levar todos os documentos solicitados. Você poderá escolher entre o consulado do Rio de Janeiro e o de São Paulo.

Custo de vida

Uma das principais preocupações dos intercambistas é o custo de vida no país que planejam morar. A Suíça tem um custo de vida mais alto. Em média, os estudantes gastam 1.370 CHF por mês para viver lá, podendo variar um pouco de acordo com o estilo de vida e cidade. Confira alguns valores médios:

 

Aluguel compartilhado – 700 CHF
Alimentação em casa – 350 CHF
Celular– 25 CHF
Água, luz e gás – 215 CHF
Transporte público – 80 CHF

 

Acomodação: recrie os seus hábitos e aposte em dividir uma moradia com outros estudantes internacionais e tente não se incomodar na hora de dividir o banheiro. Além de poupar uma grana, você poderá conviver com pessoas interessantes e, se escolher bem e evitar uma casa cheia de brasileiros, vai treinar muito o novo idioma.

Alimentação: provar os diversos sabores em restaurantes e cafés pode ser quase irresistível, mas a forma mais econômica é levar o lanche de casa. Na hora das compras opte por home brand que são as marcas próprias, os produtos são ótimos e em média 50% mais baratos.
Transporte: para economizar a dica é comprar uma boa bicicleta para andar pela cidade.
Se precisar utilizar os transportes públicos na Suíça diariamente, adquira os cartões ou tickets pré-pagos que deixam a viagem mais em conta.
Celular: os planos pós-pagos podem oferecer uma tarifa menor, mas se você não ficará o tempo suficiente que as operadoras exigem para o contrato, considere usar e abusar do wi-fi que há por toda a parte.

Trabalhar

A Suíça não concede permissão de trabalho para estudantes, seja sob o visto de turista ou estudante. A única forma de solicitação de permissão de trabalho é ter uma oferta de trabalho por empresa suíça.

Consulta Grátis! Vamos conversar? Atendemos todo o Brasil