Perguntamos no nosso Instagram o que impedia as pessoas de fazerem um intercâmbio, 90% das respostas foram relacionadas com o custo do programa.
Sabemos que estudar no exterior é o desejo de muitas pessoas, mas também estamos conscientes de que questões econômicas afetam a realização deste sonho.
Um bom planejamento financeiro, pode ser o que falta para você conseguir tirar do papel, o plano do intercâmbio. Abaixo, você encontra algumas dicas para saber por onde começar.
Pesquise o custo do intercâmbio
Saiba qual é o valor necessário para o intercâmbio. Considere gastos com o curso, acomodação, alimentação, lazer, passaporte, visto, vacina, etc. Assim, você conseguirá saber qual o valor total que será necessário ter para estudar no exterior.
Escolha uma data para viajar
Estabeleça uma data para o seu intercâmbio. Agora, você saberá quanto dinheiro precisará pagar e quanto tempo terá para juntar o valor, isso facilitará muito para entender se você tem uma meta realista ou se precisa adiar o início do seu curso.
Mantenha o foco
Confira se o valor do intercâmbio cabe dentro do seu orçamento. Coloque como meta guardar um valor X todos os meses. Para pensar: você consegue cortar gastos para guardar mais dinheiro?
Acompanhe o andamento
Verifique se você está conseguindo manter o que tinha estabelecido guardar por mês, caso não esteja, pense em maneiras de gerar uma renda extra. Já pensou em vendar roupas e móveis que não usa mais? Se você cozinha bem, por que não vender doces?
Investimentos podem te ajudar
O valor que você está guardando pode ser investido. Assim, você não deixa o dinheiro parado e acaba ganhando um valor extra, afinal de contas, quanto mais dinheiro gerado, mais rápido você irá cumprir com o seu objetivo.
Queremos que você entenda da maneira mais simples possível como usar o planejamento financeiro a seu favor. Pensando nisso, convidamos a nossa parceira e planejadora financeira, Sâmela Silva para explicar com mais detalhes como conseguir organizar as suas finanças para fazer o intercâmbio se tornar realidade.
Você sente que é o momento de começar a planejar o seu intercâmbio? Converse com a gente!