Já que a liberdade de viajar é do tamanho do passaporte, para os privilegiados é um portal para o mundo.

Para outros, é uma barreira para a liberdade de viajar. Onde você imagina que estamos, brasileiros, nesse espectro da mobilidade?

A emissão de vistos de entrada é de exclusiva competência e soberania de cada nação. Todo país utiliza diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros em seus territórios, não cabendo interferência de autoridades estrangeiras nessa questão. Isso significa que quem decide se você vai entrar ou não é a embaixada do país.

Cabe lembrar que os requisitos exigidos podem variar a depender do objetivo da viagem. Portanto, lembre-se que não existe uma regra única e só um profissional pode avaliar as suas possibilidades de receber o visto.

No caso do Brasil, o país adota uma política de concessão de vistos com base no princípio da reciprocidade. Isso significa que nacionalidades de países que exigem vistos de cidadãos brasileiros para entrada em seus territórios também precisarão de visto para viajar ao Brasil. Pela atual legislação migratória brasileira (Lei 13.445/2017), a isenção de vistos somente poderá ser concedida pelas autoridades brasileiras, em bases recíprocas, por meio de acordo bilateral sobre o assunto. O Brasil possui entendimentos bilaterais sobre isenção de vistos com cerca de 90 países.

Para conhecer o acordo bilateral do brasil com os países, acesse esse link.

O que é um acordo bilateral

Acordo bilateral é um compromisso assumido por ambas as partes. Estes arranjos geram obrigações recíprocas para ambos os signatários, que podem ser punidos por descumprimento.

É habitual que os acordos bilaterais sejam estabelecidos entre dois países para propiciar mutuamente benefícios financeiros, fiscais, políticos entre outros. Além disso, Dois Estados-Membros podem também estabelecer um acordo bilateral para que os seus cidadãos possam entrar no território de outro sem a necessidade de visto. Então, esses países facilitam as viagens entre os dois, fazendo promoção do turismo e de negócios.

Sua liberdade de viajar é do tamanho do seu passaporte. Onde estamos nesse espectro de mobilidade?

Devido a nossa colonização, muitos brasileiros têm dupla nacionalidade e isso normalmente é motivo de orgulho justamente pela mobilidade que proporciona. Mas será que o passaporte brasileiro é tão ruim assim?

Não, pelo contrário. Há nacionalidades em situações realmente desagradáveis.
De uma lista com 104 posições, o passaporte brasileiro foi considerado o 17º melhor do mundo em 2019 com acesso a 171 destinos sem a necessidade de visto e 55 necessário para aplicação de visto prévio. O ranking global que é atualizado todos os anos e o Brasil caiu uma posição, porém já esteve pior. Confira nosso ranking na tabela ao lado.

Conheça o índice Henley de passaporte

O Índice Henley de passaporte é uma estatística de acesso global que define a posição dos passaportes. Ele vai além de um simples ranking de passaportes para fornecer uma visão detalhada da sua liberdade de viagem, incluindo quais países você pode acessar com qual tipo de visto, como seu passaporte mudou nos últimos 14 anos.

Além disso, no site é possível realizar comparação entre passaportes e informa quais passaportes adicionais melhorariam sua mobilidade.

O Henley Passport Index é o único índice de passaporte baseado em dados da IATA, aprimorado por extensa pesquisa interna, apoiado por comentários de especialistas e atualizado regularmente ao longo do ano, tornando-o o índice mais robusto, confiável e confiável.

5 melhores posições e 5 piores posições no ranking 2019.

 

O que é IATA?

IATA é a sigla inglesa de International Air Transport Association ou Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português. A IATA foi criada há mais de 60 anos por um grupo de companhias aéreas, com o objetivo de representá-las em todos os assuntos relacionados à aviação.

Atualmente, a IATA representa mais de 230 companhias aéreas – cerca de 93% do tráfego aéreo internacional. A IATA luta pelos interesses das companhias em todo o mundo fazendo com que os governos prestem contas, desafiando encargos tributários e trazendo a conscientização das pessoas envolvidas sobre os benefícios da aviação para as economias.

O principal objetivo da IATA é ajudar as companhias aéreas a simplificar processos, aumentar a comodidade dos passageiros, reduzir custos, melhorar a eficiência dos serviços e, principalmente, cuidar da segurança da aviação, além de procurar minimizar o impacto do transporte aéreo no meio ambiente.

ATENÇÃO: Viajar apenas com informações a respeito da necessidade de vistos pode se mostrar uma escolha pouco segura. Para viajar com consciência e segurança, deve-se buscar dados não apenas sobre vistos, mas também sobre o cenário geral de segurança, a rede de saúde, o sistema de transportes, a infraestrutura turística e as legislações do destino escolhido que podem afetar cidadãos estrangeiros. Consulte sempre uma agência de intercâmbio ou despachante de vistos.

 

Fontes:

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/canada

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/vistos

https://www.savoredjourneys.com/worlds-best-foodie-vacations/

Saiba mais sobre a Beeducation

Temos orgulho de ser uma empresa liderada por mulheres. Somos viciadas em viajar, divertidas, muito profissionais e adoramos ajudar as pessoas a realizarem o sonho do intercâmbio. Venha para nosso site e saiba mais.

Leave a Reply