A experiência traz vários desafios gerando muitos receios, afinal você pensa “Será que eu vou conseguir?!” Como encontrar acomodação no intercâmbio, como encontrar um trabalho, como usar o transporte público… Será? e Como? te acompanham sempre…

Nós sabemos que nos últimos meses, a retomada das viagens trouxe uma alta demanda para todos serviços que envolvem o intercâmbio, inclusive acomodação, inicial ou de longa duração e, com isso, vimos muitos estudantes relatando o desespero para encontrar acomodação, especialmente, na Irlanda.

Se você também tem dúvidas sobre como encontrar acomodação no intercâmbio, esse conteúdo vai te ajudar!

A primeira coisa a saber é o tempo ideal e a diferença entre acomodação inicial e a que você vai contratar quando já estiver lá.

Por quanto tempo eu devo contratar de acomodação para intercâmbio?

Para intercâmbios curtos (até 8 semanas), se você quiser ter a experiência mais genuína e morar em homestay por exemplo, contrate a acomodação com agência para todo período. Agora se você está a fim de ter hospitalidade e quer saber exatamente como será sua acomodação, é melhor contratar diretamente através do airbnb ou hotel.

Para intercâmbio mais longos do que 12 semanas, a recomendação é contratar de 2 a 4 semanas de acomodação com a agência e buscar por um novo lar ao chegar no destino.

Acomodação inicial no intercâmbio

É normalmente a hospedagem que você contrata junto com seu curso e tem duração de 4 semanas geralmente, podendo ser mais ou menos dependendo da situação.
A acomodação inicial é geralmente em casa de família ou residência estudantil e ambas têm pontos positivos e negativos.

Casa de família:

A casa de família oferece quarto individual e quase sempre inclui café da manhã e jantar. A família pode ter origem estrangeira, mas é estabelecida no país e fala o idioma que você se propôs a estudar, ou seja, não é porque você vai para o Canadá que vai encontrar uma família do estereótipo. Seu “host father” e “host mother” podem ter origens asiáticas, latinas ou africanas por exemplo. E, lembre-se, que se você não gostar disso, está praticando xenofobia… Sim, é preconceito!
Na casa de família algumas regrinhas de convivência são estabelecidas, mas não costuma ser nada demais.

A melhor parte é poder treinar a conversação durante o jantar com os integrantes da família.
Ah! É importante lembrar que família pode ter várias composições, inclusive ser uma mulher sozinha.
Outra coisa legal a saber é que não se trata de hotel ou hospitalidade e ninguém estará preocupado em te agradar todo o tempo. Você pode não gostar da comida, da higiene entre outros, mas a gente sabe que a experiência é sempre pra nos tirar da casinha, então seja o que for que não terá problema, certo?!

Residência estudantil:

Aqui geralmente divide o quarto com outro estudante e costuma ter mais liberdade do que em casa de família, mas não pense que é sem limite, pois respeitar os “flatmates” é fundamental.

É uma boa oportunidade para conhecer outros intercambistas, mas nem tanto para treinar o idioma porque seu colega de quarto pode saber menos que você.
Nessa acomodação você terá que fazer a própria comida e isso é excelente para frequentar os mercados trazendo as rotinas diárias.

Casa de família ou residência estudantil, é importante ter em mente que você vai gostar de desgostar de muitas coisas e que não será nada do seu jeito, por isso é importante ir de cabeça a aberta.

Chegou a hora de mudar de acomodação, e agora?!

Beleza! Já se passou a primeira semana e agora só restam 3 para você encontrar um novo lar. Vai parecer muito difícil, mas é só ir atrás e as melhores dicas são:

  • Espalhe para todos na escola que você está buscando um cantinho
  • Veja se há painéis na escola anunciando vagas
  • Visite presencialmente resorts, hoteis e pergunte se a opção de “long-term stay” (muitos quartos não estão na internet)
  • Não pague nada antecipado e antes de visitar o espaço, cuidado com fraudes
  • Visite o lugar e converse com outros moradores
  • Sente na cama, abra a geladeira e questione as regras da casa

Na hora de fechar o contrato, é importante saber:

  • É mobiliado? “Fully Furnished”
  • Quais contas estão inclusas? Bills included?
  • Período mínimo de contratação
  • E o que é preciso para devolução do caução. Isso chama “Deposit Fee”, mas na Austrália chama “Bond”

Escolhendo os flatmates na acomodação do intercâmbio

Dividir o quarto nem sempre é algo fácil. Afinal, as pessoas têm hábitos e rotinas completamente diferentes e no intercâmbio provavelmente você será culturalmente muito diferente do seu flatmate.

Essa é uma tarefa completamente subjetiva, mas é essencial você escolher bem para evitar problemas no futuro. De mente aberta avalie as condições do quarto, saiba a rotina da pessoa que você vai dividir, compartilhe seus hábitos  e veja se ok para outra parte.

No intercâmbio, o que é muito recomendado é você morar numa residência com diferentes nacionalidades e, dessa forma, poder treinar o idioma também em casa.

Acredite, isso pode ser muito divertido!

Indicações de sites para encontrar acomodação durante intercâmbio

Coletamos alguns sites mais recomendados para encontrar um novo lar, mas não nos responsabilizamos. Confira tudo antes de pagar qualquer valor.

Nova Zelândia: https://www.nzflatmates.co.nz

Austrália: https://flatmates.com.au

Reino Unido: https://www.unitestudents.com

Canadá: https://www.roomies.ca e https://www.zumper.com

Irlanda: https://www.daft.ie/rooms-to-rent

Malta: https://lets.flatmate.com.mt

Cardiff: https://www.collegiate-ac.com/

 

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply