Dirigir na Nova Zelândia no intercâmbio pode ser uma maneira tentadora de conhecer as belas paisagens do país. No entanto, dirigir na Nova Zelândia pode ser um pouco mais desafiador do que o que você está acostumado.
As estradas da Nova Zelândia são frequentemente mais estreitas e mais ventosas. Além disso, não é incomum rodovias principais não serem asfaltadas, mas fique tranquila(o), pois normalmente a sinalização é excelente e o tráfego é tranquilo.
Como no Brasil, enquanto dirigir deverá portar a carteira de habilitação. A carteira de habilitação brasileira é válida por um ano, mas é necessário fazer a tradução por um tradutor reconhecido pela NZ Transport Agency e o custo médio é NZ$50. Aqui você encontra a lista de tradutores autorizados
Também é possível utilizar o PID que é Permissão Internacional para dirigir emitida pelo Detran. Para saber como solicitar a sua PID acesse o nosso post Dirigindo no Intercâmbio
Confira 12 dicas de ouro para dirigir na Nova Zelândia no intercâmbio
1. MÃO INGLESA
Mantenha-se a esquerda!
Assim como Reino Unido, Japão e Austrália, na Nova Zelândia se dirige a esquerda.
Brasileiros, cuidado! É muito fácil fazer confusão especialmente na hora de virar à esquerda ou direita para acessar ruas. Pense que o motorista do sentido oposto sempre estará paralelo a você (motorista).
2. CINTO DE SEGURANÇA FIXADO!
Todos em seu veículo devem usar sempre o cinto de segurança. Na Nova Zelândia, é responsabilidade do motorista garantir que todos sigam essa regra. Se alguém for pego sem cinto de segurança, tanto o motorista quanto o infrator serão multados.
3. RESPEITE O LIMITE DE VELOCIDADE!
Mantenha no limite de velocidade ou abaixo dele. Os limites básicos de velocidade na Nova Zelândia são 30 km / h próximos a obras em estradas e zonas perigosas, 50 km / h em cidades e vilas e 100 km / h em rodovias. Confira sempre a sinalização.
4. PISTA SINUOSA!
A Nova Zelândia tem muitas pistas sinuosas e você deve desacelerar antes de entrar nas curvas. Sempre observe as velocidades recomendadas.
5. PARE!
Mais uma indicação que é mundial. Pare no sinal vermelho.
6. ULTRAPASSE COM CUIDADO!
Sempre faça ultrapassagens se estiver 100% de certeza que é seguro e nunca o faça quando estiver em faixa continua.
7. DESCANSE!
Nas estradas da Nova Zelândia é muito comum ter áreas de descanso. Não dirija por mais de 2 horas sem intervalos. Além disso, há muito para descobrir ao longo das estradas desse país maravilhoso, então considere pausas como um convite para curtir a vista.
8. PLANEJE A VIAGEM!
Faça um plano antes da partida e verifique o tempo médio de condução da sua viagem.
9. NÃO BEBA E CONDUZA!
Isso parece óbvio, mas um lembrete rápido não faz mal: beber e dirigir é um crime na Nova Zelândia.
10. SEM CELULAR NO VOLANTE!
Como na maioria dos países do mundo, é ilegal usar o celular enquanto você dirige na Nova Zelândia. Se você precisar atender a ligação ou responder a esse texto, encontre um local seguro para parar na beira da estrada – há sempre um bom lugar para parar a alguns minutos de distância.
Para comprar um carro
Os preços de carros são razoavelmente baratos na Nova Zelândia. Você poderá confiar no anúncio da internet e esteja atento a data da última revisão.
Sites mais comuns: http://www.trademe.co.nz http://www.autotrader.co.nz
A transferência do carro é necessário que o automóvel tenha registro e é possível usar sua carteira de habilitação do Brasil se for presencial. Para solicitações online, apenas a carteira de motorista da Nova Zelândia é permitido.
Para alugar um carro
Basta apresentar a sua carteira de motorista e deixar o número do cartão de crédito, pois caso você seja multado, haverá o débito em seu cartão. O preço do aluguel pode variar muito, mas um carro popular é perto de NZ$ 20 a diária.
Locadoras mais populares na Nova Zelândia:
http://www.avis.co.nz
http://www.budget.co.nz
http://www.jucy.co.nz
http://www.spaceshipsrentals.co.nz
http://www.abell.co.nz
http://www.a2b-car-rental.co.nz
http://www.acerentalcars.co.nz